"Aqui é Tucuman."

San Miguel de Tucumán foi uma das primeiras cidades fundadas pelos espanhóis na Argentina, em 1565, por colonos vindos do Peru, na convergência das estradas que ligavam Rosário, Córdoba e Santa Fé. Tucumán foi a sede do congresso que declarou a independência da Argentina, em 1816. Em 1874, foi construída uma estrada de ferro ligando a cidade a Córdoba, escoando a produção de açúcar da região e trazendo ares de modemidade.

A região central da cidade, ao redor da Plaza Independência, a principal, concentra os atrativos turísticos e os hotéis de Tucumán. AAv. 24 de Septiembre corta a cidade no sentido leste-oeste e muda de nome ao cruzar a Av. Avelaneda, a quarta rua a partir da praça, direção leste, passando a chamar-se Av. Benjamin Araoz. Ao longo da Araoz está o Parque Centenário 9 de Julio, uma grande extensão gramada de 9 por 9 quarteirões, com pistas para corrida e muitas árvores.

"Casa do Governo de noite."

Plaza Independência  - A praça principal de Tucumán é bem arborizada com espécies locais e cercada de prédios coloniais. No seu centro está a estátua que representa a liberdade, esculpida pela artista Loia Mora, nascida na cidade.

Casita de Tucumán - é o local onde foi declarada a Independência da Argentina, em 9 de julho de 1816, no Salón de Ia Jura, após a vitória de San Martín contra os espanhóis, por isso também conhecida como Casa de Ia Independência. Espetáculo de luz e som todos os dias, exceto quintas, às 20h30, contando os episódios da independência do país.

"Casa do Governo de dia."

Casa do Governo -  Foi inaugurado em 1912, no local onde estava o Cabildo de Tucumán. É hoje a sede de governo da província. No interior do prédio, destaca-se o Salón Bianco, pela arquitetura e decoração.

Casa Padilia - Museo de La Ciudad- Foi construída na metade do século 19 e pertenceu ao governador da província de Tucumán da época, José Frias, e depois ao seu filho, Ángel Padilia, de onde vem o nome da Casa. 0 museu guarda uma coleção de arte européia e antiguidades.

Museo Folclórico- Ocupa uma casa colonial que pertenceu ao bispo José Eusébio Colombres, uma figura importante no movimento de independência argentino e também grande incentivador da indústria açucareira local. 0 museu apresenta uma coleção de antigos artefatos indígenas de prata, lã e instrumentos musicais, pertencentes aos antigos povos quilmes e toba.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Para comidas típicas, experimente o panchuque, uma mistura de cachorro quente e crepe, encontrado em quase todas as esquina.

2.Você encontra acomodação entre a rodoviária e a Plaza de Independência.

3.Se tiver tempo visite a Quebrada de Humahuaca. É bem maneiro!

4.Perto também tem Salta. É de lá que parte o Trem das Nuvens

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS