"Daqui sai o Trem para as Nuvens."

Salta está a 1.300 Km ao norte de Buenos Aires, próxima da fronteira com o Chile, na altura do Deserto do Atacama, à oeste, e da Bolívia, ao norte.
A cidade de Salta, capital do estado, foi fundada no dia 16 de abril de 1582 por Hernando de Lerma, governador de Tucumán. Chamada freqüentemente de "Salta a linda", mantém o seu estilo colonial com construções senhoriais de paredes brancas, tetos de telhados vermelhos e pátios com cisternas. A paisagem das suas montanhas, vales, quebradas e a Puna, junto com a flora e fauna subtropical preservada nos seus parques nacionais, fazem desta região um lugar turístico por excelência.

Por ser plana, é bastante prático circulara pé. As principais linhas de ônibus correm pela Av. San Martín e pela C. Caseros. Táxis e remís são convenientes para ir a San Lorenzo, voltar para o hotel depois de um dia de longas caminhadas, ou para a rodoviária carregado de coisas.

Uma das janelas de Salta ao mundo é o Trem das Nuvens que oferece uma viagem incrível, cheia de emoções, até alcançar os 4.200 m sobre o nível do mar. Existem nos arredores numerosos povoados com monumentos e lugares históricos, como também ruínas de seu passado indígena. Salta conta com excelente hotelaria, gastronomia, cassino, balneário municipal, museus e centro artesanal, entre outras atrações.

"Este é o parque San Martin."

Trem das Nuvens
O trem mais assombroso do mundo, o que leva às nuvens, ascende a 4.200 m de altura em um percurso de 217 km.  Salta é reconhecida em distintos lugares do planeta por esta magnífica obra de engenharia dirigida por Richard Fontaine Maury.  Dezenove túneis, vinte e nove viadutos, nove marquises e vários canais de esgoto são as principais obras de arte colossais que este engenheiro imaginou para concretar a façanha de atravessar e escalar a Cordilheira dos Andes.  O Trem das Nuvens é uma excursão ferro-turística única que parte da cidade de Salta localizada a 1.187 m sobre o nível do mar até chegar aos 4.200 m no viaduto La Polvorilla.  Parte da estação ferroviária de Salta. À Estação Alvarado seguem-se Rosario de Lerma, Campo Quijano, Quebrada del Toro, Alisal, Puerta de Tastil, Meseta, Diego de Almagro, Cachinal e San Antonio de los Cobres. Em uma excursão que dura quinze horas o trem "voa" sobre 13 viadutos e pontes de ferro sem proteção.

Como uma cidade de porte médio, Salta possui vários restaurantes, churrascarias, pizzarias, sorveterias e kioskos que vendem empanadas e também o velho conhecido cachorro-quente.

Apesar dos interessantes museus e igrejas que existem em Salta, o que há de melhor está mesmo nos Valies Calchaquies, vales do Rio Calchaquí que passam por várias pequenas cidades e formações rochosas da região, na subida para San Antonio de los Cobres, cidade ponto de passagem do Tren a Ias Nubes e, mais ao norte, na Quebrada de Humahuaca. Isso não significa que algumas horas de caminhada pela cidade não valham a pena. 0 centro está recheado de monumentos históricos e construções coloniais, principalmente ao redor da Plaza 9 de Julio.

Parque San Martín
- o parque ocupa alguns quarteirões, tem um bonito gramado e um laguinho. No centro do parque está o teleférico que sobe ao Cerro San Bernardo, com 1.458m de altura, de onde se tem boa vista de toda a cidade. 0 teleférico funciona das 10h-19h45, $4 a subida, $8 ida e volta. Pode-se ir a pé até o Cerro seguindo pela C. Güemes (continuação da Av. Belgrano), passando pela estátua do General Güemes e subindo as escadas.

"Aqui tem um teleférico maneiro."


Museo de Belias Artes - Situado na mansão colonial de uma antiga família saltefia, o museu apresenta obras de pintura e escultura modernas.

Museo Antropológico Juan M. Leguizamón Paseo Güemes- A grande atração do museu é uma múmia descoberta nos Andes. Há ainda diversos objetos de cerâmica indígenas do sítio arqueológico de Tastil, na Quebrada dei Toro, perto de San Antonio de los Cobres.

Iglesia San Francisco - Um dos monumentos mais conhecidos da cidade, a igreja tem uma bela torre vermelha com detalhes em branco que chama a atenção. É um dos cartões postais de Salta, sendo que é mais bonita por fora do que por dentro. No mesmo complexo funciona um convento e um museu com peças sacras dos séculos 17 e 18.

Plaza 9 de Julio  - A principal praça, no coração de Salta. Ao fundar a cidade em 16 de abril de 1582, Hernando de Lerma destinou o espaço para que fosse ocupado pela Plaza Mayor, como são chamadas as praças principais das cidades espanholas, destacando-se o monumento com 14 mulheres, simbolizando as províncias existentes na época.

El Cabildo e Museo Histórico del Norte Em frente à Plaza 9 de Julio,-  Visitas guiadas nos dias úteis às 111h, 12h30, 17h e 19h, entrada $2. 0 Cabildo era uma construção que abrigava o centro de governo da província. É o edifício mais antigo da cidade, sua construção começou no mesmo dia da fundação de Salta, em 1582. Desde então foi modificado diversas vezes, e é um dos mais completos e bem conservados prédios históricos do país. A fachada de arcos brancos, típica da arquitetura colonial, estende-se por todo o quarteirão. Em seu interior, funciona o Museo Histórico dei Norte, que conta a história salteFia.

Museo Presidente José Evaristo Uriburu Localizado numa casa branca de estilo colonial, onde o expresidente Uriburu morou em meados do século 19, o museu tem uma coleção de artefatos da época, incluindo uma completa cozinha reconstituída.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.A atração mais legal é o trem das nuvens. Ele é considerado o trem mais assambroso do mundo.

2.Repare no tamanho dos cactos. São gigantescos!

3.Se o problema for grana para ir no Trem das Nuvens, tem um trem de carga também que sai da ferroviária de Salta entre 9 e 11 horas da manha. Esteja lá antes das 8:30.

4.A cidade tem um teleférico que leva para uma vista panorâmica da cidade. Ele fica no Parque san Martin e leva até o Cerro San Bernardo.

5.Se tiver tempo vá para Quebrada de Humahuaca que é bem maneiro.

6.Tucuman é perto também.

7.O Deserto do Atacama, no Chile está a apenas 12 horas de onibus daqui.

8."É muito legal a cidade e belissima."dica de ana

9. Fizemos a volta nos Valles Calchaquies e é simplesmente fascinante. Passamos pelas principais vinícolas e as paisagens são de encher os olhos. Super recomendo.Viviane Zanol Maran

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS