Atravessamos uma montanha nevada com uma vila e começamos a descida aos fiordes. Nesse dia estava nevando na região e fazendo muuuito frio.

E foi aí que tivemos nosso primeiro contato com os lindos fiordes noruegueses.

Chegamos de madrugada, tipo três horas, e o sol estava lá, paradão no céu.

Estacionamos o carro em uma área de descanso e desmaiamos.

Chegamos no auge do solstício. Nesta época o sol fica acima da linha do horizonte em toda a região do circulo polar ártico.

Visitamos as Ilhas Lofoten, uma região que é uma espécie de anomalia geográfica, pois é quente para sua latitude, a mesma do Alaska e da Groelândia.

As águas são cristalinas e parecem uma ilha tropical, mas na verdade é uma ilha ártica.

O maior túnel do mundo está na Noruega e tem 24 km. Passamos por diversos e tem uns que passam por debaixo dos fiordes. A pressão do mar quando se está lá embaixo faz os ouvidos estalarem.

As praias são de cascalho. Parecem leitos de rios.

Os portos ficam dentro dos fiordes e são como quadros.

Dali os barcos pesqueiros saem para o mar aberto. A Noruega tem a maior frota deste tipo de barcos da Europa.

O bacalhau que você compra no supermercado aí no Brasil foi pescado por estes barquinhos.

Esta foto foi tirada às 0:00hs e dá para ver o sol batendo no alto da montanha. O sol da meia noite é “solaca” mesmo.

Nesta praia dava para ver o horizonte do mar, coisa rara nesta região, pois as montanhas dos fiordes formam labirintos sem fim. Ali, nesse mar ártico, navios quebra-gelos movidos à energia nuclear levam turistas dispostos a gastarem R$ 30.000 num passeio ao pólo norte. Lá eles podem fazer churrasco ou andar de bicicleta em cima de algum iceberg.

Centenas de cachoeiras formadas pelos degelos nos acompanharam pelas estradas norueguesas.

Muita paz, natureza intocada e uma beleza melancólica.

No nosso acampamento vimos nascer três pássaros da região. Que sorte!

Os noruegueses são considerados o povo que tem a melhor qualidade de vida do planeta. Nas Ilhas Lofoten não existem muros.

Os banheiros públicos são de alto nível. Esse aí ficava no meio do nada.

E chegou o dia do jogo Brasil x Costa do Marfim. Começamos vendo pelo wifi com a locução do Galvão Bueno, mas começou a falhar a conexão...

...e paramos na recepção do camping, juntos com alguns alemães. O Brasil venceu, mas levou muita porrada dos africanos neste dia.

Acampamos em vários lugares lindos, mas mesmo no verão, o frio aperta demais.

As festivas começavam fora do carro ...

e terminavam dentro. Tudo regado à cerveja e muita felicidade.

Como não existe noite neste lugar, fica-se aquela impressão que não existe ontem, nem amanhã. É sempre hoje. E existe algum dia mais importante que hoje?

Contornar os fiordes da Noruega com o Farofamóvel foi uma experiência que eu nunca vou esquecer...

... nem do prazer que tive de estar no teto do mundo com meus dois pertences mais preciosos.

Comidas e bebidas maneiras

Fomos para a Noruega já avisados por Layla e Harold, os suecos que conhecemos nuns dias anteriores, que deveríamos chegar por lá com nosso estoque de comida feito na própria Suécia, pois os alimentos ali custariam o dobro ou o triplo do preço.

Pois bem, com isso em mente, paramos no supermercado mais próximo à fronteira, devido ao problema com nossa geladeira, e fizemos nossa despensa para uns três dias, tempo que pretendíamos ficar por lá. Portanto, tudo o que lá comemos foi de origem sueca, mas com alguns alimentos muito tradicionais na Noruega, como por exemplo, o caviar.

Ali foi possível encontrar caviar de todos os tipos. Preto, branco, laranja... maravilha para quem gosta de ovas, o que é o nosso caso.

No jogo que do Brasil x Costa de Marfim, preparei alguns aperitivos para comermos com alguns desses caviares e também com um delicioso queijo sueco. Aliás, um dos melhores que provamos em toda a viagem.

Com o problema da nossa geladeira, está impossível gelar nossas cervas ali, portanto o jeito é improvisar. E em Lofoten, foi perfeito para isso. Pegamos as nossas lindas latinhas e as colocamos para gelarem do lado de fora do carro, soltas no chão. Estava tão frio que em menos de meia hora já estavam boas para tomar. Dá-lhe improviso e viva o frio congelante novamente em nosso caminho!!!

Aí estão as cervas que degustamos neste dia:

Guldol, Luxus:

Old Gold, Premium Pils:

Porter 3,5, D. Carnegie & Co.:

Harboe, Classic:

Bjorne Bryg:

Fiquei surpresa ao saber que os noruegueses são os maiores consumidores de pizza congelada do mundo. Caramba, com tanto alimento maravilhoso vindo do daquele especialíssimo mar, e eles ficam na pizza? Inacreditável! Ah, eles também adoram cafés, de todos os tipos.

Pizzas à parte, alimentos produzidos ali como carnes, vegetais e frutas são conhecidos por seus altos padrões de qualidade. Trutas e salmões também são suas especialidades.

Os peixes, eles os deixam salgando como se fossem roupas em varais, deixando-os ali alguns dias. É muito comum vê-los expostos nas casas pelas estradas e cidadelas. É bacana e muito peculiar do país.

Continuando a mostrar as comidinhas congeladas que temos comido, aí vai uma delas que comemos durante nossa estada por lá. Peito de frango empanado ao molho de ervas, com ervilhas e batatas. Nota 10!

E é claro que não poderia faltar um cachorro quente também. Essa foi a única comida que compramos por lá, quando já íamos embora. E detalhe... eles envolvem a salsicha com bacon!!

Para fechar, levamos pra lá, um chocolate tradicional sueco chamado Chokladbollar, feito com recheio de chocolate com amêndoas, cobertura de chocolate e coco. Muito bom!

Estamos vivendo nossos dias na Europa da melhor forma possível e usando muito o Farofa com todas as suas facilidades... microondas, forninho elétrico, sanduicheira, cafeteira, etc., e tem sido muito bom!!

E, assim seguimos em frente e sempre!

Até a próxima!!

Recados

DIÁRIO DE BORDO ANTERIOR

PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO

Todos os diários de bordo