E a úlltima vez que vi a Noruega, ela estava no retrovisor do Farofamóvel.

Nossa meta agora era descer a Escandinávia pela Finlândia até a capital Helsinque.

Paramos em lugares lindos na Lapônia, como na beira deste rio. O sol parado no céu e tranquilidade total em qualquer lugar. Aquele barulhinho de rio, ali na janela do Farofamóvel... show....A Finlândia é um país vazio, com baixíssima densidade demográfica e nenhuma violência. Na Finlândia bandido só existe na televisão.

Acampamos em um lugar onde o pessoal anda de rena no inverno. Ali pertinho, está a residência oficial de ninguém mais, ninguém menos que o bom velhinho Papai Noel.

A Finlândia tem uma infinidade de lagos lindos e paramos para fazer belíssimas filmagens.

Passamos por um campeonato de cachorros finlandeses. Foi engraçadíssimo!

Cada cachorro figuraça!

E na infinita estrada paramos em áreas de descanso tranquilíssimas, sem ninguém. O microondas funciona a todo vapor, todos os dias, nestes lugares. Passamos numa destas "rest areas" e tinha um casal transando, no horror, em cima de uma mesa. Demos muitas gargalhadas  da situação bizarra. Os dois, envergonhados, se esconderam em seu motor home quando nos viram.

Os finlandeses amam a neve, e mesmo quando ela some, eles não conseguem esquecê-la.

Chegamos em Helsinque.

A capital do país é a terceira maior cidade da Escandinávia. Ela tem uma arquitetura russa, pois foi construída sob domínio russo. Moscou fica bem perto dali.

Os finlandeses amam os dias sem noite...

...e aproveitam muito o dia sem fim.

Estacionamos o Farofamóvel e fomos dar uma pescoçada na cidade.

A cidade tem um apoio náutico incrível.

Tem um restaurante maneiro que é um navio muito antigo.

Os finlandeses não perdem tempo e aproveitam o verão.

Aqui a internet banda larga é um direito básico, de todo cidadão, garantido por lei!

Pegamos um ferry boat em direção à Estônia.

O Ferry parecia um transatlântico!

Bares, restaurantes...

E até palhaço para as crianças lourinhas.

Conhecemos o brasileiro Marco, ex jogador de futebol, e agora diretor de um time finlandês. Cara maneiro, casou com uma finlandesa e tem um filho bonitinho.

A Finlândia ficou no rastro do navio. Pela frente temos a Europa Oriental.

E “vamo que vamo”!!

Comidas e bebidas maneiras

Passamos pela Finlândia. Um país, que pelos meus conhecimentos mais infantis, resumia-se à terra do papai Noel. Puro engano. A Finlândia é muito mais que isso, país calmo, tranqüilo, e com natureza bucólica, foi um lugar perfeito para passarmos alguns poucos dias em direção à Europa Oriental.

Ali vimos as pessoas, felicíssimas com o sol radiante, iluminando seus dias. Vimos até um dizer pixado num muro dizendo que o sol seria Deus, quer Deus mais maravilhoso que este?

Todos sentados na praça principal de Helsinque, bebendo suas cervejas quentes! SIM, CERVEJAS QUENTES! E muito felizes por terem ali aquela luz de sol tão aguardada meses a fio. Cervejas, vinhos, garrafas de água e refrigerantes... bebia-se de tudo um pouco naquele cenário. E um pouco mais a frente, fizemos o mesmo.

No estacionamento onde dormimos, esperando o ferrie para a Estônia na manhã seguinte, bebemos algumas cervejinhas.

 A começar pela Mariestads, cerveja tradicionalíssima na região. Apesar de estar há anos no mercado, não fez nossa cabeça.

Brygg Mastarens: Garrafa bonita, mas nada de especial. Cerveja comum.

Lapin Kulta III: Cerveja levíssima e fácil de beber. Fabricação finlandesa, pode comprar sem medo.

Olvi III: 1878: Segundo os “cervejeiros” profissionais finlandeses, esta é a melhor cerveja fabricada no país. Para nós a fama é valida, deliciosa de beber e leve, pode ser bebida por horas a fio.

Nikolai, Tumma Lager: Cervejinha boa, nada de especial.

Voltando às comidas, a gastronomia finlandesa mixa o passado e o presente. Famosos por terem uma alimentação saudável, seus pratos misturam saúde e sofisticação. Maravilha para quem gosta de ambos. Pão e aveia são alimentos obrigatórios. Os peixes também estão muito presentes.

Besteira é passar por ali e não apreciar o especial jeito “finlandês” de viver.

HOTEIS     ALBERGUES

Recados

DIÁRIO DE BORDO ANTERIOR

 PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO

Todos os diários de bordo