POUSADAS ENGLISH VERSION

 

"Essa gruta deve ser maneira."

A Gruta da Lapinha está localizada na região arqueológica de Lagoa Santa. De Belo Horizonte, até a entrada da Gruta são 48 km de distância em asfalto.

"Que meda!!"

É o ponto turístico de maior importância da região de Lagoa Santa. Possui uma área de 511 metros de extensão destinada à visitação com profundidade de 40 metros. 

 

São 16 salões, alguns de teto muito baixo, ligados por labirintos estreitos. Há iluminação artificial, escadas e passarelas que dão acesso aos locais mais difíceis.

 

Supõe-se que a formação da Gruta tenha durado 900 milhões de anos. Esta gruta surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas. Restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas

"Até que enfim achei a saída."

A Gruta foi descoberta  por um gringo chamado Peter  Lund em 1834. Lá é possível observar formas engraçadas , originadas das formações de espeleotema, destacando-se couve-flor, cascata, cortina e pirâmides. Entre as formações de estalactites e estalagmites, estão as que lembram um véu de noiva, cascatas e uma catedral.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Custa mais ou menos 3 contos pra entrar.

2.Funciona diariamente das 9:00 às 17:30h, com atendimento de guias especializados.

3.É possível dar um rolé na gruta sem o acompanhamento de guias e pode-se ficar o tempo que quiser.

4.Não deixe de visitar a Serra do Cipó que é pertinho. 

5.Uma linha de ônibus BH-Lapinha faz o percurso diariamente, em vários horários.

6.As outras atrações da cidade de Lagoa Santa são o visual do Morro do Cruzeiro e a Lagoa Central.

7.Cuidado para não entrar numa parte sem iluminação e se perder.

8."Visite a gruta se possível de segunda a sexta, pois ela será só sua, não vá com espírito de espeliólogo desbravador, pois a gruta já tem degraus, escadas e iluminação artificial, mesmo assim ela é deslumbrante, muito bonita, vale a pena conferir."dica de Marcelo Pietrafesa e Cilene Marchi - Serra Negra - SP.

9.""O valor da Entrada para Gruta da Lapinha é R$ 10,00.Funcionamento de terça-feira a domingo de 8 às 16:30 horas.
Informações (31)36898422."dica de Vivi

10."Aproveite um dia de sol para dar uma caminhada em volta da lagoa central e tirar algumas fotos com os patos que vivem na lagoa"dica de marlon franco

11."Quando for a Lagoa Santa e visitar a Gruta da Lapinha não deixe de visitar também o Museu da Lapinha, que fica ao lado da Gruta. Lá é possivel ver fósseis originais de indivíduos da Raça do Homem de Lagoa Santa, ou seja, do povo de Luzia.São 9 fósseis!!! Tem até um esqueleto inteirinho. Além de um variado acervo arqueológico e paleontológico.São cerca de 4.000 peças arqueológicas: mateiral lítico, cerâmicas indígenas, ceramicas históricas, réplicas de painéis de pintura rupestre... Show de bola."dica de Erika Suzanna Bányai

 

`

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS