"Esse cara é o Juquinha."

Tá aí um pico que parece o Jurassic Park. Não tem dinossauro, mas as cachoeiras não perdem em nada e além do mais, bicho lá é o que não falta. Tem onça, raposa, cachorro do mato, jacaré, veado (o bicho...),tamanduá, macaco... Nem parece que este lugar fica a apenas 100km de uma metrópole como Belo Horizonte e talvez  por isso, seja o playground  dos caras que moram lá.

 
"A Cachoeira da Capivara é a mais irada."

Na época dos bandeirantes, a Serra do Cipó era conhecida como a Serra da Vacaria e foi um dos caminhos mais utilizados pelos desbravadores, que invadiram a região em busca de riquezas minerais. Era o caminho que os levava até a Vila do Serro Frio e Arraial do Tejuco, atuais cidades do Serro e Diamantina.

Em toda a área da Serra do Cipó, existem várias cachoeiras e trilhas, algumas totalmente desconhecidas por turistas. Por isso aí vão algumas das principais cachoeiras e dar dicas de como chegar até elas:

Cachoeira  Grande -  é a de a de mais fácil acesso, e talvez por isso fique a maior farofa nos feriados.. Pode-se ir de carro (2,5 Km de estrada de terra), entrando à direita no Hotel Veraneio. O lugar possui  infra-estrutura como:  bar, estacionamento, aluguel de caiaques e área para churrasco. Custa 5 pratas a entrada . 

Poço Azul - caminhada de +/- 45 minutos a partir da Cachoeira Grande. A água é limpinha e parece um aquário natural. Vale a pena ir com alguém que conheça o caminho. Dá pra ir de bike , mas tem que ter uma certa habilidade. 

"Cachoeira Grande."

Cachoeira  das  Andorinhas - é difícil acesso e é necessária a companhia de um guia , pois é fácil se perder. São 2 horas de andada. Vale a pena ir de cavalo. Bike só pros "profissas".

Cachoeira  da  Farofa - fica dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó é uma das mais famosas. É aconselhável a companhia de um guia do parque, pois achar o caminho é meio difícil. A partir da portaria do parque, são +/- 2 horas de caminhada. A cavalo  ou bike demora mais ou menos 45 minutos.

"Pra chegar em qualquer lugar tem que andar muito."

Ribeirão  Mascate - rio com  águas  cristalinas e com fundo de pedras. É passagem obrigatória para quem vai para o Canyon das Bandeirinhas. O Ribeirão Mascate possui á claras. Fica a +/- 8 Km da portaria do parque. O caminho é de trilhas e pode-se perder facilmente. Fica a 2 Km do canyon.

Canyon  das  Bandeirinhas - É chamado de Canyon das Bandeirinhas porque é formado pela Serra das Bandeirinhas. É um lugar muito bacana, mas é longe pra caceta (de 3 a 4 horas de caminhada  da portaria do parque). São 12 km de distancia, por isso o grande lance é ir de bicicleta.

Estátua do Juquinha - foi feita em homenagem a um Sr. que nasceu e morreu na Serra e trabalhava vendendo  e dando flores na região.Ele fica na parte alta da serra, a 21 Km (estrada de terra) do Camping Véu da Noiva. Pára-se o carro a 100 metros da estátua. Esta estátua é referência para se pegar a trilha para a cachoeira da Capivara

Cachoeira da Capivara - essa sim é uma cachoeira Jurassic Park. Ela fica a mais ou menos 1 hora de andada da Estátua  do Juquinha. Quem vê de longe fica impressionado com o tamanho, mas maneiro mesmo é quando se chega perto e descobre que você só está vendo a metade dela, a outra metade fica pra baixo. Essa é foda...

\

"Vou nessa..."
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1. De noite faz um frio danado, leve casacos.

2.O celular só pega até onde vai o asfalto, ou nas partes mais altas da serra.

3.Os carrapatos da região são porradeiros. Quem não se cuidar vai voltar pra casa igual um chokito.

4.Prepara-se para longas caminhadas , as melhores atrações ficam a muitos passos de distância.

5.A noite rola no asfalto em lugares como o  Banana Cipó.

6.Vale a pena levar a bike pra vencer as longas distâncias do parque. Pra quem curte mountain bike lá é a Disneylândia.

7.Leve uma lanterna pros passeios, como tudo é longe, você poderá precisar dela.

8.Não deixe de ir : Capivara , Farofa , Canyon dos Bandeirinhas , Juquinha. Existe muitas outras coisas bacanas espalhadas pela região.

9.Em algumas cachoeiras tem que pagar para entrar. O preço para estas é R$5,00. Parece que 5 pratas é a moeda corrente da região.

10.Chegue de tanque cheio na área. Só existe um posto que está em construção.

11. Se você for no feriado ,deixe a Cachoeira Grande pra visitar por último. Lá rola uma farofa da pesada.

12.Pra quem curte escalar tem o Morro da Pedreira com mais de 300 vias.

13.Entre os meses de novembro e fevereiro chove muito e o parque pode ficar alagado.Pra se garantir vale ligar para a portaria do parque (31) 3683-5117.

14."Vale a pena dar uma andada de cavalo pelo parque.É muito legal!"dica de Alexandra BH 

15."Site violento, parabéns.....muitas informações e dicas, doido........Mas se você foi ate a serra do cipó e tem disposição, não deixe de ir ate TABULEIRO. a 3a  maior cachoeira do Brasil fica a 100km depois da serra. vá ate conceição do mato dentro, de lá são uns 20km. o visual da cachoeira é doideira demais, dá pra ir ate a parte de sim e ficar na ponta da queda. na parte de baixo tome uma chuveirada , pois da pra ficar bem embaixo da queda................ o pessoal da vila e bem hospitaleiro e tem uma camping montado pelo pessoal dela(de graça)...também rola uma pousadinha e uns burrinhos para carregar as malas ate a parte da cima....mais ou menos 4 horas de caminhada........para a parte de baixo uma 2 horas da pra fazer............. estão fazendo uma via para escalada e daqui a algum tempo vai estar pronta................vai virar um dos melhores picos de escalada do Brasil....são 274 metro de queda d'água e 340 metros de paredão todo em negativo.............. o vilarejo teve ter uma 300 pessoas vivendo......pessoal bacana.......tem uma cachaça muito mas muito boa....não tem como recusar.......vale a pena.........   inté!" dica de  Tiago Martins           

16."Galera, no meio da serra do cipó, seguindo e estrada que vai para a tribo dos índios, tem um camping e pousada chamado Serra Morena. É a antiga fazenda dos Cornélius. Dentro da propriedade existem três cachoeiras maravilhosas, de fácil acesso, com poços cristalinos e quedas d'água de até 30 metros de altura. Vale a pena conferir. É só seguir a MG-10 subindo a serra do cipó e virar à esquerda seguindo a sinalização. Passar pela tribo indígena e seguir na estrada principal até lá. Tem um pouquinho de buraco mas carro 1.0 vai lá sem erro. Tem uma Tirolesa alucinante e uma das cachoeiras que também é perfeita para a prática de rapel." dica de Rogério Lopes.

17."Contra mosquitos e borrachudos...Duas semanas antes do acampamento, tome muito complexo B, todos dias. Dois dias antes, tomar em dose dupla. O metabolismo forçado gera um repelente natural em nossa pele." dica de Gilson Teixeira Cornelio

18."Fala aí Haxi! O site Viagens Maneiras e duca!! Vou sempre a Serra do Cipó e sempre fico no Camping Serra Morena que é massa e tem altas cachoeiras. De lá sempre saio na caminhada para descer a serra e ir comer no Restaurante do César, que fica na MG10, um pouco antes do Camping Chapéu do Sol, e de quem vem de Minas é logo quando acaba o asfalto. É só perguntar que todo mundo conhece. A comida é dez, e o lugar é bastante disputado. A caminhada do Camping até o César (ida e volta), dá uns 20 km, mas vale a pena, pois na volta cortamos caminho pela Trilha dos Escravos, que uma trilha a direita de quem sobe a serra, logo depois do Camping Véu da Noiva. Esta trilha vai dar no alto da cachoeira de mesmo nome. Uma dica importante para as caminhadas é levar um cantil de 2 litros (no mínimo), pois o calor lá no verão é de rachar." dica de Zé Roberto/São Paulo.

19."Caso você vá a um local onde há muito borrachudo e pernilongo e não teve tempo de tomar o complexo B, você pode apelar para uma medida mais drástica. Tomar uma injeção de B12. Tome a injeção 48 horas antes de pisar no "campo minado"... você estará protegido por aproximadamente uma semana (depende do organismo).Mesmo depois de tomar a injeção você pode atacar de complexo B também... Isso dá certo porque o organismo expulsa todo excesso de vitamina na urina e no suor... ou seja... você fica "fedendo" B12 e os pernilongos não gostam nadinha do cheiro... urght deve tá estragadinho !... Sendo assim você deve tomar mais comprimidos do que o recomendado na bula para criar uma "overdose" de vitamina (eu tomo 2 comprimidos por dia, 57Kgr).Cuidado ao comprar o complexo B... alguns NÃO possuem B12 em sua composição e é só ela que interessa...."dica de Paulo Costamilan

20."Estava na Serra do Cipó com mais dois amigos e resolvemos conhecer o Travessão. Não tinhamos mapas, apenas as informações de algumas pessoas que estavam no camping. Pegamos carona em uma perua até o alto da serra e aonde começava a trilha. foram 15 km de estrada de terra e uma linda vista.Encontramos um casal que havia acampado no travessão e nos disse que era uma vista maravilhosa. Andamos por 20 km e o céu estava o tempo todo encoberto, não dava para ver muita coisa, apenas a magnífica formação rochosa da região, que são todas viradas para o mesmo lado devido a ação do vento. Avistamos uma bela cachoeira e tomamos um belo banho gelado. continuamos na trilha e como nos disseram na bifurcação pegamos a trilha da direita, sempre seguindo algumas  marcas amarelas nas pedras. Andamos andamos e nada do travessão chegar, começou uma chuva danada e só estavamos o três ali, descemos um pouco para a esquerda aonde havia um cânion por onde passava um rio que tinha muitas piscinas naturais, encontramos abrigo dentro do cânion, embaixo de uma pedra, apesar da roubada estavamos felizes, afinal adoramos aventuras."dica de Fitupio

21."...estive lá no começo desse mês numa rave. Porém a parte que eu fui é da Cachoeira Alta, do outro lado da Serra do Cipó, com cachoeiras e piscinas naturais maneríssimas. Só a cachoeira alta tem 110 metros de altura !! O acesso é tranquilo e o local pouco conhecido, mas com infra de camping. Vale a pena uma passada por lá !!Se tu quiser saber como foi minha aventura, vai aqui :http://www.mood.com.br/3a11/earthdance.asp Abrs!"dica de  Joca Vidal - RJ

22."E aí pessoal, quer curtir a Serra com um visual maravilhoso e ficar no meio de todas as atrações?Vá para a pousada Chapéu do Sol, um lugar excepcionalmente tranquilo, fica a 3 Km acima do véu da noiva, 6 km da serra morena e 17 km da cachoeira da capivara. A pousada tá no meio do caminho, é simples e confortável,tem um preço superacessível e um café da manhã delicioso, que alimenta para curtir a serra....vá lá e comprove. " dica de Melissa Mendes - Sabará - MG (frequentadora assídua da serra do cipó).

23."Sem comentários para esse site... É MUITO BOM, tem dica pra tudo quanto é lugar, cs tão de parabéns. E por isso resolvi dar minha contribuição. Fui passar o carnaval na Serra do Cipó, o lugar é sensacional. Lá o que não falta é o que fazer, tem cachoeiras, bares, restaurantes, paredões de escaladas, muito mato, canyons, gente bonita, pousadas etc. Fiquei no camping da ACM (Associação Cristã de Moços - 98 km de Belo Horizonte, o asfalto vai na porta), o lugar tem uma estrutura bacana, com banheiros limpos, restaurante, segurança 24h, piscinas naturais, quadras, campos e a cachoeira Véu da Noiva (linda). Achei o preço razoavel, na faixa de 15,00 por dia. Vale a pena conferir, e fica perto de tudo. Ali do lado a aluns metros tem paredão de escalada na Pedreira, com rapel e tiroleza. A portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó (IBAMA) fica a uns 5 km da ACM, lá são várias cachoeiras, Poço Azul, Taioba, Farofa, Andorinhas, além do Canyon das Bandeirinhas. Fora do Parque tem a cachoeira Grande, cachoeira de Baixo, Prainha dentre outros. Subindo a serra tem a estátua do Juquinha (18km da ACM, lendário, viveu na Serra do Cipó, vivendo como andarilho e distribuindo flores), a 3 km dali tem a cachoeira da Capivara (não fui, mas dizem q é formidável). A 68 km da ACM tem a Tabuleiro, 3ª maior cachoeira do Brasil, fica em Conceição do Mato Dentro... 280 m de queda, acesso um pouco complicado mas vale a pena, os burricos ajudam na trilha. E pra finalizar tem a Serra Morena (6 km da ACM), são três cachoeira, area de camping, resturante etc. Nos feriados rola muito agito nos butecos e restaurantes da região, tudo ali pertinho. No carnaval mesmo teve forró e samba pra tudo em quanto é canto. Gostei muito de ter visitado a Serrá do Cipó, uma dica, vá com tempo, é muita coisa pra conhecer, a maioria da pra ir de carro. O povo é hospitaleiro e os preços, bom, os preços dependem da situação de cada um... hehehe... No mais www.guiaserradocipo.com.br, um abraço. " dica de Fabiano Diniz


24."Muito boa suas dicas , porém como historiadora que sou vale umas dicas, o primeiro nome da serra do cipó foi Serra da Lapa, ainda no tempo dos bandeirantes; outra dica a cidade do Serro quando Vila era a Vila do Príncipe sede da comarca do Serro Frio, falou Abraços"dica de zara

25." Lapinha da SerraVale a pena conhecer este braço da serra do cipó.Fica perto de santana do riacho e o lugar é maravilhoso."dica de Andrey ( teco )

26."Passei o fim de semana na Serra, ainda conheço muito pouco, porque é necessário andar muito, fiquei na Pousada Chapéu do Sol, que fica entre o Véu da Noiva e no caminho para a Cachoeira Serra Morena e a Cachoeira da Caverna. Para chegar a Serra Morena, são 6 km da Pousada, a estrada de carro nada fácil, mas a cachoeira é linda. Nessa cachoeira você encontra lagos naturais da Cachoeira, mas é preciso embrenhar-se no mato. Mas vale a pena! A Pousada tem preços acessíveis e um café maravilhoso, além de uma piscina natural. Quero voltar para conhecer mais da serra. Adorei!!"dica de Léia Marques

27. E BIKE VC VAI SE DAR BEM,MUITA RETA E CACHOEIRAS PERFEITAS, O ACESSO DE BIKE É PERMITIDO, E AINDA TEM UNS CAMELOS LÁ PARA ALUGAR...BACANA D+....DANIEL

28. A Serra do Cipo e encantadora mesmo , nas fotos ha um cachorro mas infelizmente nas cachoeiras nao eh permitido entrar com animais. Levei o meu e acabamos deixando de ir a algumas cachoerias ou deixando-o no quarto de uma das poucas pousadas que o aceitaram. Uma pena ;-( Laura

29.Quando for à Serra do Cipó não se esqueça de comer uma pizza na pizzaria Santa Pizza e, além disso, tomar cervejaartesanal!!!Procure também pelo Açude. Afinal, é lá que rola muitos dos shows na Serra do Cipó. Sempre tem evento no Açude e a entrada é baratinha (5 ou 8 reais, por aí). Aproveitemm!!!Anna Luiza

30.Aí, ao passear na Serra do Ció leve muito dinheiro, pois a entrada nas cachoeiras estão variando de R$ 15,00 a 25,00. Além disso as informações na cidade são péssimas. Ainda bem que existem sites como esse. Fica difícil incentivar o turismo em MG Cleverson

31.Depois de +- 20 anos voltei á serra do cipó. Aquela natureza continua linda e muito bem preservada como deve ser. Como tinha pouco tempo, andei pelo véu e pousei no chapéu do sol. Aquele pequeno almoço tá ficando famoso aqui em Portugal. Voltarei assim que puder. Aquilo é linnnndo! dica do Ramon Marchesotti
 

`

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS