POUSADAS ENGLISH VERSION

 

"Que lugar... (Gruta da Pratinha)"

História:

As primeiras vilas da Chapada foram obra dos pioneiros garimpeiros do Brasil. Os caras mal construíam povoados a base de pedras  para se abrigar e logo tratavam de levantar templos para rezar , como manda a tradição. Mas alguns deles  nunca foram concluídos como a Igreja da Nossa Senhora da Conceição dos Lençóis que está para terminar de ser construída  desde de 1856. Atualmente a molecada da cidade joga bola por entre as ruínas  ou se reúne em cima dos muros inacabados para conversar. 

 

" No Poço Encantado um feixe de luz entra dentro da gruta como um raio laser e penetra a água cristalina . As pedras que se vê no fundo do poço estão a 50 metros de profundidade apesar de parecer que estão a 2 metros graças à transparência  da água."

Outro lugar que parece uma cidade fantasma são as construções da vila de Igatu , localizado no município de Andaraí. Lá já foi um grande pólo de extração de diamantes , mas após ao seu declínio,  no local só encontram-se  ruínas fantasmagóricas . Para falar a verdade , na  Chapada  existem ruínas espalhadas por vários lugares mas elas carecem de um estudo mais detalhado. Não se sabe se são obras pré-cabralinas  , construções lusitanas ,  ou mesmo ruínas remanescentes das excursões dos bandeirantes que deram alguns rolés na área por volta do século XVI.

"Estalactites e estalagmites enormes se formaram dentro das grutas da região."

Cidades:

Existem várias cidades em torno da Chapada . As que se destacam são: Utinga , Jussiape , Rio de Contas , Ituaçu , Mucugê , Lençois , Andaraí , Boninal , Morro do Chapéu , Ibicoara , Iraquara , Paramirim , Itaetê , Palmeiras e Piatã. 

Cachoeiras: (clique nos nomes em azul para ver a foto)

É impossível citar ou descrever todas as cachoeiras que existem na Chapada , a não ser que se escreva um livro só sobre isso.Vou citar as mais importantes e mostrar fotos de algumas delas. Para se chegar à maioria delas é necessário um guia  que conheça a área e muita disposição para longas caminhadas. A cachoeira principal e mais bonita é a da Fumaça , com mais de 420 metros é a maior do país. A bicha é tão alta que a água vira fumaça antes de chegar ao chão. Ela fica entre Palmeiras e Lençóis.

"Nossa essa cachoeira da Fumaça é alta pra caramba ..."

 Existem também várias outras cachoeiras como: Patrício e Cochó em Piatã ; da Piabinha , Sibéria , Tibutino e da Matinha , em Mucugê ; do Capivari , Mandassaia , Mosquito , em Lençóis ; do Agreste , André Mocó , Acaba Seco , Ferro Doido em Morro Chapéu ; da Conceição dos Gatos , Riachinho , Purificação , Águas Claras , em Palmeiras ; da Caiçara , do Mel , em Iraquara ; das 3 Barras , Donana , Ramalho , em Andaraí ; do Raposo , Fraga , em Rio de Contas ;  do Encantado , em Itaetê ; da Moenda , em Ituaçu ;  do Bucurão , Rio Preto , Santo Antônio , em Ibicoara ; do Canta Galo , em Jussiape ; dos Índios , Cutia  em Boninal ; da Mariazinha , em Utinga  , além de várias outras , lembrando que no inverno o número de cachoeiras aumenta significativamente graças às chuvas.

"Que visual irado!"

Poços:

Tirando o Encantado e o Azul ( imperdíveis) , onde a luz do sol entra na Gruta e deixa a água azul fosforescente  , em todos os outros pode-se dar uma nadada. Nesses dois , o banho é proibido pelo Ibama pois os turistas estavam sujando e favelando . Existem também o do Diabo , do Cardoso , do Rio Preto e D'Areia. 

A Pratinha não é um poço , mas um lago de água cristalina e azul como uma piscina  . Ela é visita obrigatória. 

 

"Nossa! A água da Gruta Azul fica azulzinha mesmo!"

Grutas:

Se você curte uma gruta , a Chapada é o lugar certo . Lá tem uma porrada.  As cavernas são encontradas em toda parte. É raro o município que não as tem ,são centenas espalhadas pela região. Em Iraquara o número é maior devido ao subsolo que tem um maior teor e calcário. As grutas mais conhecidas são as da Pratinha e da Lapa Doce que estão e Iraquara . Tem também as grutas: da Boa Eperança em Utinga, dos Brejões em Morro do Chapéu ,  Mangabeira em Ituaçu , Bonilha em Jussiape , além de várias outras menos conhecidas.

"Este Morro do Pai Inácio tem uma vista maneirona lá de cima."

Morros: 

O pico culminante do Nordeste do Brasil está localizado na Chapada. Os morros e montanhas tem um formato muito típico , lembrando as vezes a superfície lunar. Os morros da Chapada são um espetáculo aparte que não perde em nada para as outras atrações do lugar.O cartão postal da Chapada é o Morro do Pai Inácio , uma agradável surpresa no meio da estrada. Além dele , temos o do Camelo e o Tabor também no município de Palmeiras , os Picos das Almas e do Barbado em Rio de Contas , o Pico da Itubira em Jussiape , as Serras da Tromba e do Navio em Piatã , a Serra do Rio Preto em Ibicoara  , a Serra do Atalaia em Utinga  e a Serra do Sincorá  que no passado atraiu inúmeros aventureiros em busca da riqueza mineral existente nessa localidade.

"O visual dos Morros é muito louco."
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1. Se você quiser se fixar em apenas uma das cidades da região para conhecer os lugares, a mais legal é Lençóis.


2. Um guia quebra o maior galho. É sempre bom andar com um pra não se perder. Uma dica boa é pegar um guia mirim que é baratinho ou até de graça. 


3. Se você for dar grandes caminhadas (3 dias) , procure um guia ou vá com alguém que já conhece a região . Se perder lá é fácil.


4. Leve barraca e todo seu material de camping .


5. Máscara de mergulho ou mesmo um óculos de natação quebra um galhão lá.


6. Dá para visitar as principais atrações indo de carro ou van fretada em agências de turismo de Lençóis .O único lugar imperdível , que tem que subir um morro entre 1h e 2h , é a Cachoeira da Fumaça , esforço que vale muito a pena.


7. O ideal é passar mais de uma semana lá para conhecer legal o lugar.


8. A estrada é asfaltada porém toda esburacada , por isso evite passar por ela de noite.


9. Repelente de mosquito é uma boa.


10. Em várias atrações é necessário desembolsar por volta de R$5 como taxa de preservação, por isso prepara-se para coçar o bolso de vez em quando.


11. Quando começar a chover evite atravessar o riacho da Cachoeira da Fumaça, teve um cara que caiu lá de cima e morreu. É uma queda de 500 metros! Tome cuidado para não ficar muito próximo dos precipícios também. Seja prudente naquela área , qualquer tipo de ajuda fica a muitas horas de distância.


12."Haxi, A Chapada é maravilhosa!!!! Dos deuses!!!! A caminhada pra Cachoeira da Fumaça é cansativa, mas vale muito a pena. E nada de ficar com medo de ir na ponta da pedra (abaixado lógico!) Não se pode perder também a ida na Casa da Geléia! O melhor lugar pra se ficar é mesmo em Lençóis! Ah, uma dica importante: se o passeio não for ter almoço, é bom levar um lanchinho extra, porque caminhar dá uma fome danada!!! Não esqueçam de pedir ao guia pra contar a estória do morro do Pai Inácio! "Dica de Robertinha


13"Além de Lençóis, vale também ficar um tempo no Vale do Capão, mas pra chegar lá, só se for de carona ou de carro. Lá é mais perto da Fumaça e você ainda pode conhecer o MORRÃO. É uma caminhada pesada, mas vale a pena ... a vista é MARAVILHOSA !!!!! A CHAPADA é MARAVILHOSA!"dica de Amanda Lee


14."Há somente uma empresa operando entre Salvador e Lençóis. Prefira as viagens durante o dia, pois a estrada é esburacada e o índice de assalto aos ônibus noturnos vêm crescendo diariamente. Ao chegar em Lençóis, se a idéia for fazer trilhas, procure um guia que seja cadastrado pela associação dos guias locais, pois há muita gente inexperiente trabalhando sem licença."dica de Diane Amêndola Itanhaém/SP


15."Se você for para Lençois, também não deixe de ir até o Ribeirão do meio. É um lugar fantástico! Tem uma trilha de uma meia hora, mas é super legal, tem sempre boas imagens. Chegando lá vai ficar louco quando ver um monte de gente numa escorregadeira de pedra, é muito bom galera."dica de Clarute


16."Me chamo valeria muniz, moro na chapada diamantina, próximo a Itaie onde esta localizado o Poço Encantado, moro numa cidade chamada Rumo que e município de Itaite, um lugar muito gostoso traquilo, onde encontra-se a cachoeira encantada, a barrigudinha com escorregadeiras naturais e vários pontos legais, ainda não foi explorada poucas pessoas conhece, então convido a vcs para nos fazer uma visita," dica de Valeria Muniz


17."A Chapada Diamantina é certamente um dos lugares mais belos do Brasil!! Vale a pena, além dos passeios sugeridos pelo Haxi (que são simplesmente imperdíveis), dar um rolé pelos caldeirões do Serrano (há apenas 30 minutos de Lençóis), e fazer rapel na Gruta do Lapão.  Ah, outro passeio imperdível é a Cachoeira do Sossego... é uma caminhada difícil, mas que compensa pela beleza da trilha e da própria cachoeira (onde é possível dar um bom mergulho)... Na volta, uma parada no Ribeirão do Meio para mais um banho... Demais!!" dica de Ana - São Paulo


18."Oi, eu sou Eveline e moro em Salvador. Falar da Chapada Diamantina é sempre um momento emocionante, me faz lembrar de todas as viagens maravilhosas que fiz pra lá. Bom, minhas dicas são: Cachoeira do Sossego e o mini-pântano formado pelo rio Marimbus. A primeira se trata de uma cachoeira fantástica, são 6km de caminhada. Não hesite em levar um guia, o percurso é difícil e você se perde fácil, há momentos em que vemos 3 caminhos diferentes a seguir. Sem guia é impossível. Linda mesmo!! Vale a pena. A segunda dica é imperdível, um dos passeios melhores que fiz na chapada. É um passeio de barco por um mimi-pântano (uma paisagem encantadora) que nos leva a uma trilha até a Cachoeira do Roncador. Quando o volume de água está intenso, o barulho é forte, por isso vem esse nome. Tem um lago que é formado pela queda d'água, dá pra nadar... muito bom!!! A maior dica de todas: o ideal é que você vá com alguém especial, não há ambiente mais romântico pra namorar." dica de Eveline


19."Haxi, eu sou Marcio e minha dica é Ibicoara, cidade ao sul da Chapada. As pessoas são muito gente boa, solicitas e ainda boas de se negociar. E acreditem, algumas das melhores pirambeiras da Chapada estão. Quem for não se arrependerá, procurem pelo Yan que é ambientalista e guia e tem uma fazendola no sopé da serra onde se pode acampar ou dormir em cama alugada, por preços simbólicos, um espetáculo. De lá parte-se para a Cachoeira do Buracão, que é uma queda de oitenta metros de altura dentro de um canion estreito. Cachoeira das raízes que é um paraiso, pois o rio vai descendo vários quilômetros e se têm várias quedas consecutivas, e a mata ciliar é tão fechada que chega um momento em que você não vê mais de onde veio, parece que chegou em um vale perdido! Coisa de Louco! E a vedete, que é a cachoeira da Fumacinha, uma queda de 300metros de altura numa garganta onde duas montanhas se encontram, para se chegar lá deve-se encarar um treking pesado de 4:00h a 4:30h subindo pelo leito do rio, tomando cuidado com cobras e onça . Um abraço a todos e boas viagens! "dica de Marcio de Jesus Billa

20."A Chapada Diamantina é um dos lugares mais bonitos do Brasil!! Mas se quiser  mesmo conhecê-la tem que estar disposto a encarar alguns dias de caminhada.  É só pegar um guia e pedir pra fazer o trajeto Lençóis - Capão (+/- 3 dias,  as se der aproveita pra ficar mais tempo), que passa pelas cachoeiras do  Palmital, Capivari, Capivara e Fumaça (por cima e por baixo). Se sobrar  disposição, dá pra fazer também o vale do Paty (+/- 5 dias), partindo do  Capão. Fantástico!!Grande abraço." dica de Dedé

21."Não exaltem Lençóis desse jeito porque vc não mora na  chapada e não tá ligado no movimento. Segundo o jornal  a tarde os turistas que vão à Lençóis estão  reclamando do cartel que foi montado pelas agencias de  turismo da própria cidade e também o pedágio ilegal em  certas entradas de trilhas. Fique sabendo também que  tudo lá é mais caro do nas outras cidades da chapada  inclusive Andaraí que é minha cidade. Se for possível  publique isso no seu site para alertar as pessoas do  risco que correm ao visitar Lençóis. Ah!!! eu estava  esquecendo dos nas trilhas." dica de Mazinho

22."Oi. Acabei de voltar da Chapada diamantina onde fiquei acampando por cerca de vinte dias. O lugar é muito bonito mesmo, valeu a viagem. Meu roteiro começou por Rio de Contas e fui margeando o lado norte do Parque até chegar em Lençóis. Minhas dicas para quem vai é não criar grandes expectativas sobre Lençois (existem lugares mais legais e baratos para ficar). Posso estar ficando cego mas não vi sinalização de NENHUMA trilha. Ou você encara um guia (diária de R$20,00 até o limite do céu) ou você não faz trilha nenhuma. Dos locais que conheci, muitos, valeu à pena a Pratinha, Lapa Doce, Poço Encantado e Morro do Castelo. Das cidades da região indico Rio de Contas, Capão e Igatu (todas imperdíveis). O relevo geográfico e a vegetação do Parque são nota dez. Como fui no inverno o nível das águas estava baixo e as cachoeiras decepcionaram um pouco prum mineiro como eu acostumado com Ibitipoca e Carrancas. A questão dos guias e o monopólio é sério. Em Lençóis os preços são excorchantes. Cuidado. Finalizando, minha dica especial é fazer a trilha do Vale do Paty com duração de três a cinco dias, parando para pouso nas casas dos nativos (seu Wilson, Dona Maria e Dona Nenga; seu Eduardo e sanfona cacofônica; a Prefeitura e seu "prefeito"; e seu Massud). Abraços." dica de Teo - Juiz de Fora/MG

23."Gente, se gostam de lugares ainda pouco frequentados, e bem nativos, vão até Ibicoara, lá ainda tem locais quase que nem tocados pelo homem, e tem um hotel fazenda, tipo hospedaria q é muito legal: TerraMater, de Adeodato e Telma, a comoda é maravilhosa e o preço lá também é bem legal com todas as refeições. Vale a pena, se chegar lá e procurar por eles e bem fácil
Aproveitem mesmo e curtam a paz da chapada "Dica de Sávitri Lua

24."Meu nome é kyoto nery,uma boa dica e a cidade de mucugê,cidade fundada pelos garimpeiros,com trilhas maravilhosas.a cidade é ideal para quer se isolar do mundo e imergir na chapada,ja que mucugê fica dentro da chapada diamantina. "dica de kyoto nery

25."Ola galera , geralmente a chapada é maravilhosa , fiquei encantada com tanta beleza , pena que não conhecer muita coisa , só passei 3 dias em andarai,  amanha estarei lá de novo.O poço encantado é ótimo , mais tomem cuidado para não escorregar nas pedras ." dica de Jucelia

26.'Cuidado. Ao ir a Chapada prepare-se para SER LITERALMENTE ASSALTADO CONSCIENTEMENTE. Explico porque motivos não faltam: Os guias exploram os turistas, os hotéis também (principalmente na alta estação e feriados). Para o turista estrangeiro, pouco fará diferença no preço pois tudo é dividido por 2,5 - o dólar e o euro valem mais que duas vezes chegano a 3 vezes menos, logo quem não quer fazer turismo com esta redução de preços e vai ligar para merecas ?...Não há estrutura: Não há guardas orientando, não há placas indicativas (para ver o que significa isto que estou falando, vá a Ilha do Mel no litoral do Paraná, vá ao Parque Nacional do Iguaçu e compare, pois não quero influenciar ninguém com palavras e sim pelos fatos.Fique atento e esperto, mas no final, tudo vale a pena, apenas previna-se para não ser engambelado."dica de Ricardo

27."O povoado de Caeté Açu, mais conhecido como o Vale do Capão, encanta a todos que por aqui passam, por suas belezas naturais, seus rios limpos e cachoeiras cristalinas, suas serras deslumbrantes, seus jardins naturais de orquídeas...Junte tudo isso a um vilarejo gostoso, ainda primitivo, povoado com pessoas bonitas, alegres, calorosas e receptivas, com suas comidas e petiscos famosos. E ainda junte a tudo isso um clima perfeito, uma lareira à noite ou se quiser um contato maior com o povo da vila, um tradicional forró, onde nativos e visitantes numa mistura de cultura se unem em um só ritmo e celebram a felicidade de estar em um lugar tão mágico como o Vale do Capão, o coração da Chapada Diamantina na porta de entrada do Parque Nacional.
Roteiros mais importantes: , *Cachoeira da Fumaca , * Vale do Pati , Outro atrativo é o aspecto holístico do povo. Com comunidades alternativas, tratamentos terapêuticos naturais desde massagens, leitura da íris, meditação, Ioga, cristais, produtos como sabão de argila, shampoo de ervas naturais e frutas orgânicas desidratadas. O Vale do Capão é o verdadeiro centro holístico da Bahia e o "turismo de cura" é uma área cada vez mais apreciada pelos visitantes." dica de Silvia Pé no Mato

28."Um lugar mágico, faz a gente se sentir mínimo diante de um mundão tão belo e colossal. A Chapada Diamantina muda a nossa forma de encarar a vida. Pensem assim: "Cara, a Chapada existe e eu posso ir, eu tenho que ir". Cuidado com os guias da associação. Tem uns que são muito inexperientes e não te oferecem o que podem oferecer. Existem os passeios que chamam de "passeio de japonês". São passeios para lugares óbvios, tipo Poço do Diabo, Pai Inácio, Pratinha e etc. São lugares sensacionais. O Pai Inácio então é o visual da Chapada. Eu acredito que dá pra chegar sem guia. Mas quem quer se embrenhar no meio deste mundão sensacional aconselho pagar um pouco a mais nas agencias. O Tatu na Trilha que fica no Vale do Capão é legal. Dá uma chorada, peça sem lanche que a menina gatinha (esqueci o nome) dá um desconto. Visitem a Chapada para o bem de vocês!!!! Bjos e abs..."dica de Antonio Souza Dias

29."Atenção amigos se quiser sentir-se em casa ao chegar em lençóis procure a pousada da tia Rita nunca me senti tão em casa parece que somos uma família beijão da dupla amazonense." dica de Igor brandão e Rafaela Viana

30."SURPREENDENTE, esta é a palavra certa para descrever este lugar ainda desconhecido pelos roteiros tradicionais da chapada diamantina. Cachoeira das Moendas mesmo é imperdível, conheço muitas cachoeiras, mas com uma praia em baixo.....é inédita. Veja o site e confira o que digo www.fazendamoendas.com "dica de Soraya

31."Uma excelente opção é a tranquila vila de rio-de-contas. visitem as cachoeiras da ponte-do-coronel e o poço das andorinhas. Lindo.O povoado de Mato Grosso também é muito interessante.Ainda pouco turismo. Uma jóia. Um abraço"dica de Mig (Portugal)

32."A Chapada da Diamantina é um lugar abençoado!!! Lindo DEMAIS!!! Rodei toda a Chapada de carro e fiz algumas caminhadas. Leçois é lindo, mas vale a pena conhecer o Vale do Capão e comer o pastel de Jacá. Ir para Mucugê e ir na Cidade de Pedra de Igatú... a estrada é demais de bonita, vc percorre todo o percurso com os paredões da Chapada do lado.
Nota 10000000"dica de Vanessa

33."Oi,pessoal,tem uma comunidade alternativa que fica a 1hora e meia,para dentro do vale,que é muito lindo,é a campina,na qual tive o prazer de conhecê-la.Vale a pena!!eu tenho até o endereço,para quem se interessar.Foi ótimo."dica de sarasandra rodrigues

34."Em Lençois não deixe de se hospedar na Pousada Raio de Sol, lá vc se sente em casa, e o café da manhã e superrrrrrr ha o tel de lá 75 33341242"dica de Gina

35."Depois de ler todas as dicas aqui, não posso deixar de confirmar uma passagem em Xique-Xique de Igatu.Tenho uma cabana de pedra que restaurei para quem quiser se hospedar.É simples e pra duas pessoas,ou mais se levar barraca.Água de mina na torneira.Procurem pelo Chiquinho,e seus filhos,os desbravadores da Chapada,pois abriram muitas trilhas.De lá podem chegar ao Vale do Pati em menos tempo e mais em conta.O ideal é ficar um tempinho,pois de lá a visitação aos atrativos da Chapada Sul ficam mais relaxantes.Incluem Poço Azul,Poço Encantado,o Mini-Pântano no Rio Marimbus,Ibiocara,o Buracão,Rio de Contas e muitos outros.Comentar o tanto que é bom? Quando lá cheguei,fiz a trilha da Rampa de Caim em Igatu, e a tardinha comprei a ruína.Decidi que iria morar lá um dia!Sou guia de turismo nacional e conheço muito do nosso Brasil,e o parque é realmente mágico!!!!Se lá forem, vão entender o que todos disseram e mais algum deslumbre pessoal.Levem bastante energia pra voltarem chapados de alegria!Mais informações por e-mail:taniaguia@ig.com.br "dica de Tania

36."Bem,todas as cidades da chapada são maravilhosas e pra curtir esta região é claro que tem seus custos,mas procure avaliar qual das cidades fica de acordo com seu orcamento,aí é só correr atraz...só não pode é deixar de conhecer a chapada,,,,fique em Palmeiras lá tudo é bem mais barato."mauricio

37.Pra quem já conhece a Chapada, sugiro na próxima viagem conhecer a cidade de Rio de Contas, a cidade mais legal da chapada(eu conheço todas!!) programa top imperdível.
Abraços e boa viagem a todos..Cezar

38.Só tenho uma palavra a dizer, INCRÍVEL! Caminhar na caverna Torrinha, nadar do Poço Azul, subir o Morro do Pai Inácio, tem a Cachoeira do Buracão que é sem igual... Simplesmente Incrível, voltarei com certeza Bruno Sexto

39. Lugar bacana  com muitas opções de cachoeiras e caminhadas (as vezes até longas demais). Os melhores lugares são sem dúvida: Morro do Pai Inácio, mergulho na Gruta da Pratinha, Cachoeira da Fumaça (vale lembrar que para essa são 2 horas de caminhada), Serrano, Salão de areias, cachoeira do meio, cemitério bizantino (em Mucugê), museu do garimpo... Existem vários outros maravilhosos locais. O importante: carro é es sencial, pois as atrações ficam longe umas das outras. Para mudar de cidade e ir a outras atrações é necessário passar pela Br 242 (muito movimentada mas com asfalto bom). Não há como almoçar, pois os passeios consomem todo o dia. Jantar é o melhor negócio. Pessoalmente gostei muito do "Cozinha Aberta". Guias são essenciais. Prefira os indicados pelas pousadas. Combustível mais barato está em Lençóis, aliás é a cidade mais estruturada de toda a região. Em Lençóis não há bancos, só uma agencia do BB e uma caixa lotérica. Leve grana. No mais curta o lugar, pois apesar de já bastante explorado a natureza ainda continua impressionante. Tércio Costa

40. Lençoís é uma cidadeafrodisiaca!!!!vale a pena conhece-la, vc vai amar cada cantinho q ela oferece. Mas vá acompanhada se não vai se arrepender.yoná
 

`

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS