POUSADAS ENGLISH VERSION

 

"Várias grutas podem ser encontradas no parque."

Ibitipoca palavra de origem tupi de: ibi = terra; ibiti = terra alta e poca que estala como em  pipoca, taquara poca, sabiá poca. Então Ibitipoca quer dizer: SERRA QUE ESTALA

O Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb), criado por lei em 04/07/73, possui uma área de 1488 hectares e pertence ao Estado de Minas Gerais. O clima da região é tropical de altitude e a temperatura média anual varia entre 4º e 18,9º. O PEIb está localizado em um braço da Serra da Mantiqueira, com altitude entre 1000 e 1784m.

"Aqui tem uma igrejinha muito antiga." 

O parque foi criado com o objetivo de garantir a preservação do ecossistema; possibilitar a realização de estudos e pesquisas científicas e oferecer condições para o turismo e a conscientização ambiental.
Ele possui uma das maiores biodiversidades mundiais: destaca-se por sua formação rochosa, possuindo a segunda maior concentração de quartzito do mundo, além de ser o paraíso das bromélias, orquídeas, samambaias e candeias.

 

O camping tem número limitado barracas, mas a quantidade de visitantes é muito grande devido à existência de campings, pousadas e casas de veraneio, no Arraial e redondezas. Devido à sua proximidade, o Arraial pode ser considerado uma extensão da infra-estrutura turística do Parque, que dispõe de áreas de camping.

 

Prainha - formada pelo Rio do Salto, que corre por toda a área na forma de pequenas cachoeiras e corredeiras. Nos dias mais quentes, é possível refrescar em poços mais profundos, onde é preciso atenção e cuidado

Lago dos Espelhos - o nome se deve ao reflexo da luz do sol na água escura pela profundidade, apesar de muito limpa.

Cachoeira dos Macacos - segue o Rio do Salto .A cor da água, que vai do laranja ao vermelho, é resultante da decomposição da matéria orgânica vegetal humificada, também responsável pela acidez dos rios.

"A Ponte de Pedra impressiona."

Janela do Céu - As águas do Rio Vermelho deixam corredores de pedras e de vegetação e em direção ao norte para atingirem este que é uma das principais atrações.

Ponte de Pedra -  um gigantesco túnel cavado pela água que pode ser visitado tanto por cima quanto no seu interior.

Pedra Quadrada  - intriga os turistas, que não encontram explicação para a formação de um cubo. 

Lago das Miragens reflete o brilho do sol, formando imagens na rocha.

"A água tem cor de mate."

Santuário - abriga um grande lago, um paredão de musgos e uma lâmina d'água,o acesso é fácil e pode também ser percorrido pelas águas, mas exige o acompanhamento de quem conhece o caminho. 

Cachoeirinha -  desemboca numa pequena praia, onde a areia branca lembra mais uma vez o mar. 

Lagoa Seca -  o, uma área que parecia estar reservada à água foi tomada pela grama, assemelhando-se a um pântano.

Gruta das Bromélias -  impressiona logo nos primeiros metros. Uma imensa clarabóia, bem na entrada, é invadida pelos raios de sol, mais intensos a partir do meio-dia. No alto da cavidade, a presença das bromélias e continuando a incursão, as passagens ficam mais estreitas e difíceis, levando, muitas vezes, a grandes salões. 

Gruta dos Viajantes - famosa por ter sido freqüentada por muitos que, de passagem, pernoitavam ali.  

Gruta do Fugitivo -  próxima à dos Moreiras, que possui um grande espaço interno. Hoje, várias delas são habitadas apenas por adorinhões-de-coleira-falha, que lá passam o verão.

Gruta dos Três Arcos - não exige o uso de lanterna para ser visitada. As três aberturas na rocha permitem a entrada da luz do dia. 

"Apenas mais uma das dezenas quedas do parque."

Gruta dos Coelhos - ao lado do camping

Gruta do Monjolinho, cujo nome é uma referência ao engenho movido à água de um antigo morador.

A Gruta da Catedral -  apesar de parecer um pequeno abrigo com entrada estreita, leva a um lugar paradisíaco.A luz no fim do túnel vem acompanhada de uma pequena cachoeira, de onde se avista a entrada de mais duas cavernas. 
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Dá pra acampar dentro do parque.

2.Leve lanterna , lá tem várias grutas.

3.Quem quer conhecer tudo tem que andar muito.

4.Leve agasalho , lá faz frio.

5.Entrada Limitada no Parque I - 300 (trezentos) visitantes ao dia, em dias de semana (segunda a sexta); II - 800 (oitocentos) visitantes ao dia, em sábados, domingos e feriados ; III - 10 (dez) barracas nas áreas de camping, não excedendo a 30 (trinta) pessoas, em dias de semana (segunda a sexta); IV - 15 (quinze) barracas nas áreas de camping, não excedendo a 45 (quarenta e cinco) pessoas aos sábados, domingos e feriados;V - 30 (trinta) o número de vagas nos estacionamentos do parque, independente do dia de semana.

6."Reserve um dia de caminhada, mas não deixe de conhecer a janela do céu! O visual é maravilhoso!" dica de Fabricio e Ludimila - RJ

7."Não deixe de curtir o Blues quando rolar o Ibitiblues!!! O pão de canela das tias é maravilhoso ...não se esqueça!!!Vale a pena!" dica de Flávio Klippel Machado - Petrópolis RJ

8."Visite os forrós locais com os nativos quando for a Ibiti..." dica de Frances - Juiz de Fora

9."Fala Haxi,faltam palavras para explicar meu carnaval  em Ibitipoca, sem dúvida vale a pena gastar dias no local. Para acampar, quem quiser curtir somente o parque deverá reservar uma vaga no camping do parque com até dois meses de antecedência segundo os guardas florestais. Para aqueles que curtem uma noitada, deverão acampar fora do parque, uma dica é o Camping Vargem do Engenho, tem chuveiro quente o espaço é bom e o pessoal é tranquilo(fale com Seu Mariano). O camping fica no meio do caminho entre o parque e o centro, ótima localização. Quem quiser algo mais sofisticado procure o camping e chalés Meu Recanto, o conforto é proporcional ao preço.A noite poderá curtir um forró ou sons alternativos em alguns bares da cidade. Não deixe de jogar uma sinuca no bar do Oscar atrás da Igreja matriz, a cerveja é geladíssima. Mas lembrando que para conhecer o parque requer muita disposição para caminhar e deverá acordar cedo, dependendo do movimento, uma vez que o número de visitantes do parque foi limitado à 800 pessoas. Tem vários locais servindo uma comida caseira baratíssima, poderá comer um self-service por R$3,00 sem balança, servindo-se à vontade, e também tem restaurantes mais requintados para quem gosta.Se você vai para Ibitipoca pensando em azarar, este não é o local. A maioria dos visitantes são casais, então procure outro pico. Pretendo agora ir no festival Ibitiblues, que dizem que é muito bem frequentado, deverá ocorrer entre Junho e Julho Peço que cuidem bem do parque, pois ainda quero retornar lá e terminar de conhecer todos os picos, pq tem muita coisa a ser vista ainda que não tive tempo de conhecer. dica de Hugo Azevedo - Rio de Janeiro

10."Oi Galera...ai vão algumas dicas de como curtir Ibitipoca...Leve na bagagem muita disposição porque as trilhas do parque são bem cansativas e demoradas , mas as cachoeiras e as grutas compensam o esforço...!! Não deixem de frequentar os forrós que rolam a noite na vila , além de ser muito legal vc acaba conhecendo um bocado de nativos que vivem do Turismo de Ibitipoca. E para quem não pensa em acampar dentro do parque , uma boa dica é alugar a casa Amarela (3 km de distância do parque)...a casa é show , tem chuveiro a gás (quente), fogão a lenha , e o mais bacana de tudo é que não tem energia elétrica , a iluminação depois do por do sol fica por conta de lampiões e lanternas....!!" Grande beijo a todos...Mariana - Limeira(SP)

11."Sou meio suspeita para isto, tenho 21 anos e conheço o local há 8 anos e tive a oportunidade de ver tds as mudanças...... algumas boa e outras ruins, mas o local conserva a essência e consegue não perder o brilho.... Moro em Juiz de Fora, e fica super perto.... qnd não se tem nada para fazer por aqui subimos a serra, e aí arrumamos muiiiita coisa boa pra fazer por lá....Pra começar a viajem não deixe de passar pelo Bar do Mosquito Elétrico que fica na subida da serra, lá pelo Km 13.... Dê uma olhada no mural que o Mosquito tem em seu bar, vc ficará mais empolgado ainda pelo resto da viagem.... Ah, não se esqueça de pedir para ver as cobras que ele tem em sua residência, de assinar o livro de visitas e tb de tirar uma foto para ser incluída no mural..... Lá tem foto de qnd eu ainda tinha uns 14 anos !!!! No parque é indispensável conhecer o Pico do Peão e a Janela para o Céu..... Mas terão que estar com muita disposição, pois as caminhadas são bem longas e puxadas..... Levem alimentos leves e bastante líquido nas mochilas, e o mais importante, NÃO SE ESQUEÇAM DE LEVAR SACOS PARA LIXO..... Mas para aproveitas tudo mesmo da caminhada, levem algumas lanternas de longo alcance e bastante pilhas de reserva, em algumas grutas não se consegue enxergar um palmo à sua frente.... E em Conceição de Ibitipoca (o arraial) não se pode deixar de tomar uma cerveja e/ou uma pinga com leite no famoso bar do Zé do Arame... E degustar uns dos pastéis de chocolate na Pastelaria..... É o máximo!!!! Á noite, curtimos sempre uns forrozinhos maneiríssimos que sempre rolam por lá.... É importante dizer que atualmente fizeram algumas mudanças em relação à entrada no parque... Devido ao grande número de visitantes, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) o número de visitantes foi diminuído para evitar a degradação do meio ambiente.... Assim, as pessoas que são de longe devem se prevenir e chegar bem cedo para conseguir adquirir a entrada para o parque... VALE A PENA, SEMPRE!!! Nesta época do meio do ano faz muito frio por lá, mas ainda sim acho uma das melhores épocas para acampar.... podemos fazer uma roda em volta de uma fogueira e curtir o luar embalados pelo som de um violão e gaita..... Aproveitem tudo o que a cidade lhes oferece, certamente será uma viagem inesquecível !!!! No próximo dia 09 de junho vai rolar o 3º IbitiBlues, é um dos melhores festivais de Blues que já fui em td a minha vida ..... Diferente do primeiro evento, o do ano passado e o deste ano serão realizados em ambientes fechados, e sendo assim vc tem que adquirir os convites em Juiz de Fora ou no Arraial mesmo... Vale a pena, é muito bom.... e a LUA ajuda no clima....!!!! No meio do ano, os amantes de Off-Road podem curtir um dos melhores Enduros de MG.... Boa Viagem !!!!!" dica de  Mary - Juiz de Fora 

12."Se você for de barraca, que seja uma boa barraca que não entre água, porque chove muito!!! dica de Marcelo Menezes - Curitiba - Paraná

13."Olá galera, Ai vai minha dica pra quem vai pra Conceição de Ibitipoca...Não deixem de visitar a rampa de asa-delta, fica a uns 20 minutos de caminhada sentido Arraial-Lima Duarte...e de preferência pra ver o por do sol... Fui lá no feriado de ano novo e pode passar 100 anos que nunca esquecerei. Tive o privilegio de ver a primeira noite do reveillon chegando num lado do vale e o ultimo dia o ano o l indo embora no outro lado...A montanha é tão alta que é possível ver um lado escuro e o outro claro...é simplesmente inesquecível...não percam!!!"dica de Cris - Osasco - SP

14."Aí galera,essa não é uma nova dica pq já é conhecida dos natura mas NUNCA crie trilhas secundarias, por isso só ande naquelas já marcadas,afinal a natureza é mãe e tava rolando um papo que o parque ia fechar para reflorestamento em 2001,isso não aconteceu, mas a entrada no parque nos principais feriados esta limitada (reserve o camping).Tem um bar maneiro, um casarão antigo com sinuca,plufs,antiguidades,bichos,fotos e muita historia de Ibitipoca,vale a pena conferir, subindo para a igreja antiga.fora isso o povo e muito tranquilo,rola forro,luau,blues, vinho e muito astral positivo,não perca... "dica de Ligia - Vitória ES

15."Já conheço Ibitipoca faz um bom tempo, e cada vez que eu vou pra lá eu fico mais encantado com a beleza do lugar. O farelo que se desprende da formação de quartzito, faz tudo brilhar quando bate o vento. É uma doidera. No caminho da Serra para Ibitipoca, pare pra tomar uma gelada no bar Muskito Elétrico. Chegando lá, peça para a mulher do Zé do Arame preparar aquele frango com quiabo acompanhado de arroz, feijão e angú. É de dar água na boca... " dica de Rodrigo Papov - São José dos Pinhais - PR

16."A dica é sobre Ibitipoca, que é maravilhoso! Vale a pena dar um rolé por Lima Duarte pra conhecer, a cidade é bonitinha." dica de  Henrique Henriques

17"Pessoal, lá é demaiiiiiiiiiiiiiissssssssssssssss!!!!!! Ficamos no camping Canto da Vida que é tudo de bom!!!!! Vale a pena conhecer Ibitipoca, mas uma dica é ir com tempo prá curtir tudo que o lugar tem pra oferecer.....Espero que vcs curtam muito o lugar e toda aquela natureza maravilhosa, sempre preservando-a, claro!!! Beijos" dica de Raquel e Luis Fernando, Monique e Murilo"  Petrópolis RJ

18."Para a galera que não pode estar em Ibiti nos dias comuns vai a dica... prepare seu bolso. O preço da entrada no parque em feriados está R$15,00 para espanto de muitos que estiveram por lá na Semana Santa. Concordo plenamente que o parque DEVE ser preservado e devemos fazer de tudo para que isso ocorra, menos impedir, como aconteceu com muitas pessoas, que alguém deixe de conhecer o parque, ou parte dele já que não dá para ver tudo em um dia, porque não tem dinheiro para o ingresso. Já basta ter que acordar às 6 da matina para comprar o ingresso, e cada um ter que ir pessoalmente comprar o seu."dica de Bruna, Sampa.

19."Aí galera, o parque é muito maneiro. o melhor que conheci. Recomendo levar um violão, para a noite curtir um som, mas acordem cedo para conhecer o parque, em três dias dá para conhecer o parque todo. Não deixem de ir para a Janela do Céu, porque o visual é 10, e façam a caminhada até ela por dentro do rio, porque é melhor ainda, procurem um guia para saber melhor. Não esqueçam de curtir o por do sol, porque é show. E nas caminhadas levem alguma larica porque a mais longa chega a 19Km..." dica de dica de Gustavo Mattos - Rio de Janeiro - RJ 

20."Oi pessoal,o parque é d+. Preparem-se para a caminhada até a Janela do Céu e até a Cachoeirinha! Eu pensei que você morrer de tanto andar, mas valeu a pena."É LINDO!!!!!!!!" Vá com um tênis confortável. P/quem não quer ficar em camping a dica é ficar na Repousada. O atendimento é dez. Os donos são super simpáticos, comida boa, chalé confortável e limpo. Parecia que eu era da família. O suco de laranja é muito bom. O blues de noite na cidade é ótimo! Que frio!!!Beijos"dica de. Paty e Vitor - RJ

21."Fiquei encantada com o lugar e não sossego enquanto não voltar!!! Comidinha igual a da Dona Balduína, não tem igual!!! Recomendo caminhar bastante, conhecer as grutas e cachoeiras, dançar forró, etc." dica de Dany, Antonio e Fellipe

23."Alô, amantes da natureza. Conheço ibiti desde 1986. Hoje moro em Salvador-BA, portanto muito longe. Venho dar uma dica e fazer um pedido ao mesmo tempo. Faz muito tempo que não vou lá. E quando voltar gostaria de encontrar a natureza como ela sempre foi, portanto preservem-a para que possamos curti-la por muito tempo. Ibiti não tem local mais bonito. Cada cachoeira, cada gruta, cada trilha, melhor que a outra. É um astral maravilhoso. AME IBITI." dica de Levy Souza Lima SALVADOR-BA

24."Se você vai para Ibitipoca e não conhece a janela do céu nem vale a pena...mas  também não esqueça de ir na cachoeirinha que é perto da janela e também tem mó  visual maravilhoso!!" dica de Jana

25."ola galera!!!estive em ibitipoca no carnaval d. Realmente é um lugar incrivel!!!!! Fiquei hospedada numa pousada muito gostosa e barata, que fica próxima a igrejinha. O nome é pousada poente, pois alguns quartos tem uma vista linda voltada para o pôr do sol!! a dona de la se chama cristina e é ela mesma q faz os pães, bolos,sucos, biscoitos, roscas, geleia de goiaba, suco natural, e o famoso pão de canela (tel: (32) 3281-8125) . Todo dia no café da manhã eram servidos alimentos frescos e caseiros. Pra que é fã de um bom cafe da manhã e de uma vista linda la valhe muito a pena!!! Outra dica que eu tenho é visitar a lojinha de artesanato do fôrma! esse cara é um dos guias credenciados para levar turistas ao parque e a sua loja tem uns artesanatos muito legais alem de vender uma pinga deliciosa. Outra dica muito boa é fazer um passeio à cavalo com um dos filhos da tia tonica (dona de um restaurante de comida caseira que tem seu próprio nome) para marcar o passeio é só ir a este restaurante. No passeio vc conhece o rampa de asa delta, passa por diferentes formação de vegetação do cerrado(campo limpo, campo sujo, cerradão) e ainda tem a oportunidade de comer umas amoras deliciosas q são encontradas pelo caminho. " dica de fernanda- belo horizonte

26."Olá galera, Ibitipoca é tudo de bom e mais um pouco, lugar realmente maravilhoso, de belezas naturais que superam qualquer expectativa. Não deixe de visitar a janela do céu, porém, faça primeiro o circuito do Pico do Peão,uma caminhada muito árdua, subidas de quase 90º, mas vale a pena, vc pode ir logo cedo pra lá, e voltar fazendo o circuito das águas para se refrescar . O circuito da Janela do Céu é bem mais fácil do que o do Pico do Peão. Pra jantar não se tem grandes opções, apenas um restaurante e uma pizzaria, e tem que chegar cedo, senão, já era, fecha cedo. E se estiver com pressa de chegar , não pare no Bar do Mosquito Elétrico, pois o carinha gosta de falar hein, se deixar, ele passa o dia conversando com vc, porém se estiver com tempo, dê uma parada lá, é logo no começo da estrada de terra que vai para Ibitipoca." dica de Cristiano

27."Ibitipoca é o Paraíso , tipo comercial de televisão , perfeito..fiquem no IBITILUA , é barato e o pessoal muito gente boa , ah naum esqueça de levar o violão, pois sempre rola uma fogueirinha com violão.Um Abraço." dica de Haroldo Braga

28."Quando vcs visitarem este lugar paradisíaco façam passeios com os guias Paula e Rodrigo.Alem de serem ótimos guias são pessoas maravilhosas e inesquecíveis , a impressão é  que eles gostam tanto de ibitipoca e suas maravilhas que eles Estão sempre encantados a cada passeio,eles sem duvida irÃo fazer de seu passeio uma viagem muito mais prazerosa e sem duvida vcs apreciaram muito mais o parque !!!"dica de max dentista

29." Se for a Ibitipoca, conheça a Janela do Céu e o Lago dos Espelhos, prepare tênis confortável e o fôlego pra uma longa caminhada, mas eu garanto, o visual e a paz do lugar vale qualquer esforço e todas as bolhas no pé." dica de Maria Laura

30." O lugar é show, porém a infra-estrutura é precária! Leve um kit de primeiros socorros, pois lá não tem farmácia. E programe-se sempre p/chegar cedo ao Parque, pois se o Parque fecha não tem absolutamente nada o q fazer! Se seu carro não for 4x4 ou picape, prepare-se p/sofrer na estradinha estreita, esburacarada e íngrime! De resto, bom passeio!"dica de Leandro Norte

31." Galera...Ibiti é tudo de bom! Lugarzinho barato e dá pra curtir um fim de semana TOP! Se estiver acompanhado então, melhor ainda pq o frio q faz nessa terra...PUTZ!
Dá pra escolher pousada (pra galera com mais bala na agulha) ou camping (pra quem quer curtir e gastar pokinho) mas o canal são os quartinhos do Sr. Geraldo, quase do lado do IBITI LUA, confortável e barato ao mesmo tempo. Ah! Não se esqueça de conhecer o comédia do Vicente. Na hora vc vai entender pq! O resto das dicas eu deixo pro pessoal que conhece mais. "dica de  Flavinha Juiz de Fora

32."Ibitipoca é show, mas também visite Perobas, é melhor ainda!"dica de Marcos

33."Ibitipoca reúne vários atrativos naturais imperdíveis, mas sem dúvida quem visita a vila não pode deixar de conhecer o CANDEIAS Bar Blues, tem um ambiente diferenciado e todas as pessoas que levei neste bar adoraram. O dono se chama FIRMA, uma figura super simpática e atenciosa.. "Márcio Barbosa

34. Tirando a estrada que liga Lima Duarte a Ibitipoca(25KM de estrada precária),o restante e so alegria vale muito apena visitar esta linda vila,a principal atração e o parque que é muito bacana.(entada 5 reais dia de semana e 15 reais finais de semana + 15 reais o estacionamento qualquer dia).HÉLIO

 

`

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS