"As Ilhas  são visita obrigatória."

 

Angra dos Reis é uma das mais antigas cidades do Brasil. As terras do município foram descobertas oficialmente pelo navegador  Gonçalo Coelho,  em 06 de janeiro de 1502, dois anos após o Descobrimento do Brasil. Consta, entretanto, que muito tempo antes, a tribo dos Goionás  já desfrutava de suas intocadas belezas.  Os colonizadores só chegaram em 1556. Fixaram-se junto a uma enseada originando um povoado. Tornou-se vila em 1608 recebendo o nome de Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.  A elevação de cidade de Angra dos Reis aconteceu em 1853. 

"Aqui tem muita ilha maneira!"

Em Angra existem ilhas particulares, que ostentam luxuosas mansões, e outras abertas à visitação. Nestas, há praias de areia fina e águas claras e calmas, boas para o mergulho.


Ilhas:
Angra possui 365 ilhas. Algumas delas se destacam, como a Ilha dos Porcos, as Ilhas Botinas, que são o cartão postal da região, a Ilha de Itanhangá, que possui opções de trilhas, escaladas, canoagem e mergulho e a Ilha Grande, a mais famosa de todas, repleta de aventuras e praias paradisíacas.
 

"A Praia do Dentista fica lotada de barcos nos feriados."

Estrada do Contorno:  no continente que leva a diversas praias, desde as mais badaladas como a Praia Grande, até as mais vazias como a Praia do Retiro. Destaque para a bonita Praia do Tanguazinho e para construções históricas como a Ermida do Bonfim (1780) e o Colégio Naval.

Ilha da Gipóia: o nome  vem de Gibóia, pois seu formato se assemelha ao de uma cobra. Ali encontram-se as badaladíssimas praias de Jurubaíba e das Flechas. Há também boas opções para os surfistas, como as praias Grande e de Feras. A praia da Piedade é ótima para famílias, e a praia do Amaral não possui infra-estrutura, estando sempre mais deserta.


Ponta Leste:a praia do Coqueiro é vazia e nela há vestígios do início da construção de uma ferrovia abandonada. A praia do Maciel possui boa infra-estrutura, sendo bem movimentada. Na ponta Leste aconteceram alguns naufrágios que podem ser uma atração para os mergulhadores.

"Bacana!"

Cachoeiras:
Na Serra do Mar existem diversas cachoeiras e corredeiras, entre elas, a Bracuhy, a Ariró, a Branqueta e a Capureta.

Cachoeira da Banqueta  - fica num bairro rural da Região de Angra e possui alguns poços para um banho de águas geladas.  Em alguns poucos pontos pode-se encontrar algumas quedas mais acentuadas.  Proporciona bons passeios de moto ou montain bike, a natureza é exuberante.

Cachoeira do Bracuhy  É uma das mais conhecidas corredeiras da região.  No cume, onde o acesso é feito apenas a pé, existe uma grande cachoeira.  O rio é muito caudaloso e a corredeira é muito forte.  Previna-se ou prepare-se para muitas mordidas de "borrachudos", pequenos mosquitos que "incomodam muita gente".

Cachoeira do Caputera  São vários rios de água abundante e limpa com alguns pontos de queda d’água.  Alguns desses pontos possuem grandes poços onde se instalaram bares e outros serviços.  Um passeio interessante é subir as corredeiras a pé, procurando pontos menos concorridos.  São muitos. A entrada fica ao lado do terminal petrolífero da Petrobrás, a 20 km do centro de Angra.

"Existem dezenas de marinas em Angra."

Praias:
No continente, próximo às usinas, está a praia Brava, procurada pelos surfistas, e a Praia Secreta, totalmente deserta. Ainda ali perto, está Mambucaba, uma vila histórica que preserva antigos casarões.
 

"Peixes... muitos peixes."

ATRAÇÕES CULTURAIS:
Igrejas e casarões tombados pelo patrimônio cultural, cujas construções datam do século XVIII.

"A água é cristalina!"


Mansão do Morcego:
Construção que pertenceu ao pirata Juan de Lorenzo. Ela e o antigo aqueduto datam do séc. XIX (na Ilha Grande).

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Não deixe de visitar a Ilha Grande. É a principal ilha da região

2.Outras 2 opções imperdíveis são as ilhas Botinas. Lá dá para dar um  mergulho excelente.

3.Na ilha da Gipóia existem praias onde muitos barcos se encontram e a praia fica parecendo uma festa (nos feriados). Uma delas é a praia do Dentista. As vezes, por incrível que pareça, é difícil arrumar um espaço para jogar a ancora.

4.Angra dos Reis, possivelmente tem um dos melhores reveillons do Brasil. São festas nas ilhas, nos condomínios, nos hoteis e resorts. Com certeza , lá é um lugar excelente para se passar um ano novo.

5.Procure saber a previsão do tempo antes de ir. As vezes acontece de chover uma semana seguida em Angra. Isso acontece por causa das montanhas que são muito próximas do mar.

6.O programa principal em Angra é andar de barco. Se você enjoa, está indo para o lugar errado.

7.Leve seu equipamento de mergulho se tiver. Você vai sentir falta dele.

8.Se tiver tempo, aproveite para dar uma esticadinha até Paraty.

9."O Codominio do Frade tem ótimos restaurantes. Tem o Crepe para a galera jovem, Morro do Coco no campo de Golf  além de um japones perto da entrada." dica de Letícia Almeida

10."Angra tem altas cachoeiras também! Não deixe de visita-las!!!" dica de Amanda Vieira

11."Vá na Praia do Laboratório. A água é super quente porque ali está a saida da agua da turbina de Angra 2. É muito doido." dica de Rafael Varas

13."Gostaria de lhe fazer uma pequena correção. Angra dos Reis foi descoberta por André Gonçalves, em 6 de janeiro de 1502. E os índios que aqui habilitavam eram os Tamoios. Um grande abraço e boa viagem. "dica de Gauber

14."TRILHA DO OURO
JÁ EXISTE UM GRUPO DE GUIAS FORMADOS PELO SEBRAE DE ANGRA DOS REIS, TODOS ELES, NATIVOS DO PARQUE DA SERRA DA BOCAINA, ORGANIZANDO A CADA QUINZE DIAS SAIDAS DO RIO DE JANEIRO, COM PACOTES COMPLETOS, INCLUINDO VAN DO RIO ATE SAO JOSE DO BARREIRO,TRANSPORTE ATE A ENTRADA DO PARQUE,HOSPEDAGEM NOS PONTOS DE APOIO DA TRILHA COM CAFE, ALMOÇO E JANTAR, DOIS GUIAS PARA GRUPO DE 10 A 15 PESSOAS E TRANSPORTE DE MAMBUCABA PARA O RJ. NUM TOTAL DE 3 DIAS SAIDA AS SEXTAS-FEIRAS DO RIO AS 06:00 HS E CHEGADA AOS DOMINGOS AS 18:00 HS, O SERVIÇO E PROFISSIONAL VALE A PENA CONFERIR."dica de RILDO SOARES

 

`

 

 

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS