"Tô quase chegando na Ilha Grande!"

Informações Turistícas :Av. Beira-Mar, Vila do Abraão, quiosque próximo ao caís só na temporada.

Aqueduto(1884) e Antigo Lazareto - Na Praia Preta, 20min da vila (acesso pelo canto esquerdo da Praia do Abraão). Imponente aqueduto construído para abastecer o antigo leprosário. As ruínas, escondidas pela vegetação, deixam entrever as grossas paredes de taipa de algumas celas. Há uma cachoeira próxima.

Cachoeira da Feiticeira - Com 15m de queda é considerada a mais bela da ilha (acesso por trilha a partir do Abraão, caminhada de 1h30).

 

"É muito bom navegar  nesse visual"

Farol dos Castelhanos (1900) - No extremo Leste da ilha, sobre uma ponta rochosa. Com vista grandiosa do mar aberto e da Restinga de Marambala. Tem 14m de altura e paredes com 1m de espessura. Fica na Ponta dos Castelhanos. O acesso é difícil e tem que ser feito por trilha, a partir das praias de Lopes Mendes ou dos Mangues.

 

" Na Praia do Aventureiro tem altas ondas! " 

Gruta do Acaiá - Acesso por barco a partir do Abraão ou Provetá. E preciso arrastar o corpo para entrar na gruta, pois é bastante estreita. Há uma abertura que dá para o mar, pela qual se pode ver os reflexos dos raios de sol, através das éguas transparentes.

Igreja de Santana (1796) - Freguesia de Santana (acesso por trilha a partir da Vila, com 3h de caminhada leve). Emoldurada por coqueiros, domina o cenário da pequena Vila da Freguesia, a primeira da ilha, onde há um cemitério de piratas.

 

 "Nas praias do Sul e do Leste também tem onda."

Ilha Das Palmas - em frente á praia de mesmo nome, boa para mergulho autônomo. Os barqueiros não gostam de ir até lá por causa do mar agitado. A dos Macacos e a do Curiri também são boas para mergulho.

Lagoa Azul (foto) - Na verdade, uma pseudo-lagoa, formada por 3 ilhas. Uma delas, a do Macaco, é ótimo lugar para mergulho com snorkel. Barcos a partir do Abraâo. Pode-se ir andando (4h30).

"Farofa!"

Mansão do Morcego (1629) - Propriedade particular, entrada proibida (acesso por mar ou trilha). Considerada a terceira construção em alvenaria do pais. pertenceu ao lendário pirata espanhol Juan de Lorenzo. Nela, morou o cineasta Mário Peixoto, célebre diretor de Limite, que resgatou do mar um antigo canhão.

 

"Essa é a Enseada de Palmas vista de cima!"

Reserva Biológica da Praia do Sul - Abrangendo as praias do Aventureiro -onde está a Pedra do Demo e do Sul, primitivas, 7h de caminhada. Do Leste - rios e lagoas cercadas de mangues. Parnaióca – cachoeira , banho de rio, vila-fantasma , ruínas do tempo dos escravos e pesqueiro. Acesso por mar ou trilha (6h). 

 

"Dá pra ver a Vila do Abraão daqui de cima!"

Pescaria - O litoral rochoso. as águas transparentes e a temperatura adequada fazem da Ilha um excelente habitat marinho. As pescas de arrastão e de rede fina são proibidas, mas são permitidas as de linha e a submarina. Entre os melhores locais, as pontes do Sitio Forte, Alto da Parnaióca e dos Meros; a enseada Lopes Mandes, a Praia do Sul, a gruta submarína do Acaiá e a ilha do Jorge Grego.

Picos e Montanhas - Os pontos mais elevados são o Pico da Pedra d'Agua 1 031m, Piso do Papagaio, 990m (4h de subida) e Pico do Ferreira, 740m, pista natural de asa delta e bela vista. Acesso difícil.

Praias - A partir da Praia do Abraão, em direção ao norte, começa um pequeno circuito de praias. Bem próximas a vila e de fácil acesso: da Júlia, da Bica, Cumprida , da Crena, Guanxuma e do Abraãzinho (40 min a pé). Basta seguir as trílhas que saem dos cantos das praias até a próxíma faixa de areia. Vegetação rica e águas calmas e limpas.Do Morcego - antiga residencia de pirata, hoje propritedade particular. Grande das Palmas - vila de pescadores, carnping e bar (2h a pé). Dos Mangues - apenas 500m e riachos que formam mangues nas extremidades.  Lopes Mendes, 3km - uma das mais bonitas da ilha, com águas transparentes (2h30 a pé ou 30mín a partir de Grande das Palmas),

 

 Caxadaço - pequena , antigo ponto de desembarque de escravos com cachoeira a 20min a pé e estradinha de 3km construída por escravos e que chega até Dois Rios, praia onde ficava o presídio (com trilha de 2h a pé a partir do Abraão) . Seguindo na direção sul, ainda a partir da Praia do Abraão, chega-se á Preta ou Lazaretto (l5min pé). Miradeiro, Feiticeira e lguaçu – boas para banho. Camiranga, de Fora - área para camping. Saco do Céu - pequena e tranquila enseada que á noite, reflete as estrelas (dai o nome, 2h a pé). Guanxuma, Funil , Japaris -colônia de pescadores. Freguesia de Santana - igreja de 1796 e antigo cemitério de piratas(4h a pé).

De Baixo ou Freguesia do Sul  Bananal Matariz - colônia de pescadores. Passaterra, Maguariquiaçaba , Sitio Forte, da Teperae Ubatuba. Nas 3 últimas um navio naufragado que atrai mergulhadores .Longa - utilizada para pemoite de barqueiros. Grande de Araçatiba e Araçatiba - boas para esportes náuticos. Vermelha, Ponta e Gruta do Acaiá procuradas para caça submarina. Provetá onde a maioria dos moradores é evangélica. Dos Meros - boa para caça submarina. Em seguida vem a Praia dos Aventureiros - 7h a pé. Para Araçaiba, Provetá e outras praias, o transporte mais fácil é de barco, que sai do cais de Angra dos Reis.

"O barco é o único meio de transporte em Ilha Grande."

Trilhas - Há diversas atravessando a Ilha e passando por rios, cachoeiras, praias primitivias, vilas de pescadores e sítios históricos. Entre as mais praticáveis estão a da Vila do Abraão ,   Praia Grande das Palmas ,  Praia dos Mangues ,  Praia Lopes Mendes , a Vila do Abraão , Aquedudo , Saco do Céu , Freguesia de Santana ,  a Saco do Céu , Pico do Papagaio e a Freguesia de Santana ,Bananal , Matariz , Sítio Forte , Ubatuba , Areaçatiba.

"Em Aventureiro a água é clarinha."

Vila-Fantasma - Na Praia de Parnaióca , vestígios de importante vila abandonada devido a uma fuga de presos. Os moradores se espalharam por outras vilas e nunca mais retornaram.

 "Essa praia é Lopes Mendes , aqui quando entra ondulação quebram boas ondas."

HORÁRIOS DAS BARCAS S/A (ex-CONERJ)

De Mangaratiba para Abraão (Ilha Grande):

- Diariamente às 8:00h
- Sexta-feira há uma barca às 22:00h

De Angra dos Reis para Abraão (Ilha Grande):

- Diariamente às 15:30h

De Abraão (Ilha Grande) para Mangaratiba:

- Diariamente às 17:15h

De Abraão (Ilha Grande) para Angra dos Reis:

- Diariamente às 10:00h

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1. Só dá pra chegar lá de barco. Você pode pegar uma Barca em Angra p/ vila de Abrãao , ou pegar uma traineira rumo Provetá ou Abraão.

2. Quem quer ficar no lado oceânico da Ilha deve seguir para Provetá e acampar em Aventureiros. Quem desembarcar em Abrãao pode se hospedar lá mesmo , onde existe a maior infra-estrutura da Ilha ou acampar em Palmas pra surfar em Lopes Mendes.

3. As praias que recebem melhor ondulação na Ilha são: do Sul ,  do Leste , Aventureiros e Lopes Mendes. A melhor época pra surfar é de abril a novembro.   

4. Leve lanterna , lá faz muita falta.

5. Repelente de mosquito vai te trazer algum conforto.

6. Se prepare pra andar muito. Existem muitas trilhas , para os preguiçosos lanchas e traineiras fazem o papel de taxi.

7. Para quem vai de lancha ou veleiro o Saco do Céu é o lugar mais abrigado da ilha , além de ser perfeito para prática de wake-board , pois o mar não balança.

8. Leve equipamento de mergulho , a água é clarinha. Também existem algumas operadoras de mergulho na ilha.

9. Se você for de lancha pra lá , vale a pena dar um esticadinha e fazer a noite na Ilha do Arroz ou na  Mandala . Só dá pra ir de lancha , pois é longe da Ilha Grande. 

10."Pra quem não tá preparado é melhor pegar leve no forró, pois é possível dançar a noite toda!!! Mas que já curte, aproveite! O forró do Abraão além de lotado é o ponto alto da noite." dica de Juliana V. Mendonça

11."Sou apaixonada por esse lugar...altos picos p/ mergulho, surf, etc... mas bom mesmo, e muita aventura, é dar a volta na ilha em 5 dias...DICA- não leve peso extra, e carregue o teu lixo. Use apenas os campings legais (não destrua o que ainda está por lá, então não acampe selvagem);é uma pena ver a Praia dos Aventureiros ser devastada, e a população local cada dia mais ocupar o morro para abrigar os turistas...Melhor época = INVERNO (sem chuvas, sem multidão, etc)" dica de Carolina Monteiro

12."Eu amo esse lugar. Mas estão acabando com ele. Galera, vamos recolher nosso lixo. A Ilha tá ficando imunda. Cheia de latas de cerveja nas trilhas... Se acabarem com ela, não será "construída" outra. Vamos valorizá-la enquanto ela existe. Podemos curtí-la sem sujá-la!" dica de Aline - Rio de Janeiro

13."Haxi, vc deixou de falar um pouco mais sobre Dois Rios, uma das melhores atrações da Ilha. Pode-se chegar lá de barco ou a pé.  De barco, tem várias escunas e traineiras saindo do Abraão, mas que não fazem o passeio se o mar do lado oceânico da Ilha estiver jogando muito.  Eu fui a pé. É um pouco cansativo, pois são 2:30 para ir e um pouco mais para voltar... Segue-se por uma estrada de terra que corta a Ilha entre o Abraão e Dois Rios, usada antigamente para fazer transporte dos presos. Mais para o final da trilha vale a pena pegar um "atalho" que, apesar de tornar o percurso um pouco mais cansativo, pois é trilha irregular, tem um visual muito legal, em mata quase fechada, e ainda um lago chamado "Piscina dos Soldados", de águas claríssimas, onde dá para aliviar bastante o cansaço. A chegada a Dois Rios já dá uma idéia da compensação do esforço, pois é uma vila muito simpática, apesar de não muito cuidada, onde ainda moram alguns ex-funcionários do presídio e até o ex-presidiário mais famoso, Sr. Júlio, sempre disposto a uma conversa, a mostrar o trompete  que ganhou de uns jornalistas gringos e adora contar com detalhes histórias como a da famosa fuga do Escadinha .A visita ao presídio, implodido há alguns anos, é um passeio interessante, mas o melhor vem logo em frente: a praia de Dois Rios é maravilhosa, de águas claríssimas e, como o próprio nome diz, com dois rios desaguando nela, um em cada canto, formando um visual maneiríssimo. Ah, para comer, recomendo o PF que é vendido na casa do Getúlio, ex-funcionário do presídio, cuja esposa cozinha faz uma comida simples, deliciosa e barata.A minha dica é sair bem cedinho de Abraão, passar o dia todo em Dois Rios e voltar umas 16:30, porque a iluminação na estrada não é das melhores e depois que escurece complica...Se quiser acrescentar minha dica, dou a maior força, pq acho legal as pessoas conhecerem essa praia maravilhosa da Ilha, que fica meio esquecida por causa de seu "passado negro"... dica de Sandra - Rio de Janeiro

14."Fala galera....Viajei de novo esse feriado e fui pra ..... ILHA GRANDE (só pra variar), não adianta ... aquele lugar e um paraíso. Não e a toa que o site "Viagens Maneiras" recomenda, ne!? Valeu Galera .. abraços" dica de Michel Lemos

15."Outro lugar imperdível é Parnaióca, que com praia e cachoeira se torna um lugar perfeito, sem falar na hospitalidade dos moradores locais( Dona Zaira e João), que também preparam um bom PF. Parnaióca dificilmente tem onda, por isso não esqueça o equipamento de mergulho." dica de Marcos R. F. Machado

16."Conheci ilha grande no carnaval , foi o melhor lugar que fui, fiz várias trilhas, é indescritível, só indo pra crer, esse lugar modificou minha vida, comecei a dar outros valores, pretendo voltar o mais rápido possível, aventureiros tem de todas as tribos, vale a pena....."dica de Juliana Leite, RP

17."Contra mosquitos e borrachudos...Duas semanas antes do acampamento, tome muito complexo B, todos dias. Dois dias antes, tomar em dose dupla. O metabolismo forçado gera um repelente natural em nossa pele." dica de Gilson Teixeira Cornelio

18."Quem for acampar selvagem em Parnaioca ou Santo Antônio, por favor recolha seu lixo e cuidado com o Sudoeste!!! Prendam bem a barraca e levem uma lona porque em dias de chuva é possível cozinhar e sentar fora da barraca pra curtir!Vão sem data pra voltar pois se chover muito não há barcos e as trilhas ficam muito ruins...PRESERVE!!! ASSIM A ILHA GRANDE SERÁ SEMPRE A NOSSA ILHA!!! LINDA E FORA DA REALIDADE!!! Beijos "dica de Dani - Rio de Janeiro

19." Nesse carnaval, fui acampar  em Ilha grande. O lugar é"o lugar", entende? é simplesmente maravilhoso.Só tenho algumas dicas para dar: Eu fui de barca, q apesar do preço ( 2,80 ) não vale muito a pena para quem vai ficar em palmas, é muito mais jogo pegar um daqueles barquinhos q ficam lá em Mangaratiba e ir direto, o preço varia entre  10 ou 15 reais, mas tem a qualquer hora. No entanto a galera que estiver afim de aventura logo de chegada, pode fazer como eu fiz, vai de barca até Abraão e pega a trilha para Palmas ( é irado! ). Mas tem uma coisa!! ( conselho de amiga q teve essa experiência ) NÃO LEVE MUITO PESO!! Depois não diga q não avisei. Eu levei nada menos do q duas horas e dez minutos para chegar.A trilha é puxada, mas quando se chega lá no alto, meus caros! é de arrepiar de tão lindo, vale a pena. Outra coisa importante é escolher bem o camping q vocês vão ficar. Eu fiquei no camping do Alexandre e não gostei muito, apesar de ser o mais barato, não tem infra estrutura para agüentar um carnaval pôr exemplo.Não q o lugar seja ruim mas foi o próprio dono quem superlotou o lugar. A comida: o melhor lugar de palmas para se comer é com certeza o "Sabor das Palmas" , o P.F. é bom e barato. É isso ai galera, no mais é só indo pra lá para saber. Abraços e boa viagem." dica de Aline.

20."Galera, neste ano tive a oportunidade de conhecer um lugar Maravilhoso:"Ilha do Aventureiro", fiquei simplesmente encantada com o lugar.As águas são clarinhas...muitos peixinhos...E a noite é muito maneira, pois rola xote nas barracas ...é o maior clima...muita Paz e Amor, me amarrei no lugar.Ainda mais que estava acompanhada do meu gatinho Alexandre que é meu grande parceiro nestas aventuras... Porém aí vai uma dica para quem for conhecer o local, levem comida, pois infelizmente no vilarejo não existem muitos restaurantes e a comida acaba rápido, e se a pessoa não estiver prevenido acaba ficando com fome...Mas vale a pena todo esforço, principalmente se estiver acompanhado, o astral é de muita paixão....É irado!!!! Abraços de uma aventureira..." dica de Maria - Resende R.J.

21."Ilha Grande é um pico irado! O que estraga são os caras donos de barcos que lotam as escunas até transbordar de gente, tocando axé no último volume. Fuja desse programa de índio, principalmente em finais de semana prolongados. Prefira as caminhadas, onde rola menos "crowd". Ah! E recolha o seu lixo, mané!" dica de Cristian Campinas

22."Geinteim, a Ilha Grande é simplesmente d+! Se o paraíso realmente existe a Ilha Grande é o Clone. Lá tem tudo de bom, águas cristalinas, um clima maravilhoso o maior astral!! Vocês precisam conhecer a Praia do Aventureiro (se escreve sem o "S" no final mesmo)que é muito legal, principalmente pra quem gosta de pegar umas ondas, dançar um bom forró, fazer um lual na praia, tocar violão na beira do mar, cantar com os amigos... hummmm, só de pensar já dá a maior saudade daquela paraíso!!! Dormir a luz da lua e acordar na praia com o sol nascendo batendo no seu rosto e te esquentando... e aquele coqueiro que nasceu deitado!!! Muito doido, bem no comecinho da praia. Hummm, tudo de bom. Levem suas barracas e aproveitem toda beleza da Ilha Grande, levem comida ou comam PF que além de baratos são uma delícia, comidinha caseira de boa qualidade. Existem trilhas que cortam toda ilha, em uma semana da pra conhecer tudo, é bem cansativo mas é lindo de morrer, aliás de viver, né!!! Beijos," dica de  Marcelle Lopes

22."Caramba! Pernambuco possui as praias mais bonitas do litoral nordestino, mas Ilha Grande, realmente me encantou. Mais precisamente, Aventureiros. Já tinha visto fotos em revista de viagem, mas ao vivo, a história é outra. É muuuuito lindo! E é ainda melhor quando se está apaixonada. Se não tiver lua, não se preocupem, pois as estrelas se encarregam de enfeitar a noite.Não deixem de levar lanterna, caso queiram subir a trilha pra Provetá, pois é de lá de cima que se consegue sinal para fazer ligações de celular. Também não são todos que pegam direito. Se liguem! ...Pra chegar em Aventureiros, é só pegar uma embarcação no Porto de Angra, pois alguns moradores da praia fazem frete direto, é só combinar a data da volta com ele. Boa viagem e não esqueçam de deixar a praia limpa!" -dica de Dani Vilela, Recife -PE

23."Esqueceram da Lagoa Azul! É uma delícia de lugar de águas rasas e mais do que transparentes. É muito gostoso entrar naquela água totalmente transparente e perceber que você está cercado de peixes coloridos!!! Nas pedras tem uma fauna aquática colorida muito divertida e é um passeio muito maneiro até prá quem vai com crianças. Não deixem de conhecer esse pedaço do paraíso. Atenção: se alguém vai fazer programa de agência, preste atenção e veja se o pessoal do barco realmente conhece a Ilha a ponto de servir de guia... Muitos só enrolam e não sabem nada além do que o nome de algumas praias... Aqui no site do Haxi tem muito mais informação do que a maioria dos passeios oferece... Outra sobre barcos: TOMEM MUITO CUIDADO COM OS BARQUEIROS QUE SAEM DE MANGARATIBA E ANGRA DOS REIS! De Mangaratiba um cara me ofereceu um barquinho por 15 reais e depois fui saber pelos donos de bar do local que o cara é o maior cachaça e demoraria anos prá atravessar até a Ilha Grande! Já de Angra procure combinar o preço com o próprio barqueiro. Digo isso porque ficam uns caras catando passageiros no cais e que não vão junto na embarcação. Eles dizem um preço fictício, pois ganham dinheiro lotando o barco ou lancha. No meu caso, foi dito pelo carinha que as crianças não pagariam e já quase chegando em Ilha Grande o dono da lancha resolveu cobrar de todas as crianças a bordo e quando os turistas reclamaram ele se deu ao trabalho de ofender a todos de forma ameaçadora... ou seja, prefiram escunas que fazem passeio na Ilha, e de preferência que pertençam à alguma agência do local." dica de Fábio Aldovrando

24."Haxi, Fui para Ilha Grande (Palmas) com o meu namorado neste reveillon . Foi muito maravilhoso!!! O lugar é imperdivel mesmo. As minhas dicas são: 1 - dá para dividir o PF, e é barato, está em torno de 6 reais. 2- levar uma panela e colher para fazer o café da manhã. Leve o leite em pó e o café, tipo nescafé, pois isso é caro tomar café da manhã na Ilha. O fogãozinho para fazer o café, se vc estiver em camping, qualquer pessoa empresta. 3- Sigam o conselho da galera: leve repelente e lanterna. 4- leve apenas tennis e chinelo. 5 - roupas: short e biquini. A noite, bate um ventinho: leve um casaquinho. 6- Vale a pena ir para Conceição de Jacareí na volta pois é somente 1 hora de viagem. 7- Não leve drogas (e não utilize tb é claro)mas para aqueles que curtem, está rolando "dura" nas trilhas e nas praias, inclusive, ao chegar na Ilha no cais de Abrão, portanto, fique na alerta para que seu passeio não acabe mais cedo. Somente neste reveillon foram mais de 70 pessoas para a Delegacia, sendo destes, 10 estrangeiros. Os records foram Abrão e Palmas. 8 - Leve a máquina, tire bastante fotos. 9- Leve papel higiênico, é necessário. 10 - Para aqueles que fumam, leve seu cigarro. Lá é mais caro!!! Um beijo e espero que minhas dicas ajudem!!!" dica de Alice do Rio de Janeiro.

25."E  ai ,haxi  blz?  Bem,alem de tudo da ilha, a dica e' pros manos da parada: A  REVISTA DOS MEGANHAS e'  COMPLETA!!! (logo quando se desce da barca na ilha) se cuida malandro!  O resto e'  tudo de bom !!! obs: os restaurantes deixam muito a desejar na ilha. COMIDA CARA para o que oferecem! "dica de Mario & Guto.

26."Galera, se forem pra Ilha Grande pensem duas vezes antes de ficar no camping do Lucio. O lugar é limpo e a infra não é ruim, mas o dono do camping é totalmente paranóico. No começo achamos ótimo o camping ter portão fechado por conta da segurança... mas depois isso se revelou a maior roubada. O cara fez o maior terrorismo assim que chegamos, falando sobre violência na cidade, coisa que se revelou um grande exagero. Até porque existem mais policiais do que habitantes na cidade... mas o dono do camping ficava vigiando a gente 24hs. Chegou ao cúmulo quando estavamos voltando para o camping as 5hs (quando todos os jovens voltam das festas) e ao abrirmos o portão e estavamos nos despedindo do nosso amigo, também local, o cara sair lá fóra e fazer o maior barraco porque demoramos mais de 5 mins para fechar o portão, e ainda nos trancou pra fóra. FOI REVOLTANTE, não estavamos fazendo barulho nem nada. Isso porque o camping estava vazio, e nós seguimos todas as regras a risca. Éramos 3 garotas, e ele não tinha motivo nenhum pra reclamar em momento algum da nossa conduta. O cara chegou a insinuar coisas, fiquei revoltada!!! Pensem bem ao escolher ficar lá, porque nem dormir vc consegue direito por causa das luzes que ficam acesas por segurança... Paranóia pura!!!!"dica de Fabiana

27."Putz!!! Esse lugar é tudo na vida...Quem vê em fotos não tem noção de como o lugar é lindo. É uma pena que os moradores locais estejam pensando muito em ganhar dinheiro ultimamente lotando os campings, pois além de ficar desconfortável, polui e destrói a praia. Rola um forrozinho à noite no camping do Luiz e no camping depois da igrejinha, mas não acaba tarde. A trilha até Parnaióca é maneiríssima, maior visual...passa pela Praia do Sul, do Leste e por dentro de um mangue até chegar ao morro para atravessar. Vale muito à pena. Se forem antes do almoço levem comida , pois podem correr o rico de depois de 2 hs de trilha, chegar em Parnaióca e a comida ter acabado (aconteceu comigo...).As coisas em Parnaióca são mais caras do que em Aventureiro e não existem muitos campings, rola uma queda d'agua maneira... Porém em Aventureiro o nascer do Sol é a coisa mais deslumbrante que eu vi na vida. Posso morrer mil vezes que vou levar essa lembrança para todas as outras vidas!! Não esqueçam de catar todo o seu lixo... "dica de Aline Araújo - RJ. 

28."Para mim é o melhor lugar do mundo. A praia de Lopes Mendes. É perfeita. Procure ir numa época do ano tranquila. Nada de feriado. O lugar parece ser seu. O pico do papagaio, cansa, acaba com nossas pernas. Mas a vista compensa qualquer esforço e sacrifício. A vila do Abraão é show. Conheça os moradores são cheios de histórias para contar. Ah!!!! Tem um cara que sempre está lá fazendo caricaturas!!!! É 10. Eu fiz. É mega engraçado.  A ilha é o paraíso que deus deixou na terra para desfrutarmos... Conheça também a gruta do Acaiá. Se vc gosta de mergulhar é showwww. Existem 2 entradas na gruta. Uma pela terra, onde você tem que andar agachada cerca de 40 metros e no final vc vê só um neon, o azul do mar é maravilhoso. É um pedacinho do mundo muito especial.  Já pelo mar a entrada também é dez. Mas, procure um guia experiente na região. Jamais vá sozinho, ok? Beijos “ dica de Lanuza Madruga de Volta Redonda

29."Olá Pessoal, Sei que o e-mail é grande, mas por favor LEIAM! Estou escrevendo porque realmente estou contando com a ajuda de todos.  Aqueles que me conhecem sabem que já há alguns anos eu venho frequentando a  Ilha Grande e vivo fazendo propaganda de lá como o paraíso, e é mesmo! Tenho  certeza de que quem já foi, se surpreendeu com a beleza exuberante de todas  as praias. Bem, sempre acompanho as notícias sobre a Ilha e essa semana  surgiu a seguinte bomba: uma atitude absurda está para ser tomada por parte  da Prefeitura de Angra, que quer derrubar o antigo Plano Diretor de Angra,  que inclui a Ilha Grande, que proíbe qualquer tipo de construção por toda a  Ilha Grande. O novo Plano Diretor, que ainda não foi concluído, prevê a construção de  Mega Resorts na região da Praia de Dois Rios ( antigo presídio ), hoje de  preservação integral, que seria transformada em zona de turismo de grande  porte e seria autorizada a construção de resorts, hotéis, marinas, apart-hotéis e similares, numa área intocada. Isso não faz sentido. Apenas  serve para restringir o Turismo do local a uma determinada classe que pode  pagar por todos esses luxos. Isso só servirá para destroir a natureza,  desabrigar a população loca e engordar mais ainda o bolso dos especuladores  imobiliários e investidores que vão querer garfar um pedacinho de terra lá. A UERJ, que tem um Centro de Pesquisas na região, já encaminhou uma carta de  protesto a prefeitura, mas a união de todos nós nos manifestando contra esse  absurdo, é muito importante para ser criada uma corrente de mobilização  contrária a esse absurdo, que só é favorável aos grandes empresários do ramo  hoteleiro e imobiliário e muito negativa para toda a Ilha Grande. Por favor, divulguem essa notícia, quem puder fazer contato com alguma ONG,  Projetos de Ecologia em Escolas, Biólogos, Pesquisadores, Guias de  Ecoturismo, Arqueólogos ou simplesmente com qualquer pessoa que queira  entrar nessa "batalha" seria uma grande ajuda. O site da prefeitura de Angra é: www.angra.rj.gov.br quem quiser, mande um  e-mail em protesto. Galera do Rio e de Sampa, com vocês prol do meio  ambiente da Ilha. Um abraço e até a próxima."' dica de Denise Borge

30."Vila do Abraão - Ilha Grande.Bem galera, estou escrevendo para que vocês tomem cuidado com o Camping do Pernambuco, localizado na Rua Getúlio Vargas na Vila do Abraão. O cara (Sr. Nelson, vulgo Pernambuco) é muito Cavalgadura, grosso e ruim de jogo. Eu queria sair antes do período estipulado e pagar somente os dias que fiquei, ele arrumou uma confusão e falou que ia chamar a polícia, etc... Acabei tomando um prejuízo para não esquentar a cabeça. Evitem esse cara, pois pessoas assim não recebem bem os turistas e podem acabar estragando seu passeio."dica de Alisson Vieira de Albuquerque

31."E aí Haxi Blz???Eu espero que sim, aí vão algumas dicas de Ilha Grande. Pessoal, Nunca mas Nunca mesmo fiquem no Camping Cantinho da Ilha, o Robson  dono do local não tem o mínimo respeito pelos turistas, eles informam a  todos que não fazem pacotes, trabalham apenas com diária, mas logo que vc  chega ao camping é solicitado que vc faça um ficha para identificar a  barraca, mas para que seja feita essa ficha é necessário que o valor das  diárias de todos os dias que vc pretende ficar seja adiantado, entretanto,  se vc quiser ir embora antes o dinheiro adiantado não é devolvido!! Isso  aconteceu comigo e vários outros turistas agora no Ano Novo ,  chamamos a polícia para reaver nosso dinheiro mas os policiais disseram que isto é comum acontecer neste camping e nós deveríamos fazer um BO em Angra,  então ficamos sem a grana e ainda rolaram várias confusões, primeiro porque  o Camping enche dágua com qualquer chuvinha, a rua do camping inunda e rola  maior enxurrada, segundo que eles dizem que tem chuveiro quente, mas não  tem, apenas um no banheiro das mulheres, terceiro que é proibido tomar banho  pelado porque o vestiário fica  um local visível do público, quarto que os  banheiros são limpos apenas pela manhã, então ficam imundos o resto do dia.  Evitem esse camping e as pessoas que não tem respeito pelos turistas. Aliás  pessoal, muito cuidado em Ilha Grande pq vários comerciantes acham que os  turistas são idiotas para serem explorados, cuidado com os barqueiros que  fazem a travessia de Angra para Ilha Grande e vice-versa, pq existe uma  prática muito comum entre os barqueiros de ser fechado um preço fora do  Barco e depois que todos estão instalados nos barcos, o barqueiro que  conduzirá o barco aparece e diz que o preço não era aquele e que todos terão  que pagar o preço novo, mais caro, ou devem descer do barco, UM ABSURDO,  MUITO CUIDADO!!! Além disso as coisas mudam de preço conforme o fluxo de  turistas em questão de segundos e o serviço da BARCA da COnerj é péssimo e  desorganizado!!! Mas não deixem de conhecer Ilha Grande pq a beleza natural  do lugar é única, um verdadeiro paraíso na Terra, que está se acabando.  Conheçam Ilha Grande antes que acabe!! Haxi um abraço e suas novas viagens estão muito maneiras Parabéns!!" dica de Anderson Cruz

32."Galera, fui para Ilha Grande agora no fim de janeiro, passei uma semana por la e digo simplesmente EH MARAVILHOSA!!!! Eu já tinha conhecido muitos lugares loucos, praias lindas como Trindade e Ilha do Mel, mas de boa, a Ilha Grande eh muito mais bonita. Quando forem para lá não deixem de conhecer a Lagoa Azul, o passeio de barco (que vai ate la) não eh muito barato mas vale a pena, quando vi aquela água super transparente me senti em um destes postais do Caribe, mas com uma diferença para melhor, eh nossa, eh no Brasil!!!!! Todo ser humano precisa, não, tem a obrigação de ir pelo menos uma vez na vida para esse paraiso ecológico...VIVAM EM HARMONIA COM A NATUREZA E SEJAM FELIZES!" dica de Midori - Guarulhos/SP

33."Atenção galera que esta indo para Aventureiros. A praia é um espetáculo mas tem um safado lá que pode acabar com a sua trip. Ele se chama Paulo e tem o apelido de Tiziu. Só tinha eu e meu amigo acampado na praia, ele vinha conversava com a gente, bebia com a gente, brincava com meu cachorro. Um dia fui mergulha na praia do leste quando voltei tinha sumido a câmera fotográfica, o dinheiro do meu amigo. Então alerta. E se você puder dá umas porradas nesse merda pra mim. E eu ainda volto nessa praia pra pegar ele." dica de Tunico A. R.

34."E aí galera,beleza?Se caso você for pro Aventureiro,CUIDADO com um cidadão com o apelido de Tiziu, pois ele poderá acabar com seu passeio. Ele chega dando uma de amigo e depois de uma oportunidade ele leva os seus pertences,e tenta incriminar um bêbado chamado Barão. E falando de Aventureiro o lugar é muito LINDO,vale arriscar. Não esqueça o cadeado." dica de Magno.RJ.

35."Aí, numa boa, eu vi as msg no site... como vc pode ter certeza de que foi o Tiziu quem roubou as coisas (câmeras, dinheiro, etc)? só para saber, sem estresse... té mais." dica de  Flávia Delcourt

35."Pra quem tá em dúvida se quer conhecer Lopes Mendes ou aventureiro Pra quem vai ficar pouco tempo na ilha... 2, 3 dias... Vale a pena acampar em palmas e ir pra Lopes, pq o barco é no máximo 15 reais e camping idem, quem tem mais tempo disponível, vá para o Aventureiro, o barco é mais caro, chega a 25 reais pra voltar pra angra em época de carnaval ou reveillon, porém o camping compensa, já que custa em média 5 reais/ pessoa! De qualquer forma conheçam os dois lugares... Da pra conhecer muitos outros lugares fazendo trilha! Aproveitem a ilha.. Tomem cuidado com seus pertences pq malandro, infelizmente, tem em todo lugar e principalmente  preservem a ilha_!!!" dica de Thaís

36."Em Ilha Grande se você se concentrar no Abraão e fizer somente passeios de barcos (recomendo e só recomendo a escuna Phoenix, eles são ótimos, super responsáveis) não precisa lanterna e nem repelente. Caminhei até Dois Rios (belíssima praia) e voltei a tarde e não percebi mosquitos. Me hospedei na Pousada Mar Azul, simples e confortável; Marília e Cida, que trabalham lá, nos trataram super bem, me senti em casa, porém o dono o Sr. Jorge Luiz Mattoso parece não gostar de contato com os hóspedes, só o vi uma única vez, tinha uma reclamação a fazer sobre um incidente acontecido e ele, através da Marília (não veio falar comigo pessoalmente, mesmo eu estando lá tomando o café da manhã, na hora em que foi relatado o problema) me informou que contava com a educação e colaboração dos hóspedes e que não tinha como colocar alguém na pousada a noite para resolver eventuais problemas; ou seja, de noite a pousada fica por conta dos hóspedes, se houver algum problema de bêbado á porta do quarto, as 3:30 da manhã fazendo zona, é você quem tem que resolver e se houver qualquer outro tipo de problema não há ninguém responsável para auxiliar, o detalhe é que cobrava o mesmo preço de outras Pousadas, onde os donos eram fáceis de se achar a qualquer hora. Mas isso em nada impediu a ótima energia da Ilha, o povo em sua maioria é super receptivo e trata bem o turista. O pessoal da Phoenix Turismo, olha eles ai de novo, são ótimos e deixam o turista hiper a vontade sem se descuidar da segurança, era reconfortante ver nossa escuna com espaço, enquanto outras estavam lotadas. Fiquei fã desta escuna. Leve muitos filmes, o local pede trocentas fotos. Leve sempre um saquinho plástico para recolher o seu lixo, é triste ver lixo jogado nas trilhas. Na trilha para Dois Rios não esquente com água, tem nascentes ao longo da trilha principal, leve só uma garrafinha e não precisa levar muita comida, tem duas lanchonetes lá e a D. Teresa que serve almoço. Abraços a todos" dica de Sergio Kill - Vitória/ES

37."Aaaeeeww,veio bão? queria lembrar da praia de Santo Antonio que fica na trilha quase chegando em Lopes Mendes ´a direita na trilha (ja dá pra ver da trilha) lugarzinho sussa ..Em palmas tem também um camping do lado direito da praia , vc pega uma trilhinha e chega no camping que tem uma prainha pra galera do camping otimo para mergulho livre (SEM SNORKEL E MASCARA DE MERGULHO EM ILHA GRANDE VC TÁ A PÉ IRMÃO) ABRAÇO A TODOS." dica de  Pedro Ivo - Jundiai

38."Aê galera do aventureiro , tô voltando hein !!!!!!! Para a galera que esteve lá , no início deste ano vale a pena voltar !!!!! Por favor FORA seus paraíbas que sujam a mais bela de todas elas . Deixo um beijao aê para os meus amigos mais do que nativos, ROSELITO (MOSTRO) , SIRI E DIUARE, fora para os outros que também moram no meu coração, e ,que ficarão sempre na minha vida.P az para todos os que leêm . " dica de Dani Niteroi

39."Ilha Grande é Tudo de bom gente!!!!!!!!!!!!!! Estive lá e adorei. Para quem nunca foi, vou passar algumas dicas: Levem casaco, mesmo que esteja o maior calor, pois faz frio e não levem muita roupa, pois eu caí na besteira de levar um monte de coisa e me arrependi, levem o necessário. Não atravessem de trainera, pois é muito desconfortável. Outra coisa, eu fiquei em um camping maneiro, camping do Marcelo na praia do Abraão, o pessoal é show de bola e os banheiros são limpos.S e vc quer ter uma base de quanto as coisas custam, eu vou citar alguns exemplos: Cerveja garrafa-->R$3,00 Lata-->R$2,00 PF--> varia de 6,00 a 9,00. A diária do camping é R$5,00 por pessoa. Os passeios para as ilhas costumam ser R$15,00 a R$30,00. E outra coisa, lá é ótimo para ir com o namorado ou namorada, pois aquele lugar foi feito para se amar. Para quem curte um black, é tranquilidade!!! As pessoas adoram colocar um terror, mas não é nada disso. Sinceramente, adorei Ilha Grande, pretendo voltar lá o mais breve possível e conhecer mais, pois é lindo. "Dica de Suzi Pontes- Padre Miguel"

40."Bom, depois que eu pensei que tivesse conhecido todas as praias maravilhosas entre São Paulo e Rio de Janeiro, foi quando eu conheci á praia do aventureiro em ilha grande. O aventureiro é a praia mais deserta da ilha, e é simplesmente a mais linda. A noite rola umas festinhas na praia que são maravilhosas, muitas gatas presentes e o melhor não rola nem um confusão, pois todos parecem estar com o mesmo pensamento o de curtir o lugar. Lugar que faz qualquer pessoa esquecer dos seus problemas. Só não esqueçam de levar uma lanterna para poder curtir melhor á noite, pois tem alguns lugares que são mais lindos ainda á noite, mais é essencial uma lanterna para chegar lá, á noite, e vai ser ainda melhor se você estiver acompanhado de uma gata. O aventureiro só rola camping para ficar, e um que é maneiro é o do Ferreira. Agora sobre refeição tem um lugar lá que é super agradável para fazer uma boa refeição, que é a casa da Dna.Vera, que faz uma comida maravilhosa, fora que ela é uma pessoa muito simpática e generosa. Mais para quem for para lá pela primeira vez tenham á consciência de onde estão não jogue latas nem garrafas no chão como eu vi vários pregos fazendo, na última vez que eu estive lá que foi na páscoa . " dica de Robson Martins SP./ SP

41."Fala Haxi,Gostaria de mandar meu alô p galera do seu site. Curto muito seu site, ano passado (Julho) fiz uma viagem de 30 dias pelo nordeste de carro, do Rio até Natal. Foi mto show. Foi nessa época q conheci seu site. Imprimi muita coisa e usei muuuito as suas dicas e as da galera tb, agora n faço uma viagem sem antes olhar o site e imprimir tudo. Acabou q fiquei enrolando e n dei nenhuma dica p galera sobre esta viagem, mas neste último feriado de Corpus Christi fui p Ilha Grande e gostaria de deixar meus coments p galera. Galera, Realmente Ilha Grande é sem comentários, o q é aquilo?!?! Estive lá agora no feriado de Corpus Christi  e estava muito legal. A ilha n estava mto cheia, super tranquilo. Fiquei numa pousadinha em Abraão, Pousada Arrastão da Ilha, baratinha e mto boa. Fizemos um passeio na escuna Phoenix (conforme a dica acima do Sérgio) e realmente eles são mto bons, o serviço é 10. O lugar q nós fomos é q n gostei mto, a Lagoa Verde, n achei nada demais, nos mergulhos só vimos mta estrela do mar (cada uma enorme) e os peixinhos de sempre, de toda a costa brasileira. Fizemos tb a caminhada p Dois Rios (Presidio). ** CUIDADO** Tinha empresa lá cobrando 30,00 por cabeça p fazer esta caminhada com um guia, n precisa n tem como se perder. A caminhada é super tranquila, levamos 2h (1h subida, 1h descida) até lá, andando normal e sem parar p descansar, nenhum de nós é acostumado a fazer caminhada nem trilha, é só vc ir seguindo a estrada e tem placas. Levem pouca bagagem. Existem 2 atalhos, nós n sabíamos, eles economizam um bom tempo. O 1º é logo saindo do Abraão, uma rua ao lado da ponte, ao invés de levar +40 min vc leva uns 15 min até um mirante de onde se pode ver o Abraão de cima (vista show). O outro é bem depois, já na descida entrar no bambuzal (tem um banco de bambu) vc vai sair na piscina do soldado (este atalho nós n pegamos mas dizem q economiza um bom tempo tb). Pergunte aos locais mais info sobre os atalhos. A praia de Dois Rios é LINDA, coisa de doido, n deixem de ir lá. Saiam cedo (8:00) p poderem curtir a praia e n voltar mto tarde p n pegar a trilha no escuro. ** CUIDADO** tb com os passeios oferecidos pela associação dos barqueiros. Perguntem antes como é o passeio, +detalhes. Compramos um passeio a noite para um forró no Saco do Céu, q furada. O cara nos levou num bar de pau-a-pique, horrível, parecia coisa do sertão, sem infra nenhuma. O cara parou a escuna longe, tivemos q caminhar uns 10 min por dentro das casas dos outros, e qd chegamos lá foi aquela decepção. Ainda bem q todos se revoltaram e fizemos o cara nos levar de volta. ** Têm uns cachorros q ficam acompanhando o pessoal nas trilhas perto do Abraão, mto legal. Se eles n te derem mta bola, pegue um graveto e jogue p eles, eles se amarram, vão ficar seus amigos rápidinho : ) ** Tem um sacolé (ou chup chup p os paulistas) tb na ilha q é 10. Passando Abraão em direção à Praia Preta, passa a polícia, uma praça e logo depois tem uma casa q vende, vale a pena. compramos todos os dias : )" dica de Rapha - São Gonçalo/RJ

42." Fui para a Ilha Grande com minha namorada. O lugar é um paraíso. Ficamos no Camping do Bicão (boa infraestrutura e atendimento). Fizemos um passeio irado com o pessoal da Phoenix Turismo. Os caras são bem atenciosos e profissionais. Conhecemos a Lagoa Verde, Azul, Freguesia de Santana, Saco do Céu e Praia da Feiticeira, tudo em um só passeio. Muito Bom mesmo. Fomos até Dois Rios. Levamos 2 horas. Na ida pegamos o atalho do Bambuzal (encurta um bom pedaço da caminhada). Almoçamos na venda da D. Tereza. Uma senhora simpática e com uma ótima comida caseira (peçam peixe - vale a pena). Na volta pegamos o atalho na curva da Morte, que sai ao lado da ponte na Vila do Abrãao. Não aconselho pegar esse atalho tanto p/ ir como para voltar, pois é muito ingrime e não tem nenhum riacho para se refrescar (o que tem vários na trilha normal). Também fomos até Lopes Mendes. Praia muito irada!!! Sugestão: levem aguá, refri, lanche, etc.. pois lá só tem vendedores ambulantes e é tudo muito caro (R$ 7,00 uma garrafa de 1,5l de agua). Comprem o sacolé da casa que tem proximo a policia indo p/ a Praia Preta. É muiiitooo bom mesmo. Quando forem almoçar ou jantar no Abrãao, pesquisem os preços, pois variam de R$ 9,00 a R$ 50,00 as refeições. Pretendemos voltar mais vezes para a Ilha Grande e conhecer os outros lugares que nao conhecemos. Ilha Grande é irado mesmo!!!! Aconselho que pesquisem bem o lugar para ficarem, comer e os passeios, pois variam muito de preço e qualidade. E o mais importante: PRESERVEM A ILHA!!!! NÃO DESTRUA ESSE PATRIMÔNIO HISTÓRICO!!! NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS, PRAIAS E TRILHAS!!! VAMOS CONSERVAR ESSE PEDACINHO DO CÉU!" dica de Cristiano Trevizan

43."Intensificamos nossas viagens e rodamos bastante com a ajuda de vocês do VIAGENS MANEIRAS. Hoje, sete anos se passaram desde a primeira viagem juntos (São Thomé) e estou aqui dando uma dica. Cara, depois que conhecemos essa ilha paradisíaca e voltamos mais duas vezes (e voltaremos sempre). A última foi semana passada e falta muita coisa pra ver nequela terra abençoada. Estou quase voltando prum fim de semana de janeiro. Fica complicado falar de um lugar em especial. É tudo muito fantástico. Não deixe de alugar snorkel nos passeios de barco. Mesmo que não saiba nadar, há os espaguetes (bóias) e você pode ficar no raso, perto das pedras curtindo a vida marinha, mas por favor, não toque em nada, nem muito menos tire as estrelas do mar d'água para tirar fotos. Elas são sensíveis e morrem em segundos. Cara, vi lesma do mar, camarões correndo, diversos peixes, siris, nadei com cardumes de majubinhas. É sensacional. Me recomendaram almoçar na Casa da Sogra e ficamos fãs daquelas meninas da cozinha. Cara, pede moqueca de peixe que tu não se arrepende. É bom levar algum tipo de repelente, insenso, etc, para dormir melhor e muito filme pra queimar.  Saúde e Paz."dica de  Rodrigo e Rejane - Rio de Janeiro/RJ

44."Passei o Corpus Christi nesta praia e as dificuldades iniciaram logo após pegar a credencial no TurisAngra (esperei 1h30min até abrir e outras pessoas já estavam por lá aguardando há mais tempo pelo mesmo motivo). Baixa temporada, 560 pessoas/dia. Quantas credenciais emitidas? Fico feliz com 60. Como mencionado no site oficial, fui procurar pelas escunas autorizadas para o embarque (Capitão Fausto e Maraka). Uma estava no conserto e a outra não saiu. Outros pequenos e não credenciados saíram e quem esperou o Maraka perdeu a viagem ou foi para outra região. No porto os turistas, já na traineira Porto Rico, presenciaram uma pressão muito forte sobre o condutor do barco para receber uma porcentagem por passageiro, já que o mesmo fazia a "corretagem" dos turistas.
Na caminhada até Parnaióca eu em grupo fomos "avisados" por um suposto guia sobre a necessidade do mesmo para a realização do caminho e o perigo de ser impedido de continuar a caminhada pelos técnicos do "IBAMA" o que não aconteceria com este guia "autorizado". Também que Parnaióca não tinha camping ou o que comprar (o que não é verdade). Assim mesmo fomos mesmo porque seríamos impedidos de continuar pela FEEMA/Angra com ou sem "guia".Parnaióca é tão bonito e acolhedor que ali resolvi pernoitar na ótima companhia de Janete, marido e demais. Foi um almoço digno do nome. Nada destas coisas de prato fundo ou raso ou pratos sem salada.
Relato que está acontecendo uma espécie de usura em Aventureiro, onde os barqueiros são pressionados (em troca de uma porcentagem) a vender as passagens via agiotas (no caso, o mesmo "guia", de nome André e conhecido como Dedé), segundo disseram alguns moradores. O mesmo faz uso de uma prática desleal procurando vender passagens apenas das traineiras nas quais recebe o seu quinhão, desconsiderando as traineiras para qual não trabalha (como é o caso do Ferreira) e usando disto como mecanismo de pressão para o turista que acuado e desconhecendo a disponibilidade de outras traineiras acaba por aceitar a oferta, com prejuízo de negociação de preço e horário, além do medo de perder a volta de casa. Na Rodoviária de Angra encontrei um casal que poderia ficar até mais tarde porque o ônibus só saia às 23h00min e que tiveram de deixar a acolhedora Vila às 11h00min.Fui conversar com este rapaz (André) que me agrediu verbal e fisicamente com uma tapa pelas costas. Não aceitei a agressão e fui para o quarto, juntei as coisas e acertei com o dono. O objetivo era ir até Provetá pela trilha onde teria acesso a telefones e posto policial. Pensei bem e como o tal Dedé mostrava sinais visíveis de descontrole emocional (Álcool? Drogas? Síndrome de abstinência?) achei que poderia me tornar "fácil" na trilha e preferi o apoio e segurança do Sr. Ferreira e das companhias de duas amigas de São Paulo.
Meu único objetivo era iniciar ali a preparação para a Maratona no final do ano.
Mas a continuar assim quem está ficando mal das pernas é Aventureiro sem turistas.
Lamento pelo Senhor Romeno e locais que muito antes dos Grileiros já estão com suas terras loteadas e sitiadas pela malandragem de ocasião.
Atenciosamente."dica de Roberto

45."Para quem gosta de mergulhar, vá até o naufrágio do Pinguino enquanto é tempo, a estrutura já não está muito boa e é uma das poucas oportunidades de ver um naufrágio intacto a pouca profundidade"dica de Raphael Lomeu

46."Fui a Ilha Grande , o local é muito lindo,os moradores são muito simpaticos, fiquei na pousada D´Pillel que também é otima e tem um preço convidativo. voltarei sempre... Carlos Vasconcellos

47."SE VOCE PROCURA TRANQUILIDADE, TRILHAS ECOLOGICAS E MERGULHO, TEM QUE CONHECER PRAIA DE ARACATIBA NA ILHA GRANDE, A PRAIA 'E PARADISIACA...
PARA SE HOSPEDAR AMAMOS A POUSADA MAR DE ARACATIBA(DO EDINHO), MUITO ACONCHEGANTE,O ATENDIMENTO, VOCE SE SENTE EM CASA....NAO DEIXE DE CONHECER..
A NOITE A POUSADA SEMPRE FAZ UM LUAL NA PRAIA COM LUZ A VELA E FOGUEIRA...
AMEI DEMAIS...barbara

48."Fala Haxi!!! Nunca conheci lugar mais lindo que Aventureiro...Nunca vi tantas estrelas num lugar só... Acordar cedo e dar um mergulho na água quentinha...comer o pf do acampamento...pegar um barquinho e visitar outras ilhas e dar a sorte como eu tive de ver uma arraiamanta ao lado do barco...Irado...Agora cuidado...se pintar um sudoeste fique na ilha...eu quase morri tentando voltar naquela traineira lotada...Por falar nisso beijo pro super marinheiro (romário)da traineira Amanda. rádio quebrado, super lotação, bob tocando direto nas três horas de barquinho....Ah...mas tô aí de novo assim que der "Simone

49."Quando forem a cachoeira da Feiticheira, vale dar uma escaladinha e ir até a parte superior da queda de 7 metros. Lá em cima, tem uma rocha tobogan, com um pocinho de agua... é um ótimo Eskibunda!!"dica de Priscilla Costa

50."Olás,Eu e meus amigos fomos passar a virada do ano em Ilha Grande, e alugamos uma estadia no Camping Pernambuco. Quero deixar claro, que as pessoas responsáveis por este local, são extremamente mau educadas, destratam seus clientes de forma exarcebada, totalmente despreparados, ademais, nos dias que antecederam o reveillon choveu bastante, portanto não haveria como instalar nossas barracas, por conta da chuva e o lugar irregular, pedimos então nosso dinheiro de volta, já que não utilizamos o Camping, e fomos de cara destratados, e não nos devolveram o dinheiro, e nem sequer discutiram pra nos devolver a metade. Deixo aqui minha crítica a este Camping Pernambuco, e dica para não irem a este lugar." Marcos Vinícius

51."Gostaria de expressar minha tristeza a respeito do deslizamento que aconteceu na Ilha Grande. Sinto muito, porque eu estava lá.Cheguei com meu namorado ao Camping Toca do Guaiamum dia 30 de dezembro. Apesar da chuva, montamos nossa barraca. Fomos passear pela Ilha e quando voltamos o camping era um mar de lama. Tentamos dormir, mas foi impossível. Apesar de nossa barraca ser impermeável, entrou lama, todas as nossas coisas ficaram encharcadas.Com as roupas cheias de lama, precisávamos de um banho quente, mas não tínhamos roupas pra trocar, tudo tinha se perdido em meio à lama. Depois de muito procurar, conseguimos uma roupa seca no meio da mochila. Foi quando fomos informados que não tinha luz nem água, em toda a Ilha. Resolvemos desistir do passeio e voltar pra casa.Como tínhamos feito um depósito de 50% do pacote, fomos pedir a devolução do nosso dinheiro. A "atendente" do camping nos informou que não poderia devolver o valor porque, se estávamos deixando o camping, estava caracterizada a "desistência" e nesse caso não há devolução. Argumentamos que se o camping não pode oferecer a infra-estrutura prometida no site, como banheiro com chuveiro quente, tv no salão, lavanderia, etc, deveria até partir deles devolver o dinheiro. Então sugerimos que o valor fosse utilizado como reserva para uma outra ocasião. Não houve acordo.No caminho de volta e na barca, ouvimos vários relatos de pessoas que perderam o dinheiro da reserva pelo mesmo motivo. Alguns relataram que outros ficaram para não perder o valor já pago, apesar da chuva e da vontade de deixar a Ilha. Vale ressaltar que um pacote para o camping era de 400 reais por pessoa e algumas pousadas chegaram a cobrar mais de 2 mil reais por pessoa.Ao chegar em casa, já na segurança do meu lar, ouvimos pelo noticiário o que aconteceu na Pousada Sankay. Fiquei pensando quantas pessoas podem ter tentado desistir da reserva e voltar pra suas casas, ou quantas perderam muito dinheiro deixando pra trás o valor pago.Ou seja, enquanto a ilha era inundada por um mar de lama, a rede hoteleira só pensava em "abocanhar" o dinheiro da reserva, deixando sem alternativa os que tentavam salvar suas vidas.Minha dica é: não vá pra Ilha Grande com chuva. "Anna Damasco

52.alem de todas as maravilhas, gostaria de acrescentar:
-PARA COMER RAPIDINHO, TEM UM A QUILO NA R GETULIO NEVES
-um bom jantar no rei dos caldos
-os carrinhos de doces que aparecem as 2 hrs e p/quem nao é de açucar tem empadao
- CUIDADO c/as promessas do marinheiro de lancha fabinho (trabalha p/paulinho). combinamos dele nos levar de volta, desisitimos do saveiro e ficamos na mao. So tgentou contato mais de 2 hrs depois da marcada conosco. dica de  elaine

53.NÃO ACAMPE NO CANTINHO DA ILHA!!! Eles não possuem o menor respeito por seus clientes, apenas pensam em ganhar dinheiro. Lotam o camping com um número absurdo de barracas, uma colada na outra, e a infra-estrutura não comporta o número de pessoas que eles se propõem a atender. Os dois dias que ficamos lá (eu e meu namorado) o chuveiros não eram quentes e os banheiros imundos! Além disso, durante a madrugada era muito barulho e os donos não faziam na da. Mudamos para o camping do sossego, bem em frente ao cantinho da ilha, que é uma boa opção para casais que pretendem ficar de boa. Limpo, organizado e silencioso. Abs Deborah

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS