"Este é a Fortaleza de Santa Tereza."

No Uruguay existem atrativas áreas protegidas que albergam reservas de árvores nativas e exóticas.
O Parque Nacional de Santa Teresa, com 2.000.000 de árvores de todo o mundo ao longo de mais de 3.000 hectares fazem deste um lugar iniludível. Por causa de sua localização sobre o Atlântico, é dotado, também de magníficas praias oceânicas.

Ocupando um pedaço do litoral uruguaio, as características geográficas do parque e de suas praias contrastam com o mar aberto e a extensa faixa de areia típica da região litorânea do fim do nosso país. Em sua área há quatro praias que oferecem um visual interessante, com formações rochosas peculiares, dunas e muito verde. Transformado em camping, o lugar é hoje um tradicional ponto de descanso para as famílias uruguaias, avessas - por opção ou grana - às badalações de Punta del Este. Atraídos por suas boas ondas, os surfistas do sul do Brasil foram os primeiros a descobrir Santa Teresa e, no seu embalo, cresce a cada ano o número de brasileiros que o visitam e se rendem à sua natureza.

O nome do parque vem da Fortaleza de Santa Teresa, que faz parte do patrimônio histórico e cultural do país. Construída em 1762 pelos portugueses a quem a região pertencia na época - como medida de precaução para o caso de guerra com a Espanha, a fortaleza fica na entrada do parque, à esquerda.

Invernáculo- Formado com uma grande estrutura de granito e vidro , com  uma infinidade de plantas exóticas dos cinco continentes. Coleções de bromélias, orquídeas, palmeiras, plantas carnívoras, violetas africanas, etc. formando um entorno único antes de chegar al aquário.

Playa Grande  -  como seu nome  indica é a mais extensa  limitando com el Pueblo de Punta del Diablo, a través del Cerro Rivero que constituí um excelente pesqueiro.

Playa la Moza  - chamada  assim por que nos primórdios chegou as suas costas um  corpo decapitado de una moça. Esta é um lugar rochoso ideal para realizar atividades de pesca e contemplação.

Playa del barco - chamada  assim  por que um barco de grande tamanho encalhou ali .É uma praia mais tranqüila, ideal para crianças. Possui algumas dunas.

"Lá existem lhamas soltas."

O parque, por sinal, está muito bem conservado e hoje é visível a preocupação dos administradores com o corte da grama, poda das árvores, limpeza e preservação do meio ambiente. Mas nem sempre foi assim. Com a independência do Uruguai, em 1828, e o fim do período colonial, a Fortaleza foi abandonada após um incêndio e, com o tempo, tomada pela areia e pela vegetação. Anos se passaram até que a reconstrução fosse encabeçada pelo empreendedor arqueológico Horacio Arredondo que, a partir de 1923, comandou as obras de restauração e a criação de um bosque com mais de 3 milhões de plantas.

Dentro do forte é possível ver canhões, uma capela, a cozinha que era utilizada pelos soldados, um museu que contém uma coleção de armas e diversas maquetes de outras fortalezas uruguaias. Uma grande atração local são as suas cinco praias: La Moza, Las Achiras, Playa dei Barco, Playa Grande e Cerro Chato. A água do mar costuma ser bastante fria e, por isto, normalmente encarada apenas pelos surfistas. 0 parque conta ainda com outras construções interessantes, com destaque para o Sombráculo (jardim de verão) e o Invernáculo Gardim de inverno).

"Bacana..."

Devido a sua extensão, o melhor meio de conhecer o parque e suas praias é de carro. Bicicleta também vale. Estradas de asfalto fazem a ligação interna entre a área de camping, as praias e as atrações, com placas que facilitam a orientação. Pode se levar algum tempo até se acostumar com os caminhos em meio aos bosques, principalmente durante a noite.

Há várias áreas disponíveis para acampar. Mas atenção que não é em todo o parque que se pode montar barraca. Neste caso, você até pode passar despercebido por uma noite, mas corre o risco de, no dia seguinte, um fiscal solicitar que você saia dali. 0 preço do camping varia muito conforme a temporada e se a área tem ou não água e luz.

 

Dentro do parque há um minimercado com produtos básicos, inclusive açougue, afinal, não nos esqueçamos de que carne e churrasco são as especialidades dos uruguaios. Perto dali há uma lanchonete, que pode ser a melhor escolha para uma refeição rápida. Também dispõe de um restaurante, situado nos arredores do Sombráculo e do Invernáculo, na estrada de acesso principal ao parque, junto aos escritórios administrativos.

Ali perto, o Parque Nacional San Miguel, apresenta um variado relevo e vegetação que, ao igual que o de Santa Teresa, combina a proposta ecológica com a visita a interessantes fortificações da época colonial.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Na região existem vários campings. São baratos e muito bons.

2. As praias são desertas com a maioria das praias do norte do Uruguai.

3.Conheça Punta del Diablo que é perto.

4.Você vai cruzar com umas lhamas soltas no parque. É bem legal.

5.Se você quiser dar uma esticada mais ao sul conheça também Cabo Polônio.

6. Dá para fazer um surfe nessas praias. Torça para não ventar muito e para entrar uma ondulação.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS