"Esta á a terra dos pinguins!"

Punta Tombo está a 180 Km ao sul de Puerto Madryn,  e é a colônia a mais importante dos pinguins de Magellanicos dentro de Patagonia. Milhões deles chegam neste lugar cada ano a fim produzir. Os primeiros pinguins chegam em setembro e ficam  aqui até março, mas a melhor estação para vê-los é após novembro, uma vez que os filhotes nascem.

 

Uma das características deste Reserva é o fato que você pode literalmente andar entre os pinguins, e aprender seus hábitos, e ver  como alimentam seus filhotes, os rituais de acasalamento , as lutas para a defesa de seus territórios, como constroem seus ninhos, e as caminhadas que  fazem para o mar, ou seja você pode  prestar atenção a estes animais  como você nunca imaginou que você poderia.

"Eles estão por toda parte!"

No mês de setembro, os bichinhos invadem a região para fazer seus ninhos. Em outubro as fêmeas chocam seus ovos, em novembro nascem os filhotes, que trocam de plumagem em março. Então, no começo de abril, tendo completado seu ciclo, todos eles deixam a Península.

Durante todos esses meses (setembro a março) o lugar fica repleto de pingüins, há milhares por todos os lados, sendo até possível caminhar entre eles, mas é bom você saber que, apesar da cara e pose de inocentes, eles adoram bicar turistas.

"São milhões deles!"

Mesmo se você for pertinho de um pinguim, você deve nunca tocar ou molesta-lo. Você não deve esquecer-se que você está dentro de uma reserva da fauna, um lugar especial  para preservar esta espécie e seu habitat natural.

Punta Tombo foi criado em 1979, por meio de um decreto da província de Chubut, com a finalidade de proteger um dos locais com o fauna o mais diversa da Argentina, e a maior colônia  continental dos pinguins de Magellan.

Punta Tombo é cercado pelas paisagens solitárias e áridas típicas do platô da Patagônia. Naturalmente, há também ovelhas ,  guanacos , emas , raposas, e etc.... Uma vez que você começa começar mais perto da costa, você estará surpreendido pela  fauna. Este território rochoso hospeda uma quantidade grande de pássaros do mar . Também, estas costas são visitadas freqüentemente por leões de mar as ,  baleias,  golfinhos e as orcas do sul.

"A galera toma um sol na tranqüilidade."

Uma vez nas trilhas, você verá que a zona aberta para o acesso público está limitada claramente por uma rede de fio. Não  infrinja esta linha! Você tem que ter cuidado com os ninhos dos pinguins, que são escavações que eles fazem entre os arbustos e também dos lados das trilhas. As famílias do pinguim estão geralmente sob aqueles arbustos,  mas andam também em torno dali para ir e vir do mar, a fim de trazer o alimento dos filhotes que esperam nos ninhos.

É bom  que você comece cedo na manhã a fim fazer o a passeio na maior parte do dia. Você deve reservar  um dia cheio para esta excursão pois fica num lugar muito isolado.

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Esse é um lugar para ver pinguins. Não centenas... mas milhares deles. É muito impressionante!

2.Não se aproxime muito dos pinguins. Você pode levar uma bicada, ou tomar um esporro do fiscal.

3.A época ideal de visita é entre setembro e março. Novembro é a melhor época.

4.Além dos pinguins, você verá também alguns guanacos.

5.Esse é um passeio de demora 1 dia. Nem mais, nem menos. Por isso , acorde cedo.

6.Já foi na Península de Valdez? Se não foi, não perca essa oportunidade.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS