"Uaaaaaa!"

Turisticamente, Puerto Madryn é a porta de entrada à Península Valdés, um santuário ecológico no sul do Atlântico. Da cidade saem diariamente excursões que percorrem esta exuberante região.Puerto Madryn foi fundada em 1865 com a chegada de galeses que saíram da Grã-Bretanha fugindo das imposições e restrições feitas pela coroa inglesa ao País de Gales. 0 nome da cidade é uma homenagem ao galês Loves Jones Parry, o Barão de Madryn, originário da terra natal dos fundadores de Puerto Madryn.

"Falésias sem fim..."

Em Puerto Madryn há saída para os passeios todos os dias, mesmo em baixa temporada. 0 número mínimo de passageiros por tour é geralmente quatro pessoas, mas as diferentes agências se comunicam entre si, para juntar seus clientes, viabilizando, assim, saídas diárias.

"Os visuais são incríveis."

A Península Valdez abarca aproximadamente 360 mil hectares e está unida ao continente pelo Istmo Carlos Amenghino, uma faixa de terra que também separa o Golfo Nuevo (ao sul) do Golfo San José (ao norte). Do istmo é possível avistar a Isla de los Pájaros, no Golfo San José, que abriga diversas espécies de aves marinhas, como pingüins, garças, flamingos e gaivotas. Não é permitido o acesso à ilha, mas, como fica bastante próxima ao continente, pode-se observar os seus animais através de telescópios fixos.Ao nordeste da província de Chubut, a aproximadamente 100 Km de Puerto Madryn, situa-se a Reserva Faunistica Península Valdês, um santuário da vida animal localizado em meio à aridez da Patagônia Atlântica. Em seu habitat natural desfilam baleias, pingüins, leões e elefantes-marinhos, guanacos, tatus, coelhos selvagens, raposas...

Puerto Piramides Pirâmides é uma pequena vila onde existe hospedagem, combustível e alimentação. E de onde saem os passeios para se avistar baleias. Uma dica é cuidar com o combustível. O único local na península onde existe combustível é em Puerto Pirâmides e somente um posto. Procure chegar com o seu tanque abastecido e não se esqueça que você pode chegar a rodar perto de 300 km pela região sem encontrar combustível.Em Puerto Pirâmide também é possível praticar esportes aquáticos, como mergulho e pesca, e a partir dali conhecer a Reserva de Punta Pirâmide, uma colônia de leões-marinhos localizada a apenas 5 Km do vilarejo. Apesar de não ser tão grande como outras colônias existentes na península, esta é a única possível de ser visitada sem carro ou excursão, já que a relativa curta distância permite caminhar.

"Este é um lugar muito diferente."

Punta Delgada -70 km de Puerto Pirâmides em estrada de terra bem conservada, encontra-se a uma das mais belas vista panorâmica que vi na minha vida. Tem-se um contato com leões marinhos acompanhado por guia local. Uma elefanteria, assim chamadas as praias onde os elefantes marinhos se acasalam e criam os seus filhotes. Nesta época apenas os jovens elefantes costumam estar nas praias. Os adultos começam a chegar na região em outubro ficando até março. Nestas épocas as praias ficam lotadas com milhares de elefantes e o acesso é proibido. Como agora a colônia de elefantes estava com poucos animais e jovens, pudemos descer na praia num grupo de 10 pessoas de várias nacionalidades, e um guia e chegar bem perto deles. Numa pedra há uns 50 metros da praia alguns lobos marinhos fazem uma algazarra entrando e saindo da água.

"Aqui tem 300km de estrada de rípio."

Caleta Vaidés - Na costa leste da península fica  um acidente geográfico formando uma pequena península com uma espécie de lago - na verdade é o próprio mar -, e que abriga uma grande colônia de leões marinhos. Com sorte, você também pode chegar a ver orcas na área da Caleta. Seguindo 2 Km em direção ao norte, no caminho para Punta Norte, de outubro a março forma-se uma pequena colônia de pingüins. A parada ali, porém, impressiona apenas quem ainda não tenha ido à reserva de Punta Tombo, infinitamente maior .

"Porrada!"

Punta Norte existe uma grande colônia de leões e elefantes-marinhos. Ali, entre outubro e abril, mais comum ainda neste último mês, e em março, quando a maré está mais alta, é possível avistar orcas atrás de seu almoço. Com muita sorte, pode-se testemunhar o incrível espetáculo que ocorre quando as baleias assassinas aproximam-se da costa e caçam os leões-marinhos.

"Pinguineira."

Salares -  também são vistos nas proximidades das estradas.

"Olha um pinguim ali!"
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.O lugar com mais infra estrutura para se hospedar é em Puerto Madryn que fica a 100km de Peninsula Valdez.

2.Você pode também se hospedar na Península Valdez na pequena vila de Puerto Piramide.

3.Na entrada do parque você paga uma taxa de cerca de 10 dólares.

4.É possível alugar um carro em Puerto Madryn por cerca de 70 dólares a diária.

5.Não deixe de visitar a Caleta Valdes nem Punta Norte.

6.Entre Caleta Valdes e Punta Norte você vai ver uma pinguineira com centenas de pinguins descansando.

7.Gostou dos pingüins? Então veja milhares deles em Punta Tombo. Vale muito a pena.

8.Encha o tanque em Puerto Piramide. Não tem outros postos de gasolina por aqui e o passeio é longo.

9.Não deixe de comer um carneiro em algum restaurante local e beber um bom vinho argentino.

10.Sabe aquela imagem de uma orca encalhando na areia na tentativa de comer um leão marinho? Aquela que aparece sempre na Discovery? Pois é... foi filmado aqui.

11.Leve uma aguinha para onde você for. Você vai ter sede e não vai ter onde comprar uma para beber.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS