"Olha o farol lá longe."

Pacasmayo ficado situado perto das três cidades mais importantes do norte do Perú . Encontra-se entre as cidades de Trujillo e Chiclayo e de Cajamarca.

Tem uma população de aproximadamente trinta mil pessoas e  fica em uma baía grande. Tem uma praia da pedra e de areia, além de um calçadão agradável com casas velhas.

Perto de Pacasmayo, na baía, há farol conhecido como o “EL Faro”. Lá é o lugar para ir surfar e para praticar também windsurf.

"El faro é uma esquerda sem fim."

Pacasmayo é uma cidade litoral onde o vento leste sopra  toda a hora.

Na cidade  há um cais antigo que foi construído mais ou menos em 1860. Nesta época, era um porto importante. Quando foi construído, seu comprimento era de 5 km, mas em 1920 uma onda enorme cortou o cais ao meio.

O lugar teve um sistema de  trem  desenvolvido para  transportar produtos agrícolas de outras cidades a fim as exportar pelo mar. Foi usado também transportar pessoas.

"Tem um pier em frente ao calçadão."

A chegada da estrada Panamericana afetou extremamente este negócio e a estação de trem foi forçada a fechar.

Há dois hotéis bons nomeados “Pakatnamu” e “La Estación”. O primeiro é mais antigo, mas a comida no segundo é muito melhor.

Existem  muitas  casas de época do estilo espanhola  e os hotéis seguem também este mesma linha de arquitetura.

"Esquerda power."

Além de um hospital da segurança social, há  também quatro bancos, um mercado, e muitas lojas

Em Pacasmayo, a maioria dos moradores  trabalham na fábrica de Cementos Norte Pacasmayo  que é o empregador principal da cidade,  entretanto, existem também  pescadores.

 

Uma outra atividade econômica importante é a agricultura, onde cultivam o arroz, a cana , e os outros produtos.

Perto de Pacasmayo estão o rio de Jequetepeque, e um vale e uma cidade com o mesmo nome.

Perto da cidade de Jequetepeque há uma Huaca  chamado “Cerro de  2 Cabezas”, que foi usado como um templo para  adorar a lua.

Os residentes antigos neste território eram primeiramente o Mochicas e mais tarde o Chimus, viveram aqui e construíram uma cidade chamada “Pakatnamu”. Hoje esta cidade encontra-se nas ruínas. O material que se usaram fazer seu edifício era adôbe, um tijolo feito de um tipo arenoso da argila.. Por causa do fenômeno do “EL Niño” e toda a chuva causou a desintegração deste lugar.

"O calçadão de Pacasmayo."

Uma cidade perto de Pacasmayo é San Pedro de Lloc. É o capital da província. Há casas do estilo da vice-realeza e há uma igreja velha. É uma tradição para moradores de San Pedro comer um tipo do lagarto em pratos típicos tais como o “ceviche” “aji de gallina”, “tortilla” e outros pratos. A carne do lagarto é branca e macia.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.A melhor coisa para fazer em Pacasmayo é surfar em El Faro. Um farol que fica uns 3 km a esquerda da cidade. É uma esquerda perfeita.

2.A cidade tem um calçadãozinho, e para o padrão das cidades peruanas é muito bom. Mas também não espere nada demais.

3.A cidade tem muitas opções de hotéis e restaurantes. Nem se preocupe com isso.

4.Dá para ir andando para El Faro, mas a melhor opção é pegar um moto-taxi. É barato.

5.Aproveite para visitar Chicama, a onda mais longa do planeta. Esta a apenas 36km ao sul.

6.Se não tiver onda vá fazer sand board em Puemape. Fica a 15 minutos de distancia.

7.Se der tempo, vá para Huanchaco que também tem altas. Fica a 90 km ao sul.

8.Lá não tem crowd nos dias de semana. Aproveite e boas ondas!

9."O porto de Pacasmayo, ademas de ser un lugar para el turismo do surf.Tambien puede ser un lugar para el descanso dos aposentados, que buscamos un lugar para curtir nossa terceira idade.Um lugar distinto y no tão procurado , como Florianopolis SC que tambiem é uma delicia,o RJ" dica de betty pizzorno de alarcon

10."Nâo deixe de comer as famosas papitas rellenas *batatas recheias* e sua chicha morada do tio suquito bardales ,estare pronto de novo por esa cidade acolhedora e maravilhosa um abrazo a esa gente."dica de  jeff
 

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS