E o sol continou mergulhando dentro do Pacifico todos os dias. Um entardecer mais bonito que o outro.

Saímos de Mâncora e partimos para Zorritos. Uma praia deserta e de águas calmas que fica no extremo norte do Peru. Quase Equador.

Chegamos ao Hotel Las Vistas de Bonanza.  Ali tem uns 10 bungalows e o melhor restaurante da região de Tumbes.

Ali seus proprietários, Eugênio e Rocio, tratam com carinho os visitantes e os bichos que lá moram.

Eles têm, além de alguns cachorros, um tucano que come uva na nossa mão...

E um gato selvagem montanhês, que de selvagem não tem nada. Ele é enorme, do tamanho de uma jaguatirica e extremamente dócil. Ele anda atrás do Eugênio como se fosse um cachorro.

Eugênio, um espanhol que sabe cozinhar, fez umas comidas que a Ana explica mais abaixo, mas posso adiantar que foi nota 10.

Nessa região as ostras não são grandes. São absurdamente gigantescas. Achei que já tinha visto ostras enormes em Cananéia, no litoral sul de São Paulo, mas as de Zorritos “são de Itu”.

Do nosso bungalow eram apenas alguns metros de areia e estávamos nas águas quentes do norte peruano. Bom demais.

O Tapa aproveitou para fazer a farofa tradicional e nadar muito.

Depois subimos mais para o norte e, ainda em Zorritos, paramos no Hotel El Delfin.

Ali, Zorritos é ainda mais deserto, e um bom lugar para pessoas que gostam de ficar na praia, longe de tudo, e sem ninguém por perto.

Tomamos muito banho de mar e vimos uma cena insólita. Do nada, aparaceu um maluco andando sozinho que parou a uns 500 metros de distância da gente. Nós estávamos dentro d’água com o Tapa nadando freneticamente. O maluco abaixou a sunga e começou a liberar um cagalhão na maior tranqüilidade.

-Caraca! Ana, tá vendo o maluco cagando?

-Tô! Dá pra ver o coco dele daqui...

-Acho que ele está assoviando.

-Não ele esta meditando.

-Caraca, que coco enorme!!!

-Nossa que nojentooooo

O cara entrou na água se limpou, saiu da água e começou a fazer coco novamente.

-Tá de sacanagem?

-Vamos nessa, chega!

Voltamos para a pousada e fizemos um churrasco...

...com direito às nossas ultimas cervejas peruanas.

Cruzamos a fronteira do Equador e vimos um bicho que era um aviso claro que o deserto havia acabado e que começaria a aparecer  florestas. Era um sapo grande e gordo.

Passamos pelas infinitas plantações de banana equatorianas. Aqui eles colocam um saco plástico em volta do cacho. Acho que é para proteger dos insetos e das aves.

Chegamos, então, a Guayaquil e fomos direto pro lugar que mais gosto lá. A praça das Iguanas.

São centenas delas espalhadas pela praça.

Tem iguana em todos os lugares que você olhe.

Tem  iguana transando, tem iguana saindo na porrada, tem iguana comendo, tem iguana fazendo coco  na copa das árvores e caindo na cabeça de quem está embaixo. Tem iguana no colo das pessoas. Uma esculhambação com iguana para todos os lados. Maneirão!

Depois visitamos o centro da cidade...

... Las Peñas...

...e o Malecon, que é um calçadão no Rio Guayas, integrado com restaurantes e um shopping.  Este projeto já ganhou muitos prêmios de arquitetura.

Saímos de Guayaquil e fomos para Salinas.

Chegamos em um sábado a noite a caímos na night. Noite estranha com gente esquisita.

Depois comemos uma pizza de frutos do mar absurda de boa. Aqui o camarão é enorme e muito barato.

Fomos no dia seguinte na Chocolatera.

Ali é a ponta mais ocidental do Equador e fica dentro de um quartel do exército equatoriano.

Por lá quebram boas ondas e lobos marinhos freqüentam o local.

Enquanto o Tapa esperou a gente no calçadão...

alugamos uma lancha e fomos procurar as baleias que se acasalam na região.

O mar estava super balançado e a lancha penou para varar a ondulação em direção ao alto mar. A Ana ficou desesperada. Para nossa sorte a lancha tinha 2 motores, porque um pifou na volta.

Vimos dois grupos de baleias. Um deles tinha um filhotinho que era enorme, mas bem menor que a mãe. Foi realmente lindo e emocionante ver de tão perto aquele animal gigantesco e dócil.

Na volta levamos nosso amigo fedorento para correr em uma praia deserta e fazer a sua costumeira farofa do dia a dia.

Cruzamos  com um motorhome francês que também dava a volta ao mundo, provando que tem muito farofamóvel por aí fazendo algumas viagensmaneiras....

Comidas e bebidas maneiras

Essa semana o nosso diário de bordo de comidas e bebidas será para homenagear nosso casal de amigos Rocio e Eugênio, donos do Hotel Las Vistas de Bonanza, em Zorritos, Peru, onde ficamos hospedados. Rocio é peruana e Eugênio, espanhol. Daí vocês já podem imaginar como são os pratos preparados por lá ... vale ressaltar que o autor de todas as “obras” as quais comemos foi o Eugênio, grande cozinheiro, mas que não gosta de assumir essa sua grande qualidade!

Excelentes anfitriões, os dois nos ofereceram verdadeiros banquetes em todas as nossas refeições e nos trataram com muito carinho. Vamos mostrar pra vocês todas as delícias que experimentamos, passando pela culinária peruana e espanhola.

No primeiro dia, fomos presenteados com umas batatinhas recheadas por um creme de queijo maravilhoso!!!!

Depois das batatinhas, e enquanto rolavam uns “piscos souers”, eles nos serviram ostras enormes que não existem no Brasil. Elas foram preparadas com muito alho e cebola. Nós, como bons devoradores dessas maravilhas, ficamos felizes da vida.

Quando achávamos que estava tudo acabado, Eugênio, o mestre cuca, apareceu com uma sensacional tortilla espanhola à base de caranguejo, batatas e especiarias ... comemos até passar mal!! E varamos a noite conversando.

No segundo dia, no almoço, fomos presenteados com uma deliciosa Paella com muito camarão, caranguejo, lula, polvo, ostras e leitão ... esse prato simplesmente dispensa comentários!!!!

Já à noite quando íamos pedir um sanduba para lanchar, Rocio e Eugênio nos chamaram para comer lagostas com batatas. Nós ficamos totalmente sem graça, mas deixamos a vergonha de lado e caímos dentro dessas maravilhas do mar. Eles, de tão educados, nem comeram, deixando-as todinhas para nós. Foi um jantar delicioso.

Em nosso último dia nas Vistas de Bonanza, nossos queridos amigos nos ofereceram, em nosso almoço de despedida, um delicioso e típico ceviche peruano. Essa receita eu já passei para vocês!

Rocio e Eugênio, dedicamos a vocês esse diário!!! Agradecemos por terem feito nossa estadia no Peru ficar mais “gostosa” e também por todo o carinho e atenção. Se em todos os lugares que visitarmos por esse mundo  conhecermos pessoas como vocês, com certeza nossa viagem se tornará ainda mais inesquecível.

HOTEIS     ALBERGUES

Recados

DIÁRIO DE BORDO ANTERIOR /

PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO

Todos os diários de bordo