POUSADAS ENGLISH VERSION

 

"Aqui é o Parque Estadual de Vila Velha."

Para se chegar em no Parque de Vila Velha pegue a  BR-376 - Rodovia do Café - sentido sul - norte, ele fica a 80 km de Curitiba e 20 km de Ponta Grossa.

Vila Velha quando era habitada pelos índios se chamava Itacueretaba, que significa "a cidade extinta de pedras", depois o homem branco chegou e mudou o nome , não se porque pois não tem nem nunca teve vila por ali. 

"Esta é a formação mais famosa, a Taça."

Quem conhece o desenho animado do Papa-léguas vai ficar impressionado com a semelhança do cenário. Se passa-se aquele avestruz azul gritando bip-bip com um lobo otário atrás não seria nada impressionante. 

"Esta parece a bota de um gigante..."

Deixando o papo de mongol da TV de lado, o parque  possui aproximadamente 23 pedras com formas que lembram imagens de animais, objetos e do ser humano. Tem a esfinge, índio , urso, o camelo, gorilas, castelo, navio e a mais famosa  de todas e que é o símbolo de  Vila Velha - a taça.

"Aqui parece o cenário do desenho do Papa-léguas."

A região já foi oceano a 600.000.000 de anos. Depois houveram muitas erupções e montanhas foram formadas. Veio então a Era Glacial e tudo virou gelo. Passaram-se a bagatela de 200.000.000 e o gelo começou a derreter arrastando pedaços de rochas por onde a água corria formando esse terreno arenítico. Até hoje as formações vão mudando suas formas com a erosão do vento e da chuva.

"Existem quatis para todos os lados."

Mas o passeio não termina por ali. Ainda tem Furnas e a Lagoa Dourada para serem visitadas. A Lagoa Dourada é assim chamada pois tem o fundo revestido de mica ou malacacheta. De tarde, devido a esse fundo e ao reflexo do sol, a água fica dourada. Em volta existe um bosque denso e a grande curiosidade é que esse lago possui uma ligação subterrânea de 3 km de distância com as 4 furnas da região que são a grande surpresa desta viagem. 

"Este elevador amarelo leva no fundo de uma cratera que tem um lagão."

As Furnas que estão  a 3 km de Vila Velha, são crateras circulares de grande diâmetro. Também são conhecidas como "Caldeirões do Inferno". Elas são 4 e uma profundidade de até mais de 100 metros.

Em uma das furnas existe  um elevador que desce 54 m e dá acesso a seu interior, sobre uma plataforma flutuante. É muito bacana.... a melhor surpresa pra quem não estava esperando nada.

"Iiiiiiiççççaaaaaaaaaa!!!!!!!!"

Das 4 furnas apenas duas estão preparadas para receber a visitação. Segue abaixo as características de cada uma:

Furna 1 -Diâmetro: 80 metros.Profundidade: 107 metros, sendo 53 tomados pela água.

Furna 2- é formada pela união de duas depressões. Diâmetro: 90 a 150 metros. Profundidade: 70 metros, sendo 30 tomados pela água.

"Vou nessa...Valeu!!!"

Furna 3 -Está com o processo de desabamento em formação, não alcançando o nível da água.Diâmetro: 75 a 100 metros. Profundidade: 20 metros.

Furna 4 -  Não é permitida a visitação a esta furna. Profundidade: 43 metros, sendo 13 tomados pela água.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1. A hospedagem é na cidade de Ponta Grossa que é perto e oferece boa infra-estrutura.

2. Quem quiser ficar praticamente dentro do Parque de Vila Velha rola um camping.

3.Não deixe de conhecer a Furna1 . É uma cratera super profunda que tem um lago lá embaixo. A descida é feita num elevador panorâmico. É muito bacana.

4.Quem quiser fazer a noite em Ponta Grossa a boa da night é perto da faculdade da cidade.

5.O Parque de Vila Velha é cheio de quatis. O bicho é bonitinho e parece ser meio bunda mole, mas ele é porradeiro. Por isso cuidado, não é aconselhável ficar dando comida pro bicho pois ele pode avançar.

6.Os passeios do Parque e das Furnas são pagos, por isso separe uns cacarecos pra entrar. 

7.Se possível conheça o Parque de Guaterlá que é perto. 

8.Fique ligado que a região possui muitas cobras. Existem muitas placas alertando para o perigo.

9"Um bom passeio em Vila Velha (PR) é o "BURACO DO PADRE". É um buraco -literalmente - em um morro, que tem uma cachoeira que sai de uma das paredes. O acesso é complicado, mas vale a pena, informe-se no pórtico da cidade como fazer para chegar lá. Vc vai de carro até um certo ponto e depois segue a pé (+ - 500m) beirando um riacho, passa dentro de uma gruta e chega na cachoeira - tem uma piscina para se refrescar."dica de Geraldo Evandro Papa

10."Atenção viajantes, o Parque Estadual de Vilha Velha foi reaberto após dois anos. Não pode mais acampar lá. As visitas estão todas monitoradas por guias e as trilhas foram canceladas. O passeio é feito por uma trilha pré-determinada. Os acessos para a Lagoa Dourada e para Furnas também foram fechados. A visitação para estes locais é feita de ônibus, através do Parque de Vila Velha. Em resumo, graças a depredação destes patrimônios, o visitante ficou sem nada para ver. Estive lá agora em Janeiro/04 e a Lagoa Dourada e Furnas estavam fechados para visitação. O roteiro pré-estabelecido para os arenitos não mostra nada, além de muito mato cobrindo as figuras. Antes de se dirigir para Vila Velha é bom entrar em contato com o Parque para ver o que está aberto para visitação."dica de Geraldo Evadnro Papa - Santo André.

11."Estas formações rochosas, são obras dos fenícios. Eles já estiveram aqui ha muitos mil anos. Eram grandes navegadores. Não é possível rocahs com o formado de bigornas, carneiros catedrais diabos e outras imagens com a perfeição que conhecemos. O vento burilou estas imagens. Vão lá em sete cidades no piauí e vejam se não estou certo. Em villa velha tem uma garrafa de coca-cola nas rochas. Os fenícios já,bebiam coca cola"dica d e ricardo reis
 

`

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS