"Construções historicas."

Conjunto Urbanístico e Arquitetônico da Cidade de Conjunto de construções do séc. XIX em ruas e praças singularmente alinhadas acompanhando a topografia do terreno. O acesso é pela rua Otávio Gomes, e tem como ponto culminante a Praça Barão de Campo Belo. As principais atrações do conjunto são o Chafariz Monumental, Igreja Matriz, Paço Municipal, Solar do Barão de Vassouras, Palacete Itambé, prédios do Fórum e da Antiga Santa Casa, Solar do Barão Massarambá, Antiga Estação Ferroviária. Destaque também para as palmeiras e figueiras imperiais e o calçamento histórico preservado. End: Centro da cidade Horário: Permanente

"A Praça Barão de Campo Belo é bonita."

Açude do Cananéia  -  encontra-se uma queda d'água com altura aproximada de 15m e uma piscina natural de pouca profundidade. O local é procurado para banhos e para a pesca de linha. End: Rio Cananéia/Estrada de Cananéia – Sede Horário: Com permissão do administrador.
 

Antiga Estação Ferroviária  - foi Inaugurada em 1912 pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, ficou abandonada depois da extinção do ramal. Adquirida pela Fundação Severino Sombra da Rede Ferroviária Federal, foi reformada em sua beleza antiga, tornando-se sede da Universidade Severiano Sombra. End: 0,2 km da Praça Barão de Campo Belo Horário: Visitação externa.

Cachoeira da Fazenda da Cachoeira  - é formada, primeiramente, por um açude com duas comportas situadas embaixo de uma pequena ponte, fazendo com que a primeira queda da cachoeira seja artificial. Logo abaixo está o salto principal, com 2,5m de altura, que uma piscina natural. Em seguida, outra queda forma uma corredeira que se estende por uns 60m. Suas águas claras são propícias a banhos. No seu entorno destacam-se os bambuzais, lírios do vale e a sede da Fazenda da Cachoeira. End: Estrada Massambará/ Distrito de Sebastião de Lacerda Horário: Permanente.

Cachoeira da Fazenda do Ribeirão  - A cachoeira que forma várias piscinas naturais propícias para o banho. End: Ribeirão da Floresta/Fazenda do Ribeirão, Aliança/Distrito de Sebastião


Chafariz Monumental  - Construído em 1845, todo em cantaria, segundo projeto do arquiteto espanhol D. Joaquim de Souto Garcia de la Veja. End: Praça Barão de Campo Belo
 

"É isso aí."



Praça Barão de Campo Belo  -0 Construída em 1835 a pedido do Barão de Campo Belo. Só foi totalmente concluída em 1857, quando foram plantadas as palmeiras e construídas as calçadas. O projeto criou um grande tapete verde ascendente em direção à Igreja Matriz cercado de palmeiras imperiais, com canteiros demarcados por arbustos recortados, bem ao gosto da época. No século XX foram colocados o lago, as demais árvores e os bustos. Um dos principais marcos históricos da cidade.


Museu da Chácara da Hera  - Antiga residência particular que virou museu em 1965. Em seu acervo destacam-se pinturas a óleo e gravuras francesas, mapas, álbum de poemas, peças de vestuário, mobiliário, objetos antigos e biblioteca com cerca de milhares de jornais e livros da época do Império.

Solar do Barão de Massambará  -  pertenceu dos Barões de Massambará até 1874, quando foi comprado pelo Governo da Província. Atualmente abriga a Fundação Universitária Severino Sombra. End: Rua Dr. Joaquim Teixeira Leite, 53 – Centro Tel: (24) 2471-1595 Horário: 2ª a 6ª de 08:00 às 18:00 e aos sáb. de 08:00 às 12:00hs.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.É uma cidade universitária, por isso tem muitos jovens e vida noturna agitada.

2.A noite acontece na Broadway

3.Perto tem uma cidadezinha chamada Conservatória que vale a visita.

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS