"Aqui rolam uma torres de pedras maneiras."

O município de Torres possui este nome devido a existência de três rochedos que se estendem a Beira Mar. A região de Torres era inicialmente habitada por indígenas Carijós, que dedicavam-se a pesca e a uma rudimentar agricultura. Em 1766, foram concedidas as primeiras sesmarias nas redondezas de Torres. Manuel Ferreira Porto, fundador de Torres é nomeado e 1814, como alferes da região de Rio Grande e comandante do Presídio de Torres. Em 1824, acontece a inauguração oficial da Igreja São Domingos das Torres, marco inicial do povoamento. Em 1826 chegaram em Torres os primeiros imigrantes alemães por iniciativa do Visconde de São Leopoldo. Em 1830, chegaram os imigrantes italianos. Em 21 de maio de 1878, Torres foi elevada a categoria de município através da lei provincial 1152.

"O visual da praia é bem diferente."
 

Ponto Turísticos


Praia Grande:
com 2.000 metros de extensão, é a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos do verão como: futebol, vôlei, surf e outros. Na Praia Grande também são organizados inúmeros shows ao ar livre.

Prainha ou Praia do Meio:
tem 600 metros de extensão e é a praia mais tranqüila de Torres. Por possuir solo rochoso não é apropriada para o banho, mas possui grande beleza natural.

"As torres são enormes..."

Praia da Cal: tem 800 metros de extensão, sendo um dos mais belos e preferidos locais para a prática do surf.

Praia da Guarita:tem 400 metros de extensão, localizada no Parque da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita que dá o nome a este complexo paisagístico.

"Vou ver qual é da outra praia."

Praia da Itapeva:
tem 6.000 metros de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita. Tem esse nome devido ao Morro da Itapeva que em tupi guarani significa "pedra chata".

Rio Mampituba:
rio que faz divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O nome Mampituba é de origem tupi guarani e significa rio de muitas curvas, ou serpentes (cobras chatas)
Foto do rio Mampituba, Ponte Pênsil e Molhes

"Tem uma ciclovia entre as falésias e as rochas da praia."

Molhes:
situado na barra do Mampituba tem 250 metros de extensão e é utilizado para a pesca. Foi construído para fixar a barra do rio.

Ponte Pênsil:
construída em 1985, substituiu a antiga ponte de madeira. Esta de concreto e cabos de aço, permite o acesso a localidade do Passo de Torres(SC).

"Vou nessa..."

Torre do Norte ou Morro do Farol:
é conhecida por Morro do Farol devido a construção do primeiro farol em 1912, que objetivava a sinalização de terra aos navegantes. Ao pé do morro, ao lado do mar, existe uma gruta de Nossa Senhora Aparecida. Antigamente se localizava o cemitério da cidade. Local ideal para se avistar as belezas naturais da cidade, podemos ver todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos.

Ilha dos Lobos:
é a única ilha marítima do Rio Grande do Sul. Tem esse nome porque é a única ilha do Brasil onde, nos meses de julho a novembro, os lobos marinhos, procurando águas quentes, chegam para o acasalamento. Atualmente é a reserva ecológica onde não é permitida a pesca nem o desembarque. Situa-se de fronte a Praia Grande.

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Tem umas ondas e vale o surf durante o inverno.

2.Vale a pena levar uma roupa de borracha pra surfar , pois a água é bem gelada. E casacos para enfrentar o frio fora dela também.

3.Na baixa temporada tudo fecha entre 12:30 e 2:00. É a hora do almoço e ninguém trabalha.

4.Vale a pena experimentar o chimarrão e o churrasco de carneiro.

5.A uns 80 km de distância ficam os cânions de Itambézinho e da Fortaleza que ficam nos Parques De Aparados da Serra e da Serra Geral que valem muito a pena serem visitados. São os maiores do Brasil. 

6.Entre 28 de abril e 01 de maio tem campeonato mundial de balonismo no Parque da Guarita. É um evento muito bonito.

7.A Ilha dos Lobos que é possível ser vista da Praia Grande é frequentada em certas épocas por lobos marinhos e leões marinhos da Antártica.

8."Para vocês que preferem fugir da agitação do centro de Torres na temporada, hospedem-se no Guarita Park Hotel, ele esta localizado de frente ao Parque da Guarita e ao lado do Parque das Dunas de Itapeva, duas áreas protegidas legalmente. O Hotel é novo, e possui uma infra-estrutura voltada para todo tipo de turismo e ainda conta com uma política ambiental." dica de Andrea Franco

9." Achei muito bom o trabalho feito nesse site, parabéns. mas a minha dica é algumas correções, não leve a mal, mas pode ser a fonte de pesquisa. 1º os Italianos só vieram p/ o Brasil no final do século, portanto o único italiano que estava por aqui era Garibaldi, a partir de 1870 é q vieram os 1ºs Italianos. 2º é que o Festival de Balonismo é realizado no Parque Odilo Webber Rodrigues, e não no Parque da Guarita (www.festivaldebalonismo.com.br). mais uma vez eu parabenizo por esse site bem criativo e que ajuda a divulgar nossas cidades turísticas. Valeu, muito obrigado " dica de Jaime Luis Batista

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS