"Saca o visual!"

A Praia de Tambaba está localizada no litoral sul da Paraíba, no município do Conde-PB, distante do centro de João Pessoa cerca de 50km.

Para chegar vá pela BR-101, João Pessoa / Recife, entrando  para a cidade do Conde-PB tendo o cuidado para não passar da entrada (falta uma melhor sinalização, bem como um acesso mais seguro na rodovia). Estando já em João Pessoa, o acesso se dá pela PB-08 ou Via Litorânea que tem início na praia do Cabo Branco/Penha.

"Tem umas formações diferentes..."

Esta é a primeira praia naturista do Nordeste, além de ser um paraíso natural, cercada de montanhas e pedra. Segundo a lenda local, Tambaba é o nome de uma índia que tinha sido oferecida em sacrifício ao deus do mar. Inconformada, a índia Tambaba se rebelou contra os costumes e fugiu. Como castigo, o mar de Tambaba tornou-se tão violento.

Com apenas 600 metros de extensão e com falésias que alcançam até vinte metros de altura, a Praia de Tambaba foi pioneira no litoral nordestino a permitir que as pessoas abolissem o uso do biquini ou calção de banho, sendo a primeira praia oficial de nudismo da região. Sua configuração geográfica, encostas de grandes barreiras, permite uma proteção natural contra olhares curiosos, facilitando sobremaneira o bem estar dos seus frequentadores naturistas, enquanto uma outra faixa da praia destina-se aos que não querem tirar as roupas de banho, ali o nudismo é opcional. 

"Gostei desse lugar."

No auge do verão, entre dezembro e março a praia é invadida por naturistas do mundo inteiro. Mas para quem quer mesmo ser uma persona grata em Tambaba é melhor agir com bom senso e entrar no espírito do naturismo. Ou seja, ficar à vontade sem se preocupar com a vida e o corpo dos outros.


Os frequentadores da Praia de Tambaba estão servidos por três bares restaurantes, sendo um no estacionamento, outro na área destinada aos que ainda não aderiram ao nudismo - Bar do Xexeu - Tambabar  e um terceiro na parte interna, o Dom Quinzote que também é Pousada com quartos rústicos erguidos em estrutura de madeira. 

"Que placa estranha!"

A Praia de Tambaba limita-se com outras pequenas praias que também são muito procuradas no alto verão - Jacumã (permitida a prática de top less), Tabatinga, Carapibus, Coqueirinho - as duas últimas são convidativas ao repouso e a prática do camping enquanto em Jacumã reúne grande número de pessoas nos feriados e atrai os foliões durante os dias de carnaval.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Tambaba é uma praia de nudismo , e por isso deve-se respeitar um Código de Ética próprio, como : "Não ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou. obscenos nas áreas públicas." ; "Não fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos." ; "Não utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica."; "Não utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e ou desrespeitar os horários de silêncio regulamentados." etc...

2.Na faixa da praia destinada à prática do naturismo (há um marco divisório) só é permitida a entrada de grupos familiares, sendo vedada a entrada de homens desacompanhados.

3.O nudismo é opcional. Não é obrigado ficar pelado. Existem também a área dos "vestidos".

4.A praia tem ondas e é possível fazer um surf.

5.No auge do verão, entre dezembro e março a praia é invadida por naturistas do mundo inteiro.

6."Existe outra opção de hospedagem em tambaba, é a Estalagem Aldeia dos ventos, tem aptos legais e até piscina é interessante colocar no site para quem não quer o rústico e também é fora da área dos nudistas." dica de Ricardo Galle.

7."Com a implantação da balsa na fronteira de Pernambuco com a Paraiba é bom colocar este novo roteiro porque além da economia os turistas desfrutam de um lindo passeio na travessia de balsa mais bonita do Brasil. Como chegar: quem vem do Recife pela BR 101 deve entrar a direita no trevo que dá acesso as praias de carne de vaca e Ponta de Pedras a 18 km tem a placa indicativa da balsa assim Tambaba fica bem mais perto alem da viagem ser pelo litoral."dica de Marcus Macedo

8."Fui lá mas me informaram que pessoa desacompanhada não entra. E aí eu sou solteiro. Já sou coroa, quero conhecer não posso. Voltei triste. Não espiar ninguém, pois sou muito naturista e acho normal. eu quero conhecer e fazer parte."dica de José Raimundo Ferreira

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS