"Aqui é a entrada da cidade."

Monte Verde foi colonizada por alemães e sua influência é perceptível no estilo das construções, e também na culinária que misturada ao estilo mineiro, que vai de  foudues, raclettes, carnes, trutas, tortas, geléias, doces, bolos, pães e a famosa Apfelstrudel (torta de maçã).

Pico do Selado - É um dos picos mais altos do Brasil. São 2.083 metros de altitude! Para se chegar ao Pico do Selado, esta é a melhor opção: pegue a Rua da Mantiqueira, aquela em frente ao Bradesco. Suba por ela, passando pela Igreja Batista, Pousada do Esquilo até chegar à Pousada Excalibur. Lá, vire á esquerda em direção ao Hotel Cabeça de Boi. Siga até o final da rua. A trilha, mesmo, começa neste ponto, à direita.A partir daqui será bom que você esteja acompanhado por alguém que conheça a região. Depois de mais ou menos 40 minutos de trilha, você estará chegando ao Platô. De lá pode-se ver mais de cinco cidades do Vale do Paraíba! Preste também atenção nos ferros fincados na pedra. Sabe o que significam? A divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

"Hum , um lago artificial."

Mais 50 minutos de caminhada e chegamos ao Pico do Selado. Estas pedras estão situadas bem próximas uma das outras. O início do passeio é o mesmo. Pegue a Avenida das Montanhas, suba sempre, passando pela Pousada Nico On The Hill, pela caixa d'água até chegar ao Starbar. Pode ir de carro até este ponto. Para o Chapéu do Bispo, tome a trilha da direita, existe uma placa indicativa. Se você optar pelo Chapéu do Bispo, a subida será de aproximadamente 20 minutos. Lá chegando, continue por uma trilha à esquerda por mais 20 minutos  e surgirá a Pedra do Platô.

"Isso aqui parece uma Campos do Jordão de 50 anos atrás."

Cachoeira dos Pretos -Trata-se de uma cachoeira com mais de 170 metros de altura. O ideal é fazer este passeio de moto (Monte Verde conta com vários aluguéis de motos), mas também dá pra ir de carro.Para chegar saia da cidade e tome a estrada como se fosse para Camanducaia. Depois de alguns quilômetros, você passará pelo Hotel Green Mountains, que estará à sua esquerda. Depois do Hotel, siga por uns 600 metros e vire à esquerda. Aí você estará deixando a estrada de Camanducaia e pegando uma estradinha que atravessa a Fazenda São Pedro, em direção à Joanópolis. Quando esta estradinha chegar ao fim, vire à direita em direção à Joanópolis. Depois de alguns quilômetros, chega-se a um pequeno bar e logo depois uma porteira. É a entrada para a Cachoeira dos Pretos.

"Aqui tem ótimos restaurantes."

Corredeiras do Itapuá - O caminho até a Fazenda Hotel Itapuá, onde se encontram as corredeiras, deve ser feito de carro ou a cavalo. São 3 kms, a partir do Portal de entrada da Vila em direção à Camanducaia. Na fazenda, é só seguir as placas indicativas.Seguindo sempre a trilha que beira o rio, chega-se a uma cachoeira. Para voltar, tome a mesma trilha até uma bifurcação que, à esquerda, leva a um lago.

"As construções são no estilo colonial."

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Esta é uma viagem típica para casais.

2.Se você gosta Itaipava no Rio de Janeiro ou Campos do Jordão em São Paulo, possivelmente você vai gostar de Monte Verde.

3.Existem bons restaurantes no local e comer bem é um dos programas na cidade.

4.A Cachoeira dos Pretos e o Pico do Selado são os programas para ser feitos durante o dia.

5.A cidade tem um aeroporto que oferece vôos panôramicos que não são caros e valem o passeio.

6.Vale a pena alugar uma moto e fazer umas trilhas pela região.

7.Leve sempre um pouco de água e casaco para as trilhas.

8."Olá. Sou freqüentadora de Monte Verde e gostaria de dar uma contribuição para o site na página sobre a vila. Tem um lugar mto bacana pra se hospedar lá, chama Refúgio do Selado. É um tipo de hospedagem pouco comum no Brasil, parecido com um albergue. Tem quartos coletivos e de casal, a partir de r$ 15 por pessoa por noite. Ideal pra quem curte tranqüilidade e não precisa de mais do que cama, banheiro decente e uma cozinha. Tel. (35) 3438.1402. MV é mais conhecida como um destino para casais, mas tb oferece ótimas opções pra quem curte esportes radicais. Além de trilhas, tem umas estradas de terra pouco ou nada movimentadas, ideais pra pedalar. E, nos últimos anos, uma galera começou a explorar as pedras (ótimas opções pra escalada, com vários níveis de dificuldade) e rios (rafting, boiacross e acquaride, mas só no verão). Tem algumas agências que levam pra essas atividades, mas precisa ficar esperto pq nem todas possuem equipamentos adequados e guias realmente capacitados. Recomendo a Multisport Mantiqueira, que fica na avenida principal, em frente ao Bradesco. Tel. (35) 3438.1126.Se não for pedir muito, será que dá pra vcs reformularem a dica sobre alugar uma moto pra fazer trilha? É que as motos têm detonado com as trilhas e a vegetação em volta. Causam um puta impacto, fazem barulho, estressam os animais... As ongs locais estão tendo a maior dor-de-cabeça. Por q vcs não sugerem q a galera ande de moto nas estradas de terra pouco movimentadas, q têm altos visuais, ao invés de fazer isso nas trilhas?É isso aí. Valeu.[]´s." dica de Ana Poletto

9."A boa pedida de Monte Verde é fazer trilhas pela manhã para qualquer um dos picos (Chapéu do Bispo, Pedra Partida, Selado, Pedra Redonda) são trilhas íngremes mas de fácil acesso. Leve água, vá de tênis e agasalho, o vento lá em cima é cortante e a vista deslumbrante. Voltando pra cidade faça a festa nas lojinhas, prove queijos e vinhos, escolha um barzinho com aquecedor pra bebericar e espere a noite cair. Jantar, as sopas no pão italiano, trutas e fondues são as especialidades do lugar. Todo ano pelo um final de semana durante o inverno pra nós é obrigatório a ida para Monte Verde." Dica de Marcelo Pietrafesa e Cilene Marchi - Serra Negra - SP

10."Monte verde é o lugar ideal pra ir à dois... é uma cidadezinha super romantica e bem mais charmosa que campos do jordao em sp. não tem balada mas nem faz falta, a noite é legal descansar e comer uns queijinhos na lareira pra poder curtir a cidade e os passeios no dia seguinte. como a cidade nao é muito grande, nao precisa ir de carro... vc pode pegar o busao, que sai de camanducaia. recomendo que vcs deem uma olhada no site de lá: www.monteverde.art.br, tem varias dicas de pousadas, mapas, previsao do tempo, passeios, etc. ah, quem for pra monte verde tb não pode deixar de experimentar o bombom de morango que eles vendem em frente a uma casa de chá logo no começo da av. principal, é um fenômeno!! dica de Gabi Tikerpe

11."Outra dica que acho de extrema importância em Monte Verde é não deixar de ir na Adega do Chicão o mesmo te trata com a maior carinho do mundo, imperdível são suas caninhas caseiras e seus pães com sopa... já a mulherada irá se deliciar com os pequenos shoppings que tem na avenida, vendendo aqueles sabonetinhos todos cheirosos, e de vários formatos acreditem. Também amei, ter ido ver as Trutas do Paulão, maravilhoso.... o cara mata ela na hora, e a comida tem um sabor todo especial, o lugar que amei ficar foi no Cantinho da Raposa, não é caro, e super aconchegante... fora isso a cidade lhe proporciona todo aquele climinha romântico, com certeza tudo irá fluir como deseja, afinal lareira, friozinho, vinho, queijo, fondue.. frutas e uma pitada de amor no ar.. é fora de série... agora vcs não podem deixar de beber aquela cervejinha natural deles e o delicioso Apfelstrudel , que é uma torta de maça com morangos e sorvete de creme... IRRESISTÍVEL .. este ano , vou repetir a dose, com certeza. OBS: Bom para uns, ruim para outros, lá alguns celulares, a maioria não pegam !!!"dica de Luana Sampaio - Jundiaí/SP

12."Galera estive lá no dia 06/03 uma cidade maravilhosa para quem quer curtir á dois e namorar muito ai vão algumas dicas 1- fiquei hospedado na pousada chalana que alem de ser muito barata é muito boa, tudo nela é bom desde seus quartos até seu restaurante tudo show de bola!!!!!! 2- não deixem de jantar no restaurante "Trás os Montes" um restaurante portugues que serve uma Truta Maravilhosa alem de ser muito barato e após jantar podera escrever no guardanapo algo e colocar no mural do restaurante. 3- o lugar mais barato para se comprar os doces é no Rancho do Caipira e a melhor loja para se compra queijos e vinhos é a Pioneira." dicas carlos/claudia / fabio / silvia

13."Estive lá no Reveillon  a cidade, as construções, as paisagens tudo muito bonito. Vale a pena encarar a subida até o Pico do Selado (2083 m de altura) a vista é maravilhosa. Fiquei no camping no Sitio Recanto dos Bambus os proprietários são muito gente boa, muito atenciosos, o café da manhã (incluído) é muito bom. Recomendo a todos. Não deixem de ir até lá. Eu com certeza voltarei."dica de Andre Luis Delaneze

14."A estrada precária entre Camanducaia e Monte Verde (30 km) impossibilita o crescimento de qualquer tipo de turismo na cidade. Além de crateras muitos trechos são de terra (torça para não chover. Tudo lá é caro..."dica de Fabio

15."Frequento Monte Verde há 18 anos. Adoro aquele clima friozinho e místico. Tem cheiro de lenha no ar! Deus habita aquele lugar! Gosto de ficar na pousada Fazenda, fica antes do Portal da cidade, mas é um lugar muito gostoso, com uma vista linda e uma estradinha para caminhada maravilhosa. A Pizza da Casa da Pizza tb é muito boa e o chocolate quente da galeria é uma delícia!! bom passeio a todos! Ligia Esteves

16.Cidade muito bacana, com uma gastronomia requintada e ampla. Para os amantes da boa mesa, fujam dos rodízios de Founde. Para degustar um verdadeiro Founde, vá até o restaurante Villa Dona, na galeria Invernes. Além de um preço acessível, um cardápio caprichado, que varia a cada mês, o Sr. Marcelo é ultra simpático, e acolhe os turistas de braços abertos. Provem os antepastos a acrescentem o azeite de lavanda. O sabor é incrível.João Guilherme