"Olha isso!"

Cidade do interior paulista, região sudoeste do estado de S. Paulo, dista aproximadamente 330 Km. da capital. Com uma população estimada em 46 mil habitantes, já data em mais de cem anos sua emancipação politica-administrativa, que se comemora em 28 de agosto. Devido sua localização limítrofe ao Paraná, carinhosamente conhecida como a "Sentinela da Fronteira", desde a época da Revolução de 1930. Justamente por esta posição geográfica, sempre foi ponto de passagem de viajantes que de tempos remotos incluiu os tropeiros, fazendo com que a cidade disponha de boa infra-estrutura : hospedagem, alimentação e comércio. Atualmente conta com cinco hotéis e três pensões. Na gastronomia consta: quatro restaurantes, três churrascarias e quatro pizzarias, alem de lanchonetes. À noite itarareense é típica de interior , com frequentes bailes nos clubes, barzinhos musica 'ao vivo' e a marca registrada das pequenas cidades: o 'footing'. Em contra ponto a falta de condições para se colocar Itararé em destaque na mídia, fica a certeza de quem vem e conhece, volta, volta pela hospitalidade, tranquilidade e simplicidade de nossa cidade. Volta pelas quatro estações do ano, bem definidas pelo TURISMO que só agora começa a dar seus primeiros passos. Uma atividade gradual, planejada e com respeito, muito respeito: aos visitantes e a Natureza. SEJA BEM VINDO A SENTINELA DA FRONTEIRA




PARQUE ECOLÓGICO DA BARREIRA: distante 3 kms.

Do centro da cidade é um local único caracterizado pelo relevo moldado através dos anos pela ação do Rio Itararé, que sulcou um canyon que deu nome ao município. Em tupi-guarani significa: Ita- pedra e Raré- escavada pelo rio.No parque encontramos a Gruta da Santa, ponto de encontro dos devotos de N. s. da Conceição, a Gruta das Andorinhas( o nome por si já se explica), a cascata do Chuveirinho, a fenda da 'Sanga'. a antiga ponto férrea, e pequenas trilhas pela vegetação símbolo da região- o cerrado paulista e a água tão famosa e dita pelo folclore como responsável pela volta daqueles que dela beberam.

PISA -PAPÉIS DE IMPRENSA S.A (Itararé/Sengés(Pr.)
Maior área de reflorestamento de toda a região. Esta fazenda localiza-se a 18 kms. do centro e Itararé. Com 90% de suas terras com floresta de Pinnus Taede possui enorme potencial de recursos naturais e cénicos, dos quais destacamos:
Vale do Corisco: Com imponentes formações rochosas(areniticas) , destaca-se pela Cachoeira do Corisco que do alto de seus 104 mte.contempla todo o canyon formado pela ação das águas do Rio Itararé.
Cidade de Pedra: é considerada a "Mini Vila Velha'da região, cuja Natureza incumbiu-se de moldar ao longo de milhões de anos um cenário de 'metrópole'com seus edifícios e arranha-céus.
Poço do Encanto: Lago encravado em uma bonita área de preservação permanente , com suas águas claras e transparente com seu leito todo revestido de musgos que o tornam um cenário único. Como possui um lençol freático à tona, 'espele'suas águas conforme as frequências de ruídos e movimentos em suas margens criando um efeito de borbulhar... Imperdível!

Nota: Imprescindível pedido prévio de autorização para visitas.

"Aqui tem muitas cachoeiras"

MONTARIA / 29 Kms.de Itararé(Sengés-Pr.)
Outeiro formado por inúmeras morros com altitude variando de 15 à 30 mts. de altura. Excelente para 'hikking'e montanhismo, num ambiente de liberdade e visual agradável. Possui uma Cascata na Faz.S.Judas de Morungava que aumenta a expectativa dos grupos a estes tipos de exercícios, num local de mata ciliar. Estrada de acesso em bom estado de trafegabilidade.
TRILHA DO CARACOL / 29 Kms. de Itararé
Na Serra de Bonsucesso. ainda no município de Itararé, a beleza do final do canyon de Quartelá. Paredões areniticos, possivelmente da era Devoniana, mostram toda a exuberância da natureza em seu relevo, no vale entremeado de sítios, plantações, matas ciliares e de encosta, reflorestamento e campos.Numa grande fenda entre rochas , trilha-se o Caracol, passando por grutas, pastos, Araucárias e riachos, em uma caminhada segura de 7 Kms.

TRILHA DA ESTRADA VELHA / 33Kms. do centro de Itararé
Valendo-se do efeito caniço do Vale de Bonsucesso, aproveitamos a calha da antiga estrada que ligava Itararé ao então, bairro de Bonsucesso.Os caprichos da erosão e vegetação transformaram o acesso em uma pitoresca via para 'hildong'. colocando a frente do turista uma imponente paisagem dos rochedos da encosta da Fazenda Sete Trilhas.Como complemento, pode-se chegar a Pedra da Galinha através destes rochedos que formam a orla da antiga estrada.

FAZENDA SETE TRILHAS 35 Kms.do centro de Itararé(BomSucesso de Itararé/SP)
Já no recém emancipado município de Bonsucesso, encontra-se a Fazenda do Sr. João Fabri, objetivo final do Caracol. Com entrada por uma vistosa floresta de araucárias (Pinheiros-do-Paraná) chega-se a esta autêntica fazenda do interior: búfalos, porcos da raça 'branca(white), patos, marrecos, ovinos, cavalos,andorinhas, siriemas e curucacas-emoldurada pelo relevo com formações curiosas em seus picos, balizadas de 'Pedra da Galinha' e Pedra do Camelo '.Locais estes de chegada por outra caminhada curta para deslumbrar-se com um dos mais bonitos espetáculos da Natureza: o pôr-do-sol, cujas andorinhas encarregam-se de completar o visual, numa altitude média de 1100 mts. acima do nível do mar.

CACHOEIRA DO LAJEADO GRANDE / 30 Kms.de Itararé(Sengés-PR)
Propriedade privada, situada no município de Sengés(PR).Um dos mais belos pontos de interesse turístico de toda a região. Destaque para a beleza do local onde situa-se :encravada entre os paredões areníticos de sua queda e a mata à sua volta, a facilidade de banhar-se na piscina natural que existe com brancas e grossas com arvoredos que oferecem sobras frescas. Deve-se ressaltar a conservada trilha pela mata que leva os visitantes a esta cachoeira de cerca de 42 mts.de altura por aproximadamente 30 mts. de cortina d'água.

"Tem vários canions por aqui."


TRILHA DO LAJEADO / 32 Kms. de Itararé(Sengés-PR)
São cerca de 4/5 Kms. de caminhada leve, onde a paisagem do Rio Lajeado Grande se sobrepõe as 'macegas', capões, mata ciliar, rochedos (inclusive alguns com pinturas rupestres), além de inúmeras piscinas naturais com águas transparentes. Mesma propriedade acima, a trilha tem por objetivo o verdadeiro "recanto natural" do inicio da queda d'água da Cachoeira já citada. Durante o 'hildang'passagens pela Cascata do Rio Actma.Cachoeira do Funil e a Grande Cascata doTopo com uma piscina de aproximadamente 15 mts, de diâmetro. Em virtude de sua localização em relação ao sol, suas águas são mais tépidas em relação ao restante do Rio Lajeado.

TRILHA DAS CACHOEIRAS / 38 Kms. de Itararé(Sengés-PR)
Acompanhando o rio Lajeado Grande, a partir da primeira queda de sua nascente - a Cachoeira da Cabeceira(com 35 mts. de altura)temos uma caminhada de 4 Kms. aproximadamente, com três outras quedas d'água: na sequência do passeio: Cachoeira dos Bugres (altura aproa, de 20 mts de altura), a Cachoeira do Lajeadão com altura aproximada de 20 mts de altura com uma interminável quantidade de piscinas naturais cercada por exuberante mata ciliar que equivale a uma floresta sub-tropical, lembrando nossa famosa Mata Atlântica e finalmente e Cascata do Poço Fundo, trecho final desta inesquecível caminhada "hídrica", podemos assim dizer.

TRILHA DO SEGREDO/5 Kms. do centro de Itararé Trilha típica da prática do trekking. Caminhada de aproximadamente 11 Kms. com uma impressionante diversificação de flora e relevo, acompanhando o Vale do Rio Jfargre.Destaque para o Rio D 'Areia com inúmeros desníveis e cascatas, formando diversas piscinas naturais-Atravessando o Rio Itararé depara-se com o objetivo final da trilha: a Cachoeira do Segredo com seus 70 mts. de altura que por estar localizada neste vale tem o efeito dos ventos em suas águas, resultando um lindo 'balé' numa permanente névoa de efeitos multicoloridos. Local ideal para o lanche, descanso e óbvio, refrescantes banhos de águas límpidas.

ESTÂNCIA VALE DO PARAÍSO CACHOEIRA DAS SETE QUEDAS/à 28 Kms. de Itararé.
Propriedade particular, recém adquirida por um empresário de Itararé para futuras instalações de complexo turístico. O primeiro destaque fica por conta das demarcações da fazenda que são naturais: os paredões arenincos incumbem-se de fazê-lo, com alturas de 30/40 mts. em relação ao RioPirituba que corre tranquilo e mostra sua mata ciliar primária, atualmente responsável por uma fauna rica e variada: esquilos (serelepes), maritacas, gaviões, tucanos,capivaras, quatis, veados, lobos e até mesmo onças. Excelente trilha leva o turista até onde caem as águas geladas da cachoeira das Sete Quedas da Inventada, com seus 60 mts. de altura. Com áreas naturais para banho e lazer.Mirante natural na entrada da fazenda completam as sessões de fotografia e por que não simplesmente esperar o entardecer...

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.As atrações não são bem sinalizadas, por isso um guia local poderá lhe ajudar bastante.

2.Não deixe de visitar a Cachoeira do Lajeado Grande.  É uma cachoeira linda.

3.Procure fazer sua reserva de hospedagem com antecedência, pois a cidade tem poucos hotéis.

4.Pro lado do Paraná , próximo à cidade de Senges, existem muitas atrações.

5.Muito cuidado ao visitar Itararé, principalmente à Barreira, é ponto de drogas e de assaltos. Fui furtado e foram roubadas 3 malas do meu carro neste local. Jorge
 

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS