"É um lugar surreal."

Machu Picchu está localizada 70 quilômetros a noroeste de Cuzco, no topo da montanha Machu Picchu, numa altitude de aproximadamente 2.350 metros acima do nível do mar. É um dos mais importantes sítios arqueológicos da América do Sul e conseqüentemente uma das atrações turísticas mais visitadas do Peru.

Machu Pichu foi construída a 2.400 metros de altitude e está localizada bem no meio dos Andes, no centro-sul do Peru. Descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham, é considerada "Patrimônio Cultural da Humanidade".

É uma cidade inteiramente construída de pedras, sem a utilização de cimento ou qualquer tipo de cola. A melhor época para ir é no inverno andino, de abril a setembro. É mais frio, mas praticamente não chove, como acontece durante todo o resto do ano.

"Uma viagem muito maneira."

Localizado a 2,400 m.s.n.m., na província de Urubamba, departamento do Cusco, Machu Picchu  surpreende pela forma dentro que a expansão de construções de pedra em uma colina estreita e desigual cujas bordas são um promontório de 400 metros que conformam o canhão atraves do qual o Senhor chega pelo rio Urubamba.

A mais completa de todas as culturas andinas, a civilização inca desenvolveu-se ao longo de cerca de três séculos, a partir de uma pequena tribo que foi aos poucos incorporando militarmente as tribos vizinhas, até chegar ao maior e mais organizado império estabelecido na região.

Segundo as tradições orais dos incas, sua capital, Cuzco, foi fundada no início do século XIII pelo herói mítico Manco Cápac. A ele seguiram-se soberanos que ampliaram o território até meados do século XV, época da grande expansão do império. No período máximo, ele abrangeria a região da atual fronteira entre Colômbia e Equador até a parte central do Chile, cobrindo cerca de 4.800km2.

"Pedras enormes se encaixam com perfeição."

O "inca" ou imperador, descendente do Sol, era venerado como um deus. Na organização social, a ele seguiam-se os governadores de províncias, a nobreza, o clero e os chefes militares. O cidadão comum devia servir periodicamente nas forças militares ou nos empreendimentos públicos, como construção de estradas e templos, além de pagar um tributo em produtos agrícolas. A eficiência da administração foi favorecida pela construção de uma extensa rede de estradas, que partiam de Cuzco e alcançavam todos os recantos do império. O principal culto religioso dirigia-se ao Sol, a que se ergueram numerosos templos. Para os sacrifícios, utilizavam-se lhamas, sendo raros os sacrifícios humanos. Muitos desses rituais sagrados aconteciam em Machu Picchu.

A derrocada desse império constituiu um dos fatos mais assombrosos da história. Em 1532, o espanhol Francisco Pizarro chegou à região com apenas 180 homens. Aproveitando-se da luta entre os dois herdeiros do último imperador e sem um combate sequer, com sua escassa tropa Pizarro dominou o Império Inca.

Cidade Sagrada rodeada de mistério, porque até agora os arqueólogos não podem decifrar a história e a função desta cidade pedregosa de quase um quilômetro de extensão, construida pelo Inca em uma área geográfica mágica onde o andino e o amazônico convergem.

"A cidade fica no topo de uma montanha."

Talvez o mistério nunca é completamente revelado; até agora só hipótese e conjeturas existem.
Era uma posição de avançada das projeções de expansão incaicas para alguns,; outros acreditam que era um monastério onde as meninas foram formadas (acllas) isso serviria o Inca e o Willac Umu (o padre Supremo). isto aqui nota-se ja que dos dos 135 corpos achados nas investigações, 109 pertenceram a mulheres.

Mas além de mistérios e mitos, o verdadeiro charme de Machu Picchu, cidade sagrada dos Incas declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, está nas praças dela, nos aquedutos e torres de vigilância dela, nos observatórios e no relógio solar dela, evidências da sabedoria e a técnica dos fabricantes andinos.

 

Machu Picchu (cuja tradução literal significa "velho pico"; por vezes designada como a "Cidade Perdida dos Incas") é uma cidade pré-Colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2.057 metros de altitude, no vale Urubamba, atual Peru. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911.

Infelizmente, muitos dos tesouros de Machu Picchu foram furtados por seu próprio descobridor, Hiram Bingham que, entretanto, nos legou uma obra-prima da humanidade.

"Pedra sobre pedra."

0 Complexo de Machu Picchu - Machu Picchu é claramente dividido em duas áreas, agrícola e urbana. Na primeira, terraços demonstram as avançadas técnicas de cultivo dos incas, assim como a prevenção a erosões. Mas é o setor urbano que chama mais a atenção, com sua arrojada arquitetura e perfeitas construções com pedras engenhosamente encaixadas. Ao longo do sítio, identificam-se praças, santuários, fontes, torres, tumbas, prisões. Destacam-se o Templo do Sol única construção circular do local, feita sobre uma rocha maciça, e Intiwatana, que controlava o período do ano, identificando o solstício.

Huayana Picchu - 0 viajante com disposição para caminhar (mais) pode se aventurar por Huayana Picchu, a montanha que reina soberana em frente a Machu Picchu. A trilha é uma estreita subida que leva, dependendo de seu condicionamento físico, de 45min a 1 hora e meia. Tecnicamente não é difícil, cordões ajudam na subida, mas os mais despreparados ou acrófabos podem não se divertir. A vista de cima é soberba, mas conforme o tempo, você pode não ver muita coisa. Aliás, em dias chuvosos, a subida - e talvez ainda mais a descida - devem ter a sua atenção redobrada. Quem quer ainda mais ruínas, existe um desvio no caminho que leva ao pequeno Templo da Lua. Para subir no Huayana Picchu é preciso se registrar na entrada, e o posto de controle costuma ficar aberto somente até às 13h.

"Engenharia incrível."

 0 meio mais comum de chegar em Machu Picchu é o trem, saindo da estação San Pedro, em Cusco.

É possível parar em Ollantaytambo no meio do caminho, ou pegar o trem de lá, a aproximadamente 2 horas da partida de cada trem. De Aguas Calientes a Olantaytambo leva em torno de 1 hora e meia, dependendo do trem.

De Aguas Calientes a Machu Picchu, e vice-versa, há ônibus com freqüência, especialmente nos horários em que chegam os trens.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Existem duas formas de chegar lá. Pegando um trem até Águas Calientes e depois um ônibus até lá. Ou fazer a Trilha Inca que pode demorar de 2 a 5 dias.

2.Quem não tem disposição para fazer a Trilha Inca, tem uma caminha mais curta , chamada de Camino Sagrado. Pode ser feita em 2 dias e uma noite ou em apenas 1 dia. O inicio é no km 104, quando o trem vindo de Cusco chega às 9 horas.

3.A saída de trem é na esta estação San Pedro em Cusco.

4.Compre a passagem de trem com antecedência. Dificilmente você vai conseguir alguma coisa na hora. O trens sempre saem lotados de turistas.

5.Você vai saltar do trem em Águas Calientes e lá você pega um ônibus até lá em cima em Machu Picchu. Se quiser ir à pé para poupar a caminhada dura cerca de 1 hora.

6.Leve uma bala ou um doce. Se você começar a sentir o mal da altitude basta chupar a bala que você melhora logo.

7.Caso você queira ficar mais de um dia em Machu Picchu, você pode dormir em Águas Calientes.

8.Tente chegar o mais cedo possível. Quanto mais tarde você for, mas turistas estarão lá e o crowd corta meio o barato do passeio.

9."De Cusco a Matchu Pitchu à várias formas...ir de trem ou ir de ônibus por Santa Teresa, passeio demorado mais lindissimo."dica de douglas martins

10."Quando você for a Machu Pichu, não esquenta a cabeça...há várias formas de ir, Cuzco à Aguas Calientes. Tem como ir de trem, via Ollaytatambo. Ou fazer alguma excurção via Santa Teresa. take easy...há como chegar."dica de Douglas

11." Aguas Calientes, porta para Machu picchu é bem cosmopolita e é o único lugar com cervejas cuzcenhas geladíssimas, mas não esqueça, mesmo, de passar já no trem um bom protetor contra mosquitos para já não descer devorado por enxames.  Machu Picchu, bem aí já é um sonho indiscritível!!! "Elias Corrêa Lira
 

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS