"E lá vou eu de novo..."

Acredita-se que o nome da gruta se deve ao fato de ter sido habitada por um homem louro, forte e cabeludo, de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da revolução de 30, que foi chamado de "Rei do Mato".

Mas há 45 anos José Eloi de Deus entrou em seus salões pela primeira vez, tornando-se então o seu descobridor oficial.

"Estas estalactites de 13 metros de altura são a atração mais espetacular ."

O tempo aproximado da visita é de 40 minutos. Percorre-se uma extensão de 220 metros em passarelas, alem de degraus, descendo 40 metros de profundidade. Há quatro salões e a temperatura interna varia de 17º a 20º C.

A gruta foi aberta a visitação pública em 22/10/1988. Ela tem 998 metros de extensão, dos quais apenas 220 estão abertos ao público. Possui estalactites, estalagmites e cascatas de pedra com brilho de cristal. A Rei do Mato ainda é uma gruta considerada "viva" pelos cientistas, porque continua se formando pela ação da água. 

"Um grupo numeroso é guiado por um guia."

Possui uma passarela com estrutura metálica com proteção de um guarda corpo com altura de 1,20m em toda sua extensão para segurança dos visitantes com 131 degraus. É composta pôr quatro Salões . 

Primeiro Salão da couve-flor : Esta formação acontece devido á transpiração da rocha em épocas de chuvas abundantes e também pela água corrente e de goteiras que vão acumulando calcário. 

"Paisagens extra terrestres."

Segundo Salão dos Desabafados assim chamado devido aos desmoronamentos ocorridos no passado. Os blocos já se acomodaram e não causam nenhum risco de novos desabamentos. 

"A iluminação interna é muito bem distribuída."

Terceiro Salão o Principal. Este é o maior salão da gruta, com aproximadamente 80 metros de extensão. Nesta galeria vamos encontrar diversas estalactites que tiveram suas pontas quebradas por vândalos ou por pessoas que imaginavam que pelo brilho das formações tinham algum valor comercial e que levam um século ou mais para se recomporem. Destacam-se nesta galeria 0 "cenorão", uma estalactite de cor alaranjada devido a presença de oxido de ferro; o "sorvetão", formação de estalactite e algumas colunas que levaram de 18 a 22 mil anos para se formarem.

"Formações raríssimas , só aqui e na Espanha."

O Quarto Salão destacam-se diversas formações interessantes: elictites (semelhantes a capins, plantas e raízes em formas variadas), lustres. Formações raras como 2 colunas de 13m de altura com 30cm de diâmetros que estão intactas. Estas formações só são encontradas na Gruta de Altamira na Espanha.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.O lugar mais próximo para se hospedar é a cidade de Sete Lagoas.

2.A área dispõe de amplo estacionamento, lanchonete, terminal e enfermaria para primeiros socorros.

3.A Gruta Rei do Mato está localizada às margens da BR 040 junto ao trevo de acesso à cidade de Sete Lagoas e a 62 Km de Belo Horizonte.

4. A gruta possui inscrições rupestres e pinturas significativas em seus paredões rochosos, que datam de 6.000 anos.

5.A atração principal está no quarto salão que são 2 colunas de 13m de altura com 30cm de diâmetros que estão intactas. Estas formações são muito raras e só são encontradas na Gruta de Altamira na Espanha.

6." Se vc chegou até aqui, vale um esticada até Cordisburgo e visitar a Gruta de Maquiné." dica de  Geraldo Evandro Papa - Santo André.

7."Essa gruta e sensacional, fantástica. Achamos muito mais bonita, estamos falando de beleza plástica e não em grandiosidade, que a Gruta de Maquiné. Não deixe de ir. O guia que nos acompanhou é muito engraçado e simpático e mostro-se conhecedor. É a única gruta aberta ao público que apresenta pinturas rupestres. Fique atento, ao adquirir o ingresso, certifique-se que o guia percebeu, pois caso contrário, você terá que descer a ladeira para buscá-lo.."dica de Carlos Monteiro

8." Próximo à gruta, há locais de escalada e andado-se ao redor, has paisagens de pedra d'outro mundo."dica de Laerte Silva

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS