"Natureza agressiva"

Foz do Iguaçu é é um centro turístico e comercial do extremo sudoeste  do Paraná. Está nas margens das Cataratas do Iguaçu,  e por isso tornou-se um centro turístico com atrativo internacional. Abriga um parque nacional e que faz divisa com outro semelhante, do lado argentino. Mas é também um movimentado centro de compras graças a sua ligação rodoviária com Ciudad del Este,o paraíso dos sacoleiros.

 

Outro fato que movimenta a cidade é a  usina hidrelétrica de Itaipu, uma obra que associou o Paraguai e o Brasil em sua construção e que modificou fortemente a paisagem e estrutura produtiva da região ao inundar enormes áreas para abrigar o lago da represa.

"Daqui do Brasil da pra ver a Argentina do lado esquerdo e o Paraguai do lado direito."

A palavra Iguaçu significa "água grande", na língua tupi guarani. O rio nasce na Serra do Mar e  deságua no rio Paraná. São 275 quedas e em tempo de cheia viram uma coisa só. Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro. A melhor visão das quedas está do lado brasileiro. Devido à posição das quedas é possível ver todas de uma vez só do lado brasileiro.

"Depois de ver isso qualquer cachoeira perde a graça."

Principais Atrações Turísticas

Parque Nacional do Iguaçu- é uma das maiores reservas florestais da América do Sul e um dos últimos locais de proteção ambiental do Estado. Em 17 de novembro de 1986 foi tombado como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE. O acesso ao parque é feito a partir de Foz do Iguaçu, pela BR 469 até as Cataratas.

"Aqui é o Marco das 3 Froteiras."

Itaipu - A palavra ITAIPU origina-se do tupi-guarani e significa "a pedra que canta". Sua construção é uma das maiores obras feitas pelo homem. A visita à Central Hidrelétrica de Itaipu é gratuita. Inicia-se com a projeção de um documentário e tem duração média de uma hora e meia. Os horários de visitação são: de segunda-feira a sábado, às 08h, 09h e 10h / 14h, 15h e 16 horas.

"Uma nuvem úmida sobe das cachoeiras molhando tudo."

Macuco - o passeio inicia-se na Trilha do Macuco través de carretas abertas puxadas por jipes 4x4. Em seguida, desce-se uma escadaria que dá acesso ao rio Iguaçu, onde barcos infláveis bi-motores aguardam para um passeio em direção às Cataratas do Iguaçu.Os pilotos experientes manobram em meio às cachoeiras molhando todo mundo. É irado. O passeio dura 1 hora e 45 minutos, com saídas a cada 15 minutos.

 

Vôo sobre as cataratas - O serviço é oferecido por uma empresa particular dentro do Parque Nacional do Iguaçu. O helicóptero  sobrevoa as quedas durante sete a dez minutos. Há três opções de passeio a escolher:1) vôo sobre as Cataratas,2) sobre o Parque Nacional e as Cataratas e 3) vôo sobre a Hidrelétrica de Itaipu, Marco das Três Fronteiras e Cataratas.

"O passeio de bote é imperdível."

O Parque das Aves - Tucanos, araras, periquitos e outras aves tropicais pousam a poucos metros do visitante, tornando a visita inesquecível. É o local perfeito para fotografar e conhecer as aves existentes no Brasil.Outras grandes atrações incluem um borboletário, viveiro de beija-flores e setor de répteis, onde cobras e jacarés ficam a poucos metros dos olhares atentos e curiosos dos turistas.

"Dei um pulo na Argentina pra ver o outro lado das Cataratas."

Marco das Três Fronteiras - obelisco construído em pedra e cimento e pintado com as cores nacionais, estabelece o limite territorial e a soberania do Brasil com a Argentina e o Paraguai. O Marco representa um ponto de atração turística dos mais singulares da cidade.

Cataratas de Iguazú - localizadas entre o Brasil e a Argentina e dentro do Parque Nacional Iguazú, as Cataratas representam a principal atração turística de Puerto Iguazú. Passeio Superior: Com aproximadamente 700 metros de comprimento e duração de 30 minutos. Passeio Inferior: O passeio tem um percurso de aproximadamente 1 Km, com duração entre 1 e 2 horas de caminhada. 

"O bote sobe o rio contra a correnteza."

Ilha de San Martin - Passeio feito com um barco que cruza o rio até a ilha de San Martin durante o dia. Chegando a ilha, percorre-se uma escadaria onde há um acesso a três pontos panorâmicos: Salto San Martin, Garganta do Diabo e La Ventana.

Circuito Yacaratiá - Passeio feito com veículo apropriado, com um percurso de 30 Km pelo interior da mata.

Ciudad  Del Este - Segunda maior cidade do Paraguai , conta com cerca de 100.000 habitantes e representa um centro comercial de grande destaque, com importação de produtos de todo o mundo. É o paraíso dos sacoleiros.
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Visitar Ciudad de Leste é a maior furada. Programa de índio. Fuja dessa enrascada.

2.Se for  para o lado do Paraguai , não vá de carro próprio. Vá de táxi , pois se roubarem seu carro lá , já era...

3.No lado da Argentina tudo é muito mais caro que no Brasil.

4.Para atravessar as fronteiras é necessário carteira de identidade ou passaporte. Carteira de motorista não vale.

5.Conheça as cataratas do lado da Argentina também que é muito bacana. A maioria das quedas estão do lado argentino, porém a melhor vista é do lado brasileiro.

6.Não deixe de dar uma volta de bote em baixo das cataratas. Os botes do lado brasileiro fazem um passeio bem mais irado que os do lado argentino. Não é bairrismo.

7.A noite é na Av. Jorge Schi Mmelpfeng. Boates, restaurantes...não tem erro.

8.Leve uma capa de chuva, senão vai ter que comprar uma pra visitar a parte de baixo das cachoeiras. A nuvem de água molha tudo.

9.Vale a pena visitar a Hidrelétrica de Itaipú. É uma construção impressionante.

10."Bom dia!!! Estive visitando o site de vcs e encontrei o destino Foz do Iguaçu. Sendo eu moradora desta cidade e profissional da área de turismo, gostaria de solicitar algumas alterações no texto sobre o destino. Vcs falam sobre as Cataratas do Iguaçu e também sobre a atividade de compras devido à fronteira com Ciudad del Este. Acho que a observação "paraíso dos sacoleiros" poderia ser retirada sem modificar o sentido da frase. Aliás, apenas valorizaria ainda mais. Em outro momento, há uma frase "Os quatis só querem saber de filar rango com os turistas". Dar comida aos quatis sempre foi proibido dentro do parque, porém muitos turistas desrespeitavam esta norma. Com a concessionária dentro do parque e todo o processo de revitalização, os quatis foram separados e tratados, pois apresentavam cáries dentárias, diabetes e obesidade devido à alimentação inadequada dada pelos turistas. Atualmente, poucos quatis aparecem em meio ao visitante e se alguém oferecer comida a um deles será advertido por um dos monitores do parque. No final, ainda se repete a expressão "paraíso dos sacoleiros" e nas dicas maneiras furada está a dica em aconselhar que a pessoa não vá a Ciudad del Este, pois com certeza todos os turistas que vem a Foz (não estou falando de sacoleiro, pois sacoleiro não é turista) dão um pulo ao Paraguai para comprar presentes, eletrônicos, perfumes, etc. A melhor dica é: Vá ao Paraguai sim! Lá você vai encontrar produtos irados a preços que vc não encontra no Brasil. Cuidado com seus objetos pessoais e não dê confiança a desconhecidos (como em qualquer região de fronteira no mundo, a segurança é um problema). Mesmo que vc não tenha ido por agência de turismo, o melhor é procurar uma local para orientá-lo e levá-lo até lá. Quase todos os hotéis da cidade oferecem serviço de agência de turismo receptivo. Finalizando, achei o site de vcs muito interessante e com grande variedade de destinos. Se o objetivo de vcs é oferecer boas indicações, tenho certeza que essas alterações para Foz do Iguaçu serão muito bem vindas.Obrigada pela atenção. " dica de  Sharlie Sirqueira Bacharel em Turismo

11."Fui em Foz do Iguaçu, conheci as Cataratas que é fantastica, o pico das 3 fronteiras que também é magnífico.
Pretendo voltar logo para rever esse paraíso." dica de Márcio Carvalho (Rádio Difusora Ouro Fino) Ouro Fino - MG

12."Na cidade Ciudad del Este a única loja séria que achei foi a Monaliza e a Loja Americana. As demais lojas da Galeria Americana, todos são enganadores. Nunca diga que é turista, diga que mora em foz, eles (os vendedores enganadores das lojas) dão qualidades ao produto que não existe, e, como normalmente desconhecemos as mercadorias, acreditamos neles, o que é errado. Eles aumentam e muito os preços dos produtos(as vezes dobram) dependendo com quem estejam lidando. Existe uma loja que tem como fachada  SONY na galeria americana usa muito esse artifício colocando para atender um tal Marcelo (sujeito conversador) e aí começam a roubar-lhes. Resumindo, são ladrões mesmo. Portanto, muito cuidado na hora de comprar em cidade de leste." dica de Augusto Cesar

13."Se fizer compras no Paraguai, nunca deixe que embrulhem as compras, pois ao abrir você pode encontra algumas surpresas dentro do "embrulho", como tijolos, sabão,etc. Depois de escolher o que quer comprar, fique com o produto na mão, pague e peça uma sacola, ou seja, depois de escolher e analisar bem o produto, o jeito é não desgrudar dele para não levar "gato por lebre" " dica de Rogério

14."Aproveite ao maximoooo curta tudo q viveu ou vai viver pois esse lugar e um maximooo..."dica de Paula Andresa

15." Paraguai é tudo de bom para quem quer fazer ótimas compras com preço muito reduzido, porem e bom lembrar que Paraguai é uma cidade "sem lei" portanto cuidado com assaltantes que esrao de plantão, principalmente nas calçadas tem uns sujeitos se passando por camelo ambulante oferecendo perfumes e outras coisas pura fachada, não se pode dar a atenção a ese tipo de gente pois vc abre a carteira para comprar deles e é surpreendido, vc fica sem dinheiro, sem documento. e vai achar aonde o sujeito, pois vc não conhece ninguém, este é meu conselho."dica de ELOI JACO ALVES/ SARANDI RS.

16."Em foz do Iguaçu vale a pena conhecer a mesquita e também templo budista,são lugares repletos de cultura "dica de Thais Umetsu

17."Esse lugar é fantastico, vale a pena conhecer... www.fallsvision.com.br para mais info... valeu" dica de Marcos

18."Evite o Paraguai, atravessar a ponte a pé nem pensar, cuidado com as vans paraguaias, enfim se vier aqui esqueça do Paraguai, lá só tem contrabandista, "muambeiro", traficante e ladrão de carro."dica de zoião

19." Em Foz há muito o que se fazer.Alem das visitas às Cataratas Brasiliera, dentro do Parque Nacional de Iguaçu pode-se fazer passeio de barco na parte inferior do Rio Iguaçu, chegando bem proximos às quedas; tambem tem trilhas com observações de aves e da vegetação nativa juntamente com passeio de barco da parte superior do rio. Outras opções são: rapel, rafting, arvorismo e tours com jeeps 4 x 4.
Além das opções dentro do Parque, há tambem a indispensável visita a Represa de Itaipu, uma maravilha da engenharia moderna.
Os restaurantes são otimos e a parte de hospedagem tambem, com hotéis em várias categorias e com otimas estruturas.
Para realizar todos esses passeios, recomendo a empresa ECoIguassu Adventure, que monta pacotes com preços especiais o ano todo.
Informações: info@ecoiguassu
Fone: (45) 3025-4469 "dica de Keila Dias

20." Foz e essa região fronteiriça ( São Leopoldo) é interessantíssima, além disso tem uma energia sutil em função do encontro dos rios, relaxe e sinta esta energia, visite tudo o que puder,sem medo e com atenção, é certo que você voltará.

21.Estive em Foz e fui conhecer Itaipu e paguei R$50 para conhecer o lugar. Muito caro, não têm gasto quase nenhum. R$15 por pessoas estaria muito bem pago para fazer o passeio externo e interno. O turismo no lugar não deveria visar lucro. Já ganham muito dinheiro com a eletricidade que vendem. Hamlevy

22.Vir a Foz e não ir a esses lugares é um pecado!
Paraguay tem enrolador como em qualquer lugar, o negócio é ir em lojas Sérias. Ouça isso, quer ELETRÔNICOS? COMPRE NA WWW.MEGAELETRONICOS.COM Lá eles testam tudo, tem os melhores preços e a garantia de qualidade é dica CERTA, Monalisa para PERFUMES E MAQUIAGEMS é a melhor. E Peças de computador é na www.MASTER10.com SE é sua primeira vez at ravesse de TAXI (pague R$ 15-20 para entrar peça pra largar na MEGA) e pra voltar R$20-R$30. Depende da sua conversa. Lá tem oferta abundante de taxi, são feios e velhos mas só pra passar a ponte tá ótimo. Se é mochileiro mesmo, pode tentar ônibus coletivo que também é bom; (R$ 3) . Na argentina tem coisas baratas também, para ir ao Parque do Iguazú (cataratas argentinas) só aceitam em PESO, então troque seu dinheiro antes o peso vale R$0,44 mas no comércio local vai saiir por R$ 0,50 se for sem fazer o câmbio. Vale a pena jantar a noite nos restaurantes. Qualquer coisa aos manda um e-mail que a gente ajuda. Fabio (Agente Federal)

23.Comprar no paraguai pode ser uma boa ou não depende de vc, fui lá em 2009, comprei muita coisa, em torno de U$ 2.000,00 e não tive quase problema nenhum, tudo original, tudo conforme oferecido, mesmo porque estava com uma pessoa de foz que conhecia tudo. A única coisa que dancei foi com 3 pendrive de 32G que comprei de um camelo, dancei feio, paguei R$ 25,00 em cada ("olho grande") e não funcionou, mas fazer o que, não devia ter comprado fora de uma loja, mesmo porque sempre dancei com esta porcaria que é pendrive, comprei um de 16g na 25 de março em SP e também dancei. Minha dica é, compre somente em locais que te inspiram confiança e nunca de pessoas no meio da rua, teste sempre tudo, e não se esqueça, fique de olho no que te entregam quando vc vai sair da loja. Jesaias

24.Ficam falando do Paraguai, que é ruim, de não ir lá, ao contrário, é muito barato fazer compras, já entrei várias vezes caminhando pela ponte sem problemas, lá dentro é só comprar em lojas grandes, informática, perfumaria, roupas, bebidas, antes de ir consulte pela internet várias lojas tem site e com o valores, só não pode dar bola para os vendedores ambulantes, e cuidar de sua carteira, bolsa, e pertences que nada vai acontecer.Juliano

25.Quando vier à Foz do Iguaçu, não deixe de conhecer Ciudad del Este pois sem dúvida e um lugar muito atrativo p/se fazer compras!! Lembrando ao visitante q vá com roupas leves, não use bolsas chamativas, distribua seu dinheiro em "vários locais" p/evitar exposição do mesmo em qualquer lugar, etc., eu mesma já vi pessoas voltarem sem nada por tais descuido...ahhh e não esqueçam pesquisem bastante várias lojas e qualidade de produtos não comprem ja de cara pq podem se arrepender! Lenir

26.Confirmo o que disse o Augusto Cezar sobre a tal loja SONY no Shoping Americana, la tem mesmo um tal Marcelo enganador, e patrao dele um arabe, robam muito, e nem precisa ser turista. Juan

27.Eu estive lá por diversas vezes nunca tive problemas com mercadorias pois sempre procurei não tirar o olho da mercadoria até por sempre testo todas dali mesmo embrulho e levo, uma dica importante a LOJA SONY INTERNACIONAL só pilantras e bandidos não compre lá essa é a pior quer conselho nunca nein entre lá valorize seu tempo no paraguay para coisas boas o resto so elogios como a navenet, mega, compubras..Renato.

28.Uma dica de hotel é o Hotel Florença na avenida das Cataratas. Mt limpo, atendimento de 6 estrelas.Este hotel faz vc se sentir a vontade, como se estivesse em sua residencia.Td mt bom desde o quarto ate cafe da manha. Tem uma piscina deliciosa... Vale a pena  Aqui vai o telefone do hotel (45) 3529-7755 Sr. Roberto, Roberta Aparecida Fraga

29.É um lugar muito bom de se visitar, faz fronteira com o Paraguai e com Argentina, q podem ser visitadas tb. Mas não pode deixar de conhecer o maravilhoso Parque das Cataratas! É lindo demais! Vale a pena contemplar.Lillian Rissardo

30. Comprar no Paraguay é como estar na 25 de março ou no Brás em época de final de ano. Evite ambulantes, cuidado com seus pertences pessoais e não vá de carro, pegue um circular, uma van ou taxi. Para escapar da fiscalização da alfândega uma boa dica é comprar e atravessar de ônibus. Eu consegui passar com vários equipamentos eletrônicos numa boa sem ser incomodado pelos fiscais da RF. Faça várias viagens se for prec iso ou vá em várias pessoas para dividir a muamba. Nunca fui parado ou revistado na travessia com ônibus. Excedi a cota em pelo menos 3.000 dólares. Não pague atravessadores pois eles podem sumir com sua mercadoria, é muito arriscado. Taí minha dica.José Carlos

 

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS