"Cidade bonita."

Praça Tiradentes - Marco zero da cidade, abriga a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Rua das Flores -Trecho da principal rua de Curitiba, foi o primeiro calçadão para pedestres do país e um dos marcos da revolução cultural da cidade.

RUA 24 HORAS - A rua que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas 24 horas por dia.
 
Centro de Convenções - Espaço para eventos e exposições com capacidade para até 1.500 pessoas.
 
Museu ferroviário - Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo abriga o Shopping Estação, o Museu da Farmácia, o Teatro de Bonecos e o Estação Embratel Convention Center, um moderno centro de eventos.
 
Teatro Paiol - Construído em 1906, o antigo paiol de pólvora foi reciclado para se tornar o teatro de arena em 1971. Batizado pelo poeta Vinícius de Morares, marca o início da transformação cultural de Curitiba.

"Bacana."

Jardim Botânico - Marca registrada de Curitiba, foi inaugurado em 1991. A estrutura metálica abriga espécies botânicas de referência nacional. O Museu Botânico atrai pesquisadores do mundo todo.

Rodoferroviária / mercado municipal - A Rodoferroviária de Curitiba, inaugurada em 1972, representa um marco no país em terminais de transporte, graças à sua concepção moderna e funcional. O Mercado Municipal é o tradicional ponto para comprar iguarias de todo o mundo.

Teatro Guairá / Universidade Federal do Paraná - Na Praça Santos Andrade localiza-se o Teatro Guairá, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.

Memorial árabe / passeio público - Situado na Praça Gibran Khalil, é uma construção moderna inspirada nos povos do deserto. Seu interior abriga uma biblioteca. O Passeio Público foi o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba. No início abrigava animais de grande porte. Atualmente só existem animais pequenos.
 
Centro Cívico - Sede dos Poderes do Estado do Paraná foi implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Estado.
 
Museu Oscar Niemeyer - Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o “olho” completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.

"Que calor!"

Bosque do Papa / Memorial Polonês - Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas feitas de troncos encaixados. Foi inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.
 
Bosque Alemão - Bosque em homenagem aos imigrantes alemães. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a casa Encantada, o oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.
 
Universidade Livre do Meio Ambiente - Primeira universidade criada para estudar o desenvolvimento com preservação ambiental. Foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau.
 
Parque São Lourenço - Uma antiga fábrica de cola deu lugar ao Centro de Criatividade, que oferece cursos, oficinas e exposições. O parque também possui uma pista de corrida e um lago cercado por mata nativa.
 
Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski - Construída em estrutura tubular, a Ópera de Arame é um espaço mágico integrado à natureza. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais.

Parque TANGUÁ - Exemplo de reaproveitamento do espaço urbano. Com 450 mil m2 de área, foi construído no lugar de antigas pedreiras. Destaque para o túnel que atravessa a rocha, unindo os dois lagos.
 
Parque Tingüi - O Parque Tingüi lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios da nação Guarani.

"Memorial Ucraniano"


Memorial Ucraniano - Localizado no Parque Tingüi, é uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia. Com cúpula de Bronze, o Memorial é uma réplica da Igreja de São Miguel, na Serra do Tigre em Mallet.
 
Portal Italiano - O Portal sinaliza a entrada do bairro Santa Felicidade e reproduz as edificações típicas da imigração italiana do bairro.
 
Santa Felicidade - Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos. É o principal eixo gastronômico de Curitiba. As casas típicas são unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

Parque Barigui - Implantado em 1972, é um dos maiores da cidade, sendo refúgio de diversos animais nativos e migratórios. Também foi escolhido pelos curitibanos como um dos preferidos para as caminhadas diárias. O parque possui equipamentos de ginástica e parque de diversões, além de um espaço para exposição e eventos. É onde se localiza o Museu do Automóvel.
 
Torre Panorâmica Brasil Telecom - Única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação. Com 109,5 metros de altura, foi inaugurada em 1991 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. O mirante oferece uma vista de 360º da cidade.
setor histórico

Setor Histórico abriga as ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, a Fundação Cultural de Curitiba, antigos casarões transformados em espaços culturais e a Igreja do Rosário, onde é celebrada, aos domingos pela manhã, a Missa do Turista. Também aos Domingos, acontece feira de artesanato, ponto de encontro dos curitibanos. Um dos destaques do Setor Histórico é o Memorial de Curitiba.
 Por Cristiane França - Coordenadora de Promoção Turística da Secretaria de Turismo de Curitiba

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Visite a Opera do Arame.

2.O Jardim Botânico é o cartão de visitas da cidade. Não deixe de conhecer.

3.Faça um tour pela Linha Pinhão. São os caminhos históricos de Curitiba.

4.Os principais restaurantes estão em Santa Felicidade.

5.A Rua 24 Horas é uma noite tradicionalmente conhecida na cidade. Alem disso a vida noturna é agitada é tem diversas opções para todos os gostos e bolsos.

6.Experimente a carne com pirão que é um prato típico da cultura paranaense. É muito bom.

7.Faça um passeio de trem até Morretes ou até Ilha do Mel. É alucinante.

8."A rua 24 hrs em Curitiba ta degradada e mal frequentada, infelizmente. Santa felicidade possui os restaurantes do turismo popular, não os melhores da cidade. Traga sempre blusa. Frio mesmo no verão é comum. Andar de ônibus é fácil e barato." dica de Marcelo Cafanha

9."Uma ótima dica é você ter confiança em você, conhecer seus limites e com isso poderão desfrutar de uma paisagem acessível a uma minoria da população. Não é uma subida muito técnica, somente em alguns ponto requer o uso de cordas, como na "Pedra da desistência" uma parede muito inclinada que é um pouco difícil de subir, mas não oferece risco de cair e cair e cair...
Bom proveito!!
"dica de Gustavo Gonçalves

10."Não dá pra deixar de curtir: Ópera de Arame, Tanguá, Tingui (tudo perto), Jd. Botanico e o Zoo se tiver sobrando tempo. Se tiver sobrando tempo E GRANA: Serra Verde Express, trem pra Morretes..." Diogo

11." Para acessar a programção cultural - cinema teatro e shows e ver guia completo de bares e restaurantes da cidade acesse www.descubracuritiba.com.br  "dica de Tainah

12."O que mais chama a atenção é a Ópera de Arame (41/354-2662), um gigantesco teatro transparente, com 5.600 lugares, construído sobre um lago e uma pedreira, com a estrutura de aço: parece a Ópera de Paris. Outro teatro de grande destaque é o Guaíra, fundado em 1912. Um dos poucos restaurantes da cidade, especializado em comida paranaense é o Estrela da Terra;Quem faz a festa, em Curitiba, é a culinária italiana, salpicada em cantinas do bairro Santa Felicidade, como a Madalosso (41/3722121), que está no Guiness como o segundo maior restaurante do mundo. A sofisticação descolada fica por conta do Famiglia Caliceti (41/ 223-7102), um casarão antigo, com galeria de arte, que serve inesquecíveis pratos italianos, como o tortelloni verde a quatro queijos, que são feitos à mão;as badalações noturnas ficam por conta do Bar Snooker 21, freqüentado por artistas, amantes da música, modernos e pelo descolado público GLS, atrai o seu público fiel há mais de cem anos. As especialidades da casa são beirutes, batatas suíças e muita cerveja. O Hermes Bar,tem um clima intimista, com shows de jazz, blues e MPB. Imperdível. O bar mais bem informado, freqüentado por um público exigente é o Café Curaçao;A Feira do Artesanato, que acontece aos domingos, na Praça Garibaldi e a Casa do Artesanato (41/3524021) são ótimas alternativas para comprar o belo artesanato produzido pelos paranaenses. Os parques de Curitiba são paradas obrigatórias!!! Um passeio pela rua XV de novembro, no centro é uma ótima opção para se sentir em cidades européias...Curitiba, cidade modelo!! "dica de Valeria

13."Tem um restaurante em curitiba que servem comidas as pessoas e também aos cães...isto se torna importante para pessoas como eu que adoram passear com seus pets. obrigada"dica de Mary Scandolara

14. Tem um onibus de dois andares que circula pelos pontos turisticos de Curitiba são vinte e quatro pontos vc paga 20 reais e tem direito a conhecer quatro pontos,tem onibus de 30 em 30 minutos saindo do centro de Curitiba.HELIO RJ

15.Se estiver sem carro não é uma boa ideia se hospedar no centro da cidade, pois fica meio vazia, não fica quase nada aberto, difícil achar onde jantar. A cidade é muito bonita, limpa e organizada, vale a visita. Elisiane
 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS