"Este é o cartão postal do lugar: o Jardim de Maytrea"

A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás, no município de Alto Paraíso de Goiás, a cerca de 220km ao norte de Brasília e 400km de Goiânia. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no norte do estado de Goiás. Criado em 1961 por Juscelino Kubitschek, tem uma área de 236.570 hectares e é administrado pelo IBAMA.

"Este é o famoso Vale da Lua."

Cachoeira Almécegas - está próxima a São Bento, é uma bonita cachoeira, com uma queda de 45 metros em formato de véu. A água é gelada, assim como em todos os banhos pela região, e alguns banhistas utilizam uma pedra do paredão em volta do poço como trampolim. Entrada pela Fazenda São Bento. Para chegar, uma caminhada de aproximadamente 2,5 km. A entrada é paga. Existe também a Almécegas II, um poço com queda de 8 metros

"A Almécegas é visita obrigatória."

Vale da Lua -  paisagem  extraterrestre com piscinas naturais.  são formações rochosas curiosas com piscinas naturais e mini grutas. Uma das principais atrações da Chapada. Dista 38km de Alto Paraíso de Goiás.

Jardim de Maytrea - Local com campos de flores, veredas e buritizais. Um dos lugares mais procurados pelos místicos. Dista 20km de Alto Paraíso de Goiás.

São Bento - Formada pelo Rio dos Couros, é uma das mais procuradas. Possui uma piscina natural, ótima para mergulho, e uma caverna. Lá acontece um campeonato de pólo aquático. Está a 7,5 km de Alto Paraíso pela estrada que leva a São Jorge.

"Alto Paraíso é onde existe a maior infra estrutura pelas redondezas."

Raizama - canyons impressionantes e algumas piscinas naturais. Cachoeira formada no encontro dos rios São Miguel e Raizama. O local é procurado para canyoning, rappel e camping. Está dentro da Fazenda Raizama e tem acesso por trilha de 20 minutos.

Água Fria - Queda de 50 metros, com uma ótima vista da região em volta. A água é cristalina e encontram-se pedrinhas de cristal nas margens. A queda fica a 7km mais uma caminhada de 1,5km. Boa para a prática de canyoning. Dista 7km de Alto Paraíso de Goiás.

Cristal - Um rio na verdade, onde sucedem-se várias pequenas cachoeiras. De lá, tem-se uma visão privilegiada da Serra da Baliza e do Vale do Moinho. Está a 7km de Alto Paraíso, na direção do Pouso Alto - o ponto mais alto do estado de Goiás, com 1.676 metros.

 

Cânion I, II e Cariocas - são cânions com piscinas e quedas d`água. Acesso por trilha de 6km.

Corredeiras - você caminha um bocado, mas vale a pena . São hidromassagens naturais.

Morada do Sol - outro local, além das Carioquinhas, que ainda não visitamos, mas que foi recomendado pelos meus amigos.

Saltos do Rio Preto: é um das principais  visitas da Chapada dos Veadeiros, uma queda tem cerca de 120m e a outra  80m. A trilha de acesso tem 6km.
 

"Bacana!"


Cachoeiras São Vicente -  com quedas de até 150m. O acesso é difícil, por isso é preciso o acompanhamento de um guia.


Cachoeira Morada do Sol -piscinas naturais rodeadas por lajes de pedras. Procurada para a prática de rapel. Dista 44km de Alto Paraíso de Goiás.

Vale do Macacos
- Complexo de cachoeiras e cânions rochosos. Acesso por trilha íngrime de 35km

Mirante do Aeroporto - Um dos lugares mais disputados para ver o pôr-do-sol. Nos fins de semana acontecem encontros para meditações e apresentações musicais.


Jardim Zen - Formações rochosas cercadas de flores. Procurado para meditação. Dista 25km de Alto Paraíso de Goiás.


Pouso Alto - Ponto culminante de Góias com 1.676m de altitude.

Parque Salorim - Parque com campos, poços, mirantes, área para camping, onde estão as cachoeiras Anjos, com 7m e Arcanjos, com 10m. Dista 12km de Alto Paraíso de Goiás. Existem ainda muitas outras atrações como o Morro do Buracão, o Morro da Baleia, a Pedra Escrita e a Gruta da Igrejinha.

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Na região o pessoal coloca uma fruta chamada pequi na comida. Se você morder o caroço, vai ficar com a língua cheia de espinhas. É um saco, quase todo mundo se ferra.

2.O período seco é de maio a setembro quando os rios estão menos cheios e o ar é muito seco. Em outubro a paisagem está mais verde, mas os rios ficam mais volumosos.

3.Antes de viajar para a Chapada, é fundamental vacinar-se contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.

4.Antes de viajar, é bom checar se o Parque se encontra aberto (62 446-1570), geralmente fecha na segunda. O Parque às vezes fecha, quando não há condições de segurança para os visitantes (em épocas de chuvas intensas, ou incendios).

5.Em Cavalcante estão as comunidades Kalunga. Comunidade muito antiga de negros que mantém os costumes e tradições. Além disso existem muitas cachoeiras na região.

6.Esqueça os cartões de crédito, pois são pouco aceitos em Alto Paraíso. O melhor é levar dinheiro vivo e trocado.

7.Vale a pena ver o pôr-do-sol no aeroporto de Alto.

8.Não há farmácia na vila de São Jorge. Se precisar de remédio, leve.

9.A estrada de terra que liga Alto Paraíso a São Jorge é larga, sem buracos grandes e com muitos trechos retos , mas nada de alta velocidade na estrada. Sem asfalto, o cascalho solto causa muitos acidentes com mortes.

10.Você pode se hospedar na cidade de Alto Paraíso ou na vila de São Jorge, que é onde fica a entrada do Parque. Nestes dois lugares tem algumas pousadas boas. Em Alto Paraíso de Goiás, os restaurantes e bares concentram-se na Avenida Ary Valadão.

11.Existem piscinas de águas termais na região. São olhos dágua cristalinas quentes! É maneiro ir nesses lugares a noite, ou se estiver chovendo.

12."Se for possível, visitem a região no mês de maio, é quando termina o período chuvoso e a vegetação explode em flores  impressionantes, as famosas 'flores do cerrado'. Pra quem  fotografa é um prato cheio!" dica de  Marcelo Borges Goiânia - GO

13."Na Chapada dos Veadeiros, contrate um guia para levá-lo até o Morro da Baleia. O visual é fantástico, principalmente o pôr-do-sol. A trilha é média, mas é preciso atenção na volta, caso fique até a noite. Não esqueça de levar lanterna e repelente de insetos. " dica de Rafael Felippetti Brasília - DF

14."Com relação ao pequi vale a pena experimentar o seu sabor exótico e só pedir orientação para comê-lo" dica de Marcia

15."Dicas para quem vai para curtir caminhadas e trilhas na Chapada:1) Não se engane com as propagandas, a Vila de São Jorge tem uma
excelente infra-estrutura com pousadas, restaurantes, bares, vida noturna e tudo mais ! Até mesmo farmácia você encontra . Para quem quer fazer caminhadas e trilhas a melhor opção é ficar em São Jorge mesmo, pois vocês estará mais perto do Parque e das trilhas particulares. 2) O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possuir apenas dois passeios (não tem como fazer diferente): o primeiro passa nos 2 Canions e depois vai até a Cachoeira dos Cariocas (10,5km); já o segundo passeio vai até o Salto do Rio Preto de 120m, depois no Salto de 80m, e por último passa nas Corredeiras (ótimo ponto para hidromassagem - 12km). A entrada no Parque custa R$ 3,00 e a diária dos guias (que é obrigatória) custa R$ 60,00.3) Vale muito a pena fazer no mesmo dia o passeio da Morada do Sol(desde que você vá cedo pois mais tarde o lugar fica muito cheio) e do Raizama (que é imperdível) 4) Pouca gente vai até a Cachoeira do Segredo - que é extremamente bonita, isolada e deserta - mas tem um porque: a caminhada de 18km assusta algumas pessoas. Para quem tiver coragem, contrate um guia pois existem muitas bifurcações e não esqueça de um calçado impermeável: você atravessa por rios e riachos 28 vezes durante o percurso.

16." Para conhecer o Vale da Lua, a melhor opção é pegar a trilha na saída da Vila de São Jorge: a trilha passa pela Cachoeira do Lajeadinho e sai na portaria da Fazenda do Vale da Lua, sendo um total de 3km. O caminho normal pela estrada é de 10km.Boa trip ! "dica de Marcos Gurgel

17."Todos que forem à Chapada dos Veadeiros devem parar no Seu Valdomiro.É uma figuraça que mora aos pés do Morro da Baleia, no caminho pra São Jorge. Além de contar vários causos da Chapada, ele vende geléias, bebidas como arnica e outros quitutes típicos da região. Tudo caseiro e preparado lá mesmo. É uma figura folclórica do lugar !Levem também um beise, pois tem tudo a ver com a Chapada, que é um local lindo e envolvido por misticismo e histórias interessantes! "dica de Rodrigo Garcia

18."Quanto ao pequi concordo com quem disse que deve-se experimentar. Se as crianças conseguem comer os visitantes também conseguirão. É delicioso!!!!!!! Quanto ao parque é um lugar maravilhosamente lindo!!!!!! O único inconveniente são as trombas d'água, mas ainda bem que elas só ocorrem no período chuvoso.

19."Conheça o outro lado da chapada, vá para Cavalcante, lá tem as melhores cachoeiras e trilhas de todo o Goiás, além do agradável clima de interior da cidade, não sabem que estão perdendo!!!"dica de Jerson Portela

20."Não deixe de experimentar o Gergelikos, o doritos da chapada...e super gostoso e também visitar o Cavaleiro de Jorge...muito bom, lá rola apresentações regionais."verena

21. Oi galera pro, então a minha dica é que não vão para esse bar do Sarico o lugar em se é muito bonito, mas o atendimento é pessímo a cozinha imunda. Ailton

22. = 1 - quanto ao pequi vale a pena experimentar mesmo...uns amam outros odeiam ..façam sua escolha rsrs.
2 - Leve sempre protetor solar pq as caminhadas são grandes...repelente contra mosquito.
3 - Em Alto paraiso tem agencia bancaria e muitos locais aceitam cartão de credito ...mas em São Jorge não.
4 - Gergelico é tudo de bom ..vale muito a pena experimentar tbm.
5 - em Alto paraiso tem um restaurante onde a comida é uma delicia, saudavel e aceita cartão de credito o nome é Jatô....muito bom mesmo.ana lidia

23. A cidade de Cavalcante está do outro lado da Chapada dos Veadeiros. Suas cachoeiras são simplesmente o que há de mais bonito na região. É indispensável conhecer as cachoeiras: Santa Barbará, dentro da comunidade dos antigos escravos Kalunga; as quedas do Rio do Prata; a Rei do Prata, caminhada de 6 km pelo cerrado; Capivaras I e II; Poço Encantado, em Teresina de Goiás; entre outras. Talvez sejam mais bonitas do as existentes na região de Vila São Jorge. Melhor época para visita maio a setembro, antes do período de chuva. A cidade é pequena, com pousadas aconchegantes e programação todo fim de semana com o Sábado Cultural a partir das 19:00 hrs.Márcio Lamounier dos Reis

24.ique preparado para calor durante o dia e muito frio de noite.Joao
 

`

CLIQUE AQUI para enviar a sua dica.

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS