
| "Estas são as Cachoeiras do Itapecurú." |
O nome Carolina se deve à Primeira Imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa, filha do Imperador da Áustria e primeira esposa de Dom Pedro
Os primeiros colonizadores vieram em expedições para capturar índios que seriam usados na tentativa de descobrir ouro. Em 1625 chegaram os jesuítas, porém o primeiro lugarejo só foi fundado em 1809. 23 anos depois, quase todos os habitantes emigraram para o povoado à 16 Km abaixo da foz do rio, onde hoje fica Carolina. A primeira povoação, batizada São Pedro de Alcântara, era composta por apenas 42 pessoas.
Com o apelido de Paraíso das Águas, em pleno cerrado maranhense, é cortado por 22 rios e apresenta inúmeras cachoeiras, grutas e cavernas, que merecem destaque no cenário nacional. As principais atrações são a Ilha dos Botes, o Poço Azul, as cachoeiras da Pedra Caída e os platôs da Chapada das Mesas, formada pelos morros do Chapéu, do Dedo, do Gavião, do Macaco e pelo Portal da Chapada. O Morro das Figuras também é um dos lugares mais interessantes de Carolina. Ali, arqueólogos descobriram recentemente inscrições rupestres que indicariam a presença de índios ancestrais naquela área.

| "A lagoa azul é um espetáculo." |
Cachoeiras da Pedra Caída: é o primeiro ponto turístico importante do Sul
do Maranhão. Possui três quedas d'água maiores, sendo que na Gruta do Amor a
água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos, além de
grande piscina de água corrente. Fica à 50 metros da BR-010, 35 Km distante de
Carolina estando em propriedade privada.
Cachoeira da Pedra Furada
- Uma caminhada em vegetação nativa cruzando algumas fazendas, necessita
acompanhamento de guia especializado.
Cachoeiras de Santa
Bárbara
- A Cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de 80 metros fica localizada no
Municipio de Riaçhão. Há umas distância de 80 km de Carolina.

| "Os morros tem formato de mesa por aqui." |
Cachoeiras do Itapecuru: ela duas quedas d'água com 18 m e 20 m que formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Também há uma hidrelétrica da década de 40, desativada. As cachoeiras ficam junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina. Fica em propriedade privada.
Cachoeiras do Rio Farinha:
É preciso de um carro com tração nas quatro rodas para se chegar às cachoeiras de São Romão, do Prata e do Farinha, as três no rio Farinha, afluente do rio Tocantins. Atualmente estão sendo ameaçadas pela construção de uma hidroelétrica, cuja obra está parada. As cachoeiras ficam em propriedades particulares.
| "Cachoeira Santa Bárbara." |
Ilha dos Botes: fica à 5 Km de Carolina, à rasante do rio Tocantins, com
acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. De carro você poderá
deixá-lo à margem do rio, num amplo estacionamento, para então pegar o barco que
o transportará para a Ilha, distante apenas 100 metros. Lá encontrará bar e
restaurante e até barracas (de palha) que lhe permitem pernoitar.
Caso a barragem de Estreito seja construída, parte da ilha pode sumir.
Morro das Figuras: Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.
Morro do Chapéu: Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato.

| "Bacana!" |
Morro do Portal: de fácil acesso, mas só pra quem conhece bem o local (deve se subir por trás) . O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da chapada das mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.
Passagem Funda: Caverna onde vive numerosa população de morcegos

| "A água é cristaqlina por aqui." |
Praia do Tocantins: conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de agosto.
Cachoeiras do São Romão - A Cachoeira de São Romão é uma queda d'água lindíssima, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70 quilômetros de Carolina. O acesso a essa cachoeira se faz por uma boa parte em estrada de chão, sendo necessário um veículo de tração como pick-ups e jeeps. O que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante.

| "O caminho para a Pedra Caída é lindo." |
|
Dicas de GUSTAVO VIVACQUA |
|
1.Vale visitar por
pelo menos 2 ou 3 dias a região.
2.As principais cachoeiras já são exploradas pelos
proprietários, que cobram a taxa de visitação. 4.Não deixe de experimentar os sucos de Bacuri, Cupuaçu, jenipapo, murici e Açaí, que lá se chama Juçara. Ah, de Juçara também há vinhos, assim como de buriti. 5.Há histórias da aparição de OVNIS nas cachoeiras do Itapecuru, onde uma mulher foi "atacada". O caso já levou até ufólogo à cidade e região. 6.Experimente as comidas de origem africana, Caruru e Cuxá (preparado à base de camarão seco, vinagreira, gergelim e farinha de mandioca). Caldos de ovos, de frango, de peixe, de feijão, de galinha e de carne também fazem parte da culinária local. 7.Não deixe de visitar a Cachoeira da Pedra Caída. É uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. 8.Só dá para visitar a Cachoeira da Prata e a São Romão com carro 4x4 , pois o caminho é de areia fofa. 9.Existe a possibilidade da construção de uma hidrelétrica na região. Se ela acontecer as cachoeiras do Rio Farinha como a São Romão e do Prata vão desaparecer. Aproveite enquanto é tempo. 10."Nós ainda temos muito mais a mostrar... conheceram apenas o básico... tem que ficar pelo menos uma semana..." dica de Cássio
11."Oi, estivemos em Carolina.
Éramos três vovós em um Troller. Saímos de Fortaleza no Ceará. Pegamos um
guia e ficamos maravilhadas com tudo aquilo. ` |