"A água aqui é super clarinha."

O primeiro turísta que chegou por estas bandas foi um malandro chamado Américo Vespúcio por volta de 1501. O cara parou a caravela dele na Barra do Rio São Miguel e foi curtir um banho de mar . O mesmo ritual que o pessoal faz atualmente.

"Os barcos esperam a maré encher para sair do rio pro mar..."

A rapazida local, naquela época, era a galera de Índios Caétes , e esses caras eram do mal...  Eles foram protagonistas de um evento bizarro nos primórdios. É que rolava um bispo chamado Dom Pero Fernandes Sardinha , e não sei o que que o padre aprontou que os índios devoraram o cara. É , comeram o maluco e lamberam os beiços. Pelo sobrenome o cara devia ter gosto de peixe.

 

"Dá pra atravessar o rio andando durante a maré vazia."

Barra de São Miguel é um pico que fica  a 35 km ao sul de Maceió e é cortado por um rio chamado Niquim onde a paisagem é bem variada. São mangues, recifes, piscinas naturais, ilhas, falésias e uma parada que os locais chamam de croas, que são dunas de areia que ficam expostas quando a maré fica baixa.

"Dei uma nadada bacana num rio de águas transparentes."

Existe uma extensa sucessão de praias . Trechos bons pra prática do surf e outros com uma barreira de corais paralela à praia formando uma enorme piscina natural de água clarinha e quente. Nesse trecho existem quiosques , restaurantes e estacionamento. Lembra muito a Praia do Francês.

"Aqui é cheio de um bicho chamado massunim na areia."

A praia mais badalada é a do Gunga. Lá existe uma puta infra-estrutura embaixo do coqueiral. É possível alugar bugres , jet-ski, caiaques e até voar de ultra-leve. É um lugar bem bacana. 

"Tem kilometros de praia sem crowd."

Segundo os nativos a Barra de São Miguel do Rio Niquim possui poderes medicinais. Doenças físicas eu não sei se o rio cura não , mas para as psicológicas ele deve possuir grandes poderes. Quando a maré abaixa é possível perceber várias pessoas catando algo nos bancos de areia no meio do rio e jogando dentro de um balde. É um bicho chamado massunim que eles cozinham e comem. O negócio é uma comida gostosa.

"Olha a galera que catou massunim com uma balde cheio na cabeça."

Das marinas de Barra de São Miguel partem diariamente, saveiros e jangadas para a praia do Gunga, atravessando ilhas que são cercadas por manguezais. 

Uma curiosidade é que Barra de São Miguel tem fama de possuir administração de saias , pois já teve 4 prefeitas. Lá a mulherada tem moral.

"Alguns visuais parecem quadros..."

Barra de São Miguel é sede de vários eventos maneiros como Enduros de Motocross , Eventos  Off-Roads , Campeonatos de Surf e de Mountainbike. É um lugar que quem der uma pescoçada, não vai se arrepender.

"Banhozinho de mar clássico..."
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Pega celular e possui vários orelhões.

2.Dê um rolé de barco que vale a pena.

3.Se a grana não estiver apertada vale uma voada de ultra-leve. O visual panorâmico é show.

4.Tem onda e vale um surf.

5.Coma uma parada chamada massunim. É fácil encontrar esse prato por ali. A parada lembra o gosto de marisco , mas tem cara de tatuí.

6.Conheça a Praia do Francês que é perto.

7.Tanto ao sul quanto ao norte de Maceió , tem muita praia bonita pra se visitar.

8." Vale a pena jantar no Hotel Kenoa, um luxuoso pequeno Resort." dica de Joao Daniel

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS