"Essa areia é durona!"

Histórico

Sua fundação, transformando-se de uma antiga aldeia indígena, na sede do município, deve-se à ação dos jesuítas, através de obra missionária e evangelizadora, destacando-se o Padre José de Anchieta, que por diversas vezes visitou a capitania do Espírito Santo.
Entre 1565 e 1567, não há certeza quanto a data, o Padre José de Anchieta instalou-se num morro que ficava de frente para o mar e para o rio, chamado pelos indígenas de irritibia ou reritiba cujo o significado é "lugar onde muitas ostras, em língua indígena" , hoje conhecido como Morro da Igreja, reunindo neste sítio, os índios que viviam espalhados.
Com a catequese aumentando, chegavam a cada dia mais índios e missionários, elevando a antiga aldeia, à categoria de vila, mudando seu nome para Benevente (1755), tornando-se sede do município e distrito de igual nome, em razão do rio que banha a cidade.
A vila Benevente foi promovida a cidade pela lei provincial, n. 6, de 12 de agosto de 1887, recebendo, na ocasião, o atual nome de Anchieta
.

 

Praias

São 25 km de praias com areias claras ou douradas, totalizando 23 praias, algumas virgens, outras freqüentadíssimas no verão, como as de Ubú, Castelhanos, e Iriri, esta famosa pelo seu carnaval de época e fora de época, o Micariri. Existem ainda outras praias além dessas citadas, como a de Maimbá (Mãe-bá), Boca da Baleia, Parati, Coqueiro, Balanço, Marvila, Inhauna, Santa Elena, dos Namorados, Costa Azul, Areia Preta e Guanabara..

"É nessa praia que deságua o rio Benevente"

Castelhanos  -A praia dos castelhanos fica em uma ponta de onde se avista a imensidão do mar em um ângulo de 180 graus. Uma visão de rara beleza do mundo das águas.
A Praias tem areias brancas e águas cristalinas, totalmente livres da poluição, com pequenos recantos bucólicos que os enamorados adoram.

Guanabara - Logo a frente da praia dos castelhanos vem a praia de Guanabara, uma praia de mar aberto e poucas residências, é um lugar onde vem crescendo o número de desova de tartarugas, protegidas pelo Projeto Tamar, Constituindo-se a eclosão dos ovos, com os filhotes indo em direção ao mar, mais um atrativo para os turistas que para aqui vêm. Muitas crianças e adolescentes em idade escolar vêm em excursões para ver esse poético espetáculo da natureza.


"Essa é a pracinha que tem no centro da cidade em frente à praia."

Ubu - Ubu é uma antiga vila de pescadores, de singela beleza, cujo o nome em tupy significa "homem caiu", é procurada por quem esta em busca de tranqüilidade e bons restaurantes. 

Parati- - Parati é um vilarejo típico, com o casario antigo encravado entre as pedras. Nas praias adjacentes é possível caminhar tranqüilamente pela a areia,ou programar um animado churrasco à beira-mar com a família ou com os amigos.

Iriri - Iriri é a mais famosa, por causa do agito durante o carnaval de época e fora de época, e também pelas ótimas condições para a prática de pesca submarina.

Enseadas Virgens - Em Anchieta você pode sentir esse prazer que representa a liberdade de mergulhar nas águas cristalinas e em total comunhão com a mãe natureza. Nas enseadas virgens o que se vê são as areias brancas, águas azuis do oceano e o verde da mata atlântica , a floresta original que revestia todo o Brasil.
 

"Esse é o Rio Benevente , que vale um passeio de barco"

Lagoa Maimbá   é a segunda maior e umas das mais belas lagoas do estado do Espírito Santo, mantém ainda um alto índice de preservação ambiental.

Parque Fluvial - O rio benevente desce na região montanhosa e deságua no Oceano Atlântico, bem e frente ao outeiro de Reritiba. Antes de desaguar no mar, o rio forma um imenso manguezal, um dos maiores do Espírito Santo e seguramente o mais bem conservado. Vá de barco passeando e curtindo as belezas da natureza,como, as ruínas exploradas pelos índios do século XVI e XVII, a ilha dos papagaios, a revoada das garças.

Ruínas  - Ruínas Recém descobertas as ruínas correspondem a 32 colunas, algumas redondas e outras quadradas, Foram exploradas pelos índios do século XVI e XVII; foram alvo de estudos da UFES.

"Essa é a principal estátua da cidade , um índio é abençoado pelo Padre Anchieta."

Manguezal  - O Manguezal do Rio Benevente é o mais preservado do Estado, com bosques de manga vermelho, branco e negro, o manguezal fica no parque fluvial de Anchieta.  

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Existem pequenas praias desertas entre Anchieta e Iriri que são chocantes , não deixe de visitá-las. São conhecidas como enseadas virgens.

2.Faça um passeio de barco por dentro do rio Benevente , ele é muito extenso e bonito.

3.O rio Benevente é perfeito para a prática de wakeboard ou esqui.

4.Anchieta é um lugar onde se encontra mais paz do que agitação.

5."Para quem curte História do Brasil, é legal visitar o Museu Padre Anchieta, que fica no Centro, perto da estátua e a Casa de Cultura da Cidade, que fica pertinho tbm" dica de Leonardo Melo

6."Falar de Anchieta pra mim é muito suspeito, pois tenho grandes raizes na cidade, mas vão duas dicas:Castelhanos em temporada é uma das melhores praias do estado e a praia do Marvila é espetacular, fica a aproximadamente 20 minutos a pé do centro, e durante a caminhada temos vistas de arrasar, vale a pena conferir." dica de Frederico Guilherme

7."Quem gosta de artesanato principalmente feito em coco chegando a feira de artesanato de Iriri busque o artesanato do Ney/ coconart e confira, coisas muito lindas como cachepó e luminarias esculpidas ou perfuradas ecológicamente correta."Joanaci

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS