"No verão é muito quente aqui."

Conhecida  como o “Ciudad Feliz”,  Mar Del Plata fica localizada na província de Buenos Aires, é o balneário mais badalado  da Argentina.  Inicialmente chamado de Costa Calana e Cabo Lobos, recebeu dos argentinos o apelido : Mardel. Na alta temporada, o verão, a população local de 700 mil habitantes ultrapassa fácil a marca de 1 milhão, e fica perto de dobrar. Da segunda quinzena de dezembro ao final de janeiro, os preços tendem a ser mais altos.

A chegada de uma linha ferroviária em 1886 encurtou os 400 Krm que a separam de Buenos Aires, e os cosmopolitas portenhos começaram a construir suas casas de verão ali. Ao longo do século 20, Mar del Plata foi virando um centro urbano sofisticado e moderno, capaz de acomodar eventos como os Jogos Panamericanos, em 1995.

A temporada de praias é de novembro a março, sendo que no primeiro e no último mês as temperaturas são em média 191C. Em dezembro, janeiro e fevereiro, pode chegar aos 30'C. Já o inverno é frio e bastante chuvoso.

Predominantemente plana, Mar del Plata tem 8 Km de praias: La Peria, Popular, Pescadores, Varese, Chica e Grande, sendo as três primeiras as mais freqüentadas. Todas são costeadas pela Av. Peralta Ramos, mais conhecida como Boulevard Marítimo. A praça principal, que fica na beira da Praia dos Pescadores, chama-se Colón, assim como uma das principais avenidas de Mar del Plata. Outras vias importantes são a Av. Independência, que corta a cidade, e a Av. Luro, concentrando muitos hotéis e lojas.

"Tem lugares legais para namorar aqui."

A cidade é plana e de fácil locomoção, sendo possível ir a pé a praticamente todas as atrações. Os ônibus são a saída para quem quiser conhecer todas as praias, mas Os andarilhos se viram numa boa. 0 viajante que estiver hospedado em qualquer uma das Praias vai precisar de ônibus ou táxi para chegar ao porto ou à estação de trem.

Mar del Plata começa a florescer em novembro, com o Festival Internacional de Cine, realizado desde 1950. Em dezembro, os termômetros vão subindo e as praias vão lotando aos poucos, até atingir seu auge em janeiro, época de shows, esportes aquáticos, muita festa, sol e água fresca. Em fevereiro, no dia 10, a cidade festeja seu aniversário de fundação.

0 movimento começa a cair em março e, depois da primeira quinzena do mês, alguns hotéis e restaurantes chegam a fechar as portas, para reabrir brevemente durante o feriadão de Páscoa.

Museo Municipal de Arte Juan Carios Castagnino-  Casa de veraneio construída em 1909 por uma família bastante rica e tradicional que passava seus verões na cidade. Mantém a decoração original, num belo resgate dos costumes da época.

Mirador da Torre Tanque - Com quase 80m de altura, proporciona uma vista panorâmica de Mar del Plata e arredores. Interessante, mas é preciso telefonar avisando antes de ir: 499.2900.

Museo del Automovilismo -exibe carros, troféus, fotos e objetos pessoais de Fangio, um dos maiores campeões da Fórmula 1 de todos os tempos e também sobre outros pilotos argentinos e estrangeiros.

"A mar é verdinho."

Museo dei Mar- Impressionante coleção particular de mais de 30 mil caracóis de todas as formas, cores e tamanhos, coletados por Benjamin Sisterna. 0 cara foi um milionário apaixonado pelo tema, dedicando parte de sua vida à coleção, que crescia à medida que ele viajava pelo mundo e coletava mais espécies. Primeiro museu do gênero na América Latina. Vale a pena mesmo.

Museo Municipal de Ciencias Naturales Lorenzo Scaglia-Aquário com espécies marinhas e de água doce. Exposições de geologia, fósseis de um dinossauro patagônico, mamíferos e aves. Também tem exemplares de crustáceos, aracnideos e aves. Bem interessante.

Museo del Hombre del Puerto - Resgata a história do porto e dos pescador meio de fotos, objetos e um filme sobre a construção do porto.

"Valeu!"

Mar del Pista Aquarium-  Oceanário com diversas atrações e atividades interativas. Show de golfinhos, lobos marinhos, esqui aquático, cinema tridimensional, aquários com diversas espécies.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.No verão, a noite ferve. Os bares e danceterias mais maneiros, são o Chocolate, Brasil ou Frère, e ficam na Av. Constitución, entre os números 4500 e 6500, área também conhecida como Avenida dei Ruído.

2.Essa é a praia principal dos argentinos no verão. A areia é lotada de umas barraquinhas que parecem um mini loteamento. É bem diferente.

3.Não deixe de visitar o Puerto de Mar del Plata e a Reserva de Lobos Marinos (ônibus 581), a uns 10 Km da cidade. É possível chegar bem pertinho de uma colônia com centenas de lobos e leões-marinhos. 0 cheiro é quase insuportável, mas vale a pena. Um complexo de mercados e restaurantes oferece apetitosos frutos do mar a preços razoáveis.

4.Experimente para comer um alfajor. A cidade tem varias lojas, com o Café Hava são especializadas nesse doce.

5.Visite a fábrica de doce de leite Chimbote.

6.Mar del Plata é conhecida nacionalmente como a capital do pulôver, por concentrar as fábricas do agasalho. Há diversas lojas especializadas no artigo na Av. Juan B. Justo.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS