"As construções históricas da cidade são bem preservadas."

Santiago de Guayaquil ou Guayaquil (em português Guaiaquil) é a cidade mais populosa do Equador, e também o principal porto do país. Guayaquil situa-se na margem ocidental do rio de Guayas, que desemboca no golfo de Guayaquil, no Oceano Pacífico. Guayaquil está a 2,21°S 79,90°O, a aproximadamente 250 km na direção sul-sudoeste da capital equatoriana, Quito.

Durante a época da colônia Guayaquil ocupou um lugar preferencial. O comércio e a navegação foram a sustentação da economia; nos estaleiros se construíam embarcações com as famosas madeiras de suas montanhas como guayacán, mangle, balsa, loureiro, e outras.

Em 1896, ocorreu o maior incêndio da história de Guayaquil, conhecido por isto como o "Grande Incêndio". Aproximadamente, a metade do Guayaquil de então se queimou.

Durante a época da colônia Guayaquil sempre ocupou um lugar primordial, sendo o Porto Principal a movimentado a economia do País até a atualidade. O comércio e a navegação foram os recursos; nos estaleiros se construíam embarcações com as famosas madeiras de suas montanhas como guayacán, mangle, balsa, loureiro, e outras

"A cidade tem uma praça com mais de 1000 iguanas enorme e soltas!"

Na atualidade ao Porto de Guayaquil chegam embarcações de todas partes do mundo, e isto gera trabalho para os habitantes que acolhe esta extraordinária cidade. *Guayaquil é o porto fluvial e marítimo mais importante do país, com 73% de todas as importações e o 47% do total das exportações se mobilizam através das instalações portuárias que se encontram ao sul da cidade.

A atual cidade possui uma grande população eminentemente católica. Sua catedral é o maior símbolo que representa aos católicos da região. Por causa da liberdade de consciência histórica dos equatorianos há também muitos edifícios de outras religiões, em especial aquelas envolvidas no trabalho do missionário. Guayaquil é também uma comunidade anglicana e tem um templo na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A cidade é o centro de indústrias da pesca e de manufatura do Equador.


Há entre Guayaquil e Quito uma rivalidade equivalente à existente entre São Paulo e Rio de Janeiro. Talvez a geografia possa explicar esse tipo de fenômeno. 0 povo da costa, isto é, de Guayaquil, é supostamente o mais alegre, despojado e "malandro" ' enquanto que o da serra, no caso, Quito, reservado, sério e conservador. Guayaquil é a maior cidade do Equador, com quase 3 milhões de habitantes, e capital da província de Guayas, na costa sul equatoriana. A cidade é banhada pelo grande Rio Guayas, que deságua no Oceano Pacífico, onde seu porto, o maior do país, movimenta cargas para importação e exportação num volume maior que o de todos os outros portos equatorianos juntos. Devido a esse intenso fluxo de mercadorias, acabou se tornando a cidade de maior importância econômica do Equador, sem ter perdido o clima descontraído de uma metrópole tropical. Guayaquil guarda de seu passado apenas algumas ruas quase abandonadas e poucos prédios e igrejas. 0 restante foi ocupado por modernos edifícios, largas avenidas e pelo grande número de pessoas que caminham apressadas, agitam o comércio informal e fazem desta uma das grandes cidades da América do Sul. 0 calor é uma constante, seus moradores são bastante amáveis e seu centro é repleto de atrações para os vários turistas que a visitam, muitos dos quais a trabalho no maior centro executivo do Equador.

Malecón 2000 Apesar de não ter nada a ver com Équador, o Malecón 2000 é a mais nova e badalada atração em Guayaquil, merecendo uma visita. Esse é um dos conjuntos arquitetônicos mais modernos de todo o país. É um tipo de calçadão cercado às margens do Rio Guayas, estendendo-se por mais de 2 Km e, ao longo do trajeto, encontram-se monumentos históricos. Um deles é uma torre com 30m de altura, que sustenta um relógio trazido da Inglaterra para a cidade em 1842. Outro é La Rotonda, que são as estátuas de Simóri Bolivar e San Martíri, simbolizando o encontro secreto realizado por esses dois heróis da independência da América do Sul, na Guayaquil de 1822, visando à tomada da cidade dos espanhóis para anexá-la à já independente GrãColômbia (atuais Venezuela, Colômbia,Panamá e Equador). 0 complexo ainda conta com restaurantes, lanchonetes, lojas e galerias, abrigando a nova sede do Museo Antropológico dei Banco Central dei Ecuador.

Palácios Governamentais No Malecón 2000, do lado oposto ao do relógio, fica o grande, acinzentado e belo Palácio Municipal. Ao lado, o pequeno e aprazível Parque Sucre, que exibe uma estátua em homenagem ao libertador Antônio José de Sucre, e separa o prédio anterior do simples Palácio de Gobierno.

Las Penas - único bairro em Guayaquil que ainda preserva um pouco da arquitetura colonial que sobrou dos incêndios. Caminhar por entre suas ruelas é muito interessante. Para chegar, siga pelo Malecón 2000 até o extremo norte, passe a praça com os dois canhões apontados para o rio e uma pequena rua de paralelepípedos levará você para dentro do bairro, onde ficam as coloniais casas em madeira, a maioria pouco conservada com sacadas, portas e janelas grandes Vários artistas plásticos utilizam a região para criar e expor seus materiais. Uma boa é passear pela rua de pedras Numa Pompilio Liona, que leva o nome do guayaquileho que escreveu o hino nacional equatoriano. A rua começa na pequena Plaza Colón e vai até os pés do Cerro Santa Ana. Apesar de ser uma área agradável e aparentemente tranqüila, por Las Pefias circulam muitos malandros que visam turistas desavisados.

"Que calor."

0 clima é bastante quente e seco durante todo o ano em Guayaquil. As chuvas são pouco freqüentes e se concentram, mesmo com pouca intensidade, entre os meses de dezembro e abril. No inverno as temperaturas caem, mas nunca muito abaixo dos 20o C.

Câmbio No início da Av. 9 de Octubre, a partir do Parque Centenário, há diversas casas de câmbio e bancos.

Internet A maior concentração de cibercafés está na Av. 9 de Octubre. Um dos mais procurados é o que se encontra na esquina dessa avenida com a C. Baquerizo Moreno, onde a velocidade de acesso dos computadores é boa e os preços giram em tomo de US$1 por hora de navegação.

Agências de viagem São facilmente encontradas pelo centro, e a maioria é especializada em vender pacotes variados para o Arquipélago de Galápagos.



0 centro de Guayaquil é formado por um T entre as avenidas 9 de Octubre, que parte do Parque dei Centenario - ou Parque Central, localizado no coração da cidade e principal ponto de referência na área - e Simón Bolívar, que beira o Rio Guayas. Nesse local funciona o centro novo da cidade, onde se encontram as sedes de alguns dos principais bancos do país, a bolsa de valores, restaurantes internacionais, cinemas e museus. 0
pouco que restou da arquitetura colonial está localizado no final norte da Av. Simón Bolívar, no bairro conhecido como Las Penas, que era o centro antigo. 0 imenso Rio Guayas, outro ponto de referência, ao sul do centro, dá à cidade um ar litorâneo, porém o mar está a mais 56 Km ao sul.

Quase todas as Atrações de, Guayaquil encontram-se no centro. Essa região, apesar de bastante movimentada, é segura para ser percorrida a pé, principalmente durante o dia. 0 mesmo não pode ser dito,de bairros mais afastados, como Las Penas que gozam de má reputação e costumam ser freqüentados; por trombadinhas de plantão. Para quem gosta de caminhar, o calçadão Malecón 2000, na beira do Rio Guayas é uma ótima, opção, apesar de mais parecer um "sidewalk" norte-americano do que um calçadão equatoriano. Táxis estão por todos os lados e suas tarifas são relativamente baixas. 0 trânsito no centro é bastante movimentado e barulhento. Ônibus circulam pela cidade e pelos bairros mais próximos, normalmente suas rotas são intermináveis e estão sempre cheios. As, passagens custam em média US$0,25.

Talvez por ser a cidade economicamente mais importante do Equador, os preços das acomodações em Guayaquil tenham subido tanto, principalmente após a dolarização. Encontrar um hotel bom e barato não é tarefa fácil. Se quiser economizar com acomodação em Guayaquil você terá que abrir mão de um banheiro no quarto e ar-condicionado, o que é temerário, pois a cidade é muito quente. Como a diferença entre quartos com e sem ar não é grande, gaste um pouco mais para se preservar do calorão. Também não economize na segurança, procure não se hospedar muito longe do centro.

Não encontrar um lugar barato para comer em Guayaquil é difícil. Pelo centro, existem diversos restaurantes caseiros que competem com cadeias internacionais de fast-food e restaurantes bastante caros especializados em cozinha internacional.

"Este é o Malecon 2000 , o calçadão principal da cidade."

Parque Bolívar Próximo ao Museo Municipal, também conhecido como Parque de las Iguanas ou Parque Serninario, inaugurado em 1880. Os nomes podem variar - a Catedral (Seminário) está em frente e há várias iguanas no parque -, mas a principal atração é sempre a mesma, os répteis. Há dezenas de iguanas espalhadas no espaço de uma quadra, no meio da cidade, caminhando despreocupadamente por entre os pedestres. Apesar de não serem da mesma espécie daquelas imensas de Galápagos, alguns exemplares chegam a ficar bastante grandes. lguanas são exímias escaladoras; cuidado com o cocô vindo de cima de árvores. Também há uma estátua de Simón Bolivar.

Parque del Centenario 0 principal e maior parque de Guayaquil encontra-se exatamente no coração da cidade, no meio da Av. 9 de Octubre. Ocupa uma área equivalente a quatro quadras, coberto com jardins, árvores e muitos transeuntes.. Dentro de seus limites há várias estátuas e bustos, sendo que o mais importante deles foi erguido no ano de 1920 em homenagem à liberdade e aos fundadores do país, bem ao centro do parque.

Museo Municipal C. Sucre, entre a calles Chile e Pedro Carbo. Fundado em 1908, é um dos mais completos museus do país. Conta com uma coleção de peças arqueológicas, salas com exposições permanentes do período colonial, arte contemporânea, moedas e ainda exemplares de cabeças humanas reduzidas, oriundos da tribo amazônica Shuar.

Casa de Ia Cultura Av. 9 de Octubre 1200, em frente ao Parque del Centenário A casa tem um pequeno museu arqueológico que apresenta artefatos pré históricos e indígenas de diversos tipos, algumas salas para exposições de arte contemporânea e um cinema com filmes todas as noites.

Catedral Esquina das avenidas Chimborazo e Clemente Baliéri, em frente ao Parque Bolivar, aberta diariamente das 8h-12h e 15h-18h. Em estilo neogótico, a catedral foi erguida em 1948 no local onde havia a antiga construção, de 1547, perdida num dos incêndios da cidade.

Museo de Arqueologia dei Banco dei Pacífico C. Ycaza, entre a C. Rocafuerte e a C. Panamá. É um belo museu que pode ser visitado gratuitamente. Tem 8 mil peças de artefatos arqueológicos de antigas culturas equatorianas adquiridos em 1978, que se referem ao período de 3.000 a.C. a 1.500 d.C. A exposição é bastante esclarecedora, com ilustrações e textos fáceis.

Museo Nalhim Isaías Barquet Esquina das calies Clemente Bailén e Pichincha. 0 museu foi fundado em 1989 e leva o nome do falecido proprietário do banco Filanbanco. Apesar de os mostruários e vitrines serem um tanto confusos, sua coleção é riquíssima e conta com as famosas Conchas Nacaradas, de coloração perolizada e esculpidas em períodos pré hispânicos.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.O lugar mais legal para dar uma passeada a pé é no Mallecon 2000. É um calçadão na beira do rio com restaurantes e shopping. É bacana.

2.Não deixe de ir no Parque de Las Iguanas. São centenas delas soltas na praça. Várias são enormes e chegam a subir no seu colo para ganhar comida. Muito doido...

3.Se tiver tempo e dinheiro, visite Galápagos. É a ilha mais diferente com os bichos mais esquisitos do planeta. É alucinante! Tem varias agências de turismo na cidade vendendo o pacote.

4.No museu municipal você poderá ver as famosas cabeças reduzidas. A antiga tribo amazônica equatoriana Shuar , arrancava a cabeça de seus inimigos e as cozinhava. Em conseqüência do cozimento elas reduzem e ficam pequenas. Muito estanho.

5.Caso queira ver a parte colonial da cidade vá para Las Penas. Mas se liga que lá tem trombadinhas. Fique na atividade.

6.A moeda corrente é o Dólar. Não existe necessidade de fazer cambio.

7."Ha varios malls com lojas bem legais,mas adorei uma rede de lojas que se chama HALLADOS.eles vendem roupas usadas,mas,incrivel...super atuais e baratissimo.Estao no CC Alban Borja CC Rotonda CC Unicentro (em frente ao parque das iguanas!!!!"dica de LYDIA GUIMARAES

8.A loja Hallados é um "achado" para quem deseja comprar roupas boas e baratas, semi-novas, de grifes internacionais mundialmente famosas.dica de Raphael Santhiago
 

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS