"Que água gelada!"

Futa, como é chamada pelos nativos, é uma cidade de pouco mais de mil habitantes, próxima à fronteira e das cidades argentinas de Trevelin e Esquel. Nos meses de verão, atrai praticantes de raffing, canoagem e pesca, de várias partes do mundo. Nesta época, os serviços para turistas são abundantes; no resto do ano, porém, limitam-se à acomodação e alimentação.

O Rio Futaleufú está localizado no Chile, no norte da Patagônia. É considerado um dos mais selvagens e majestosos rios do mundo, com águas azuis e transparentes, porém gelado devido a neve que derrete das montanhas dos Andes.

É um rio de classe IV e V. O trajeto denominado Canyon do Inferno impõe respeito tanto aos chilenos como aos mais experientes “rafteiros” do mundo. Mas não se assuste se você não estiver preparado para estes níveis; em pontos com maiores graus de dificuldade, você pode sair do bote e contornar à pé.

As expedições agradam a todos, dos mais aventureiros aos mais tranqüilos. Os campos de base da região oferecem várias atividades: cavalgadas, pescaria, mountain biking e trekking. Alguns acampamentos ainda possuem piscinas, saunas e até yoga.
des.

Além desse espetáculo da natureza, os chilenos são bastante hospitaleiros, fazendo você se sentir no paraíso. O silêncio é tanto que o único barulho são dos galos pela manhã. Aqui não existem rodovias pavimentadas, tampouco prédios, apenas vistas incríveis e ar puro.

Durante muito tempo a única fonte de renda dos habitantes das margens do rio era a agricultura. Hoje o turismo de aventura vem proporcionando uma outra fonte econômica para esses moradores. Mas infelizmente o rio e seus moradores passam por um período incerto. Existe um projeto com objetivo de transformar o leito do rio em uma usina hidrelétrica, o que poderia acabar totalmente com as atrações que o rio oferece aos turistas.

Quem nunca foi vai se apaixonar, quem já foi deseja que continue do mesmo jeito, encantador, fascinante. O melhor de tudo que não é tão longe do Brasil; de São Paulo são 3 horas de avião até Santiago. De lá, mais duas horas de avião até Puerto Montt, e depois mais 40 minutos num vôo até Chaiten.

"Tchau..."



O rio fica num extraordinário vale, que liga a Patagônia chilena ao pampa árido argentino. O Fú, como é chamado carinhosamente pelos seus habitantes, apresenta contrastes no seu leito simplesmente fantásticos, do azul fascinante aos penhascos com degraus de granito. Vigiando tudo isso está a majestosa Cordilheiras dos Andes.

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Aqui é o pico da canoagem. Se você gosta de descer um rio em cima de um caiaque ou um bote inflável, este é um dos melhores lugares do planeta para fazer isso!

2.É no verão a melhor época para visitar esse lugar.

3.Existem algumas pousadas em bons campings na beira do rio.

4.A cidade é super pequena, por isso o lance é fazer os esportes de aventura e só.

5.Se você tiver roupa de neoprene leve que a água é super gelada.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS