"A praia é de pedras pretas."

A cidade foi fundada em 1901 e contando hoje com 150 mil habitantes, tem um papel importante na economia do país: é responsável por 30% da produção petrolífera da Argentina.

Possui uma localização estratégica, sendo a cabeceira do Corredor Bioceânico, uma linha de comunicação na parte mais estreita da América do Sul, que une dois portos, o de Puerto Chacabuco (Chile) no Oceano Pacífico e o de Comodoro Rivadavia, no Atlântico. Os dois são conectados por uma estrada que, mesmo um tanto precária, facilita o transporte de mercadorias de um lado para outro do continente. Além do mais, pelas más condições de algumas estradas do sul da Patagónia, muitos motoristas que trafegam pela região são obrigados a passar pela cidade, para então seguir viagem por outra estrada.

A cidade  tem uma boa infra-estrutura de hotéis, restaurantes, transportes e serviços em geral. Entretanto, sendo extremamente voltada aos negócios e com muito pouco da mágica beleza natural da Patagônia, deixa a desejar no que diz respeito ao turismo. Ainda assim, os preços de uma boa quantidade de produtos são mais baixos em Comodoro do que nas cidades mais ao sul, valendo a pena abastecer no local antes de seguir viagem rumo a Ushuaia, El Calafate e outras mais meridionais.

0 principal ponto de referência em Comodoro Rivadavia é o Cerro Chenque, uma montanha bem no meio da cidade. 0 centro de Comodoro fica numa área em forma de triângulo, delimitada pela encosta do Chenque e pelas avenidas Alsina e Ducos; sendo que as principais vias da cidade são a Rivadavia e a San Martín, também no centro, onde o comércio se concentra.

No verão as temperaturas giram em torno de 27*C, baixando bastante à noite. No inverno, a média é de 5oC, caindo abaixo de zero no mês de julho. Também chega a nevar na cidade, mas durante poucos dias, e nem todos os anos. Venta bastante em Comodoro, o que faz com que a sensação térmica diminua sensivelmente.

"A cidade fica num local desértico."

Informações turísticas:  Na Dirección General de Turismo, Av. Rivadavia 430, há mapas gratuitos, lista de opções em acomodação e o guia de serviços, um folheto informativo sobre o lugar. No verão, o escritório funciona de todos os dias, das 8h-20h, no resto do ano, 8h-15h.

Agências de viagem estão no o centro da cidade, principalmente nas calies Rivadavia, Sarmiento, 25 de Mayo, 9 de Julio e San Martíri, onde também se encontram outros serviços, incluindo locadora de veículos.

A maioria dos restaurantes e lanchonetes fica nas avenidas Rivadavia, San Martín, 9 de Julio e arredores. Poucos oferecem um precinho em conta, e uma refeição dificilmente sai por menos de $12 ou $15. Um dos lugares mais baratos da cidade é o fast food Super Quick, na San Martín esquina Güemes, dentro do supermercado La Anónima. Dá pra comer bastante por de $8 a $10. Tem desde sanduíches e salgados, como empanada, até saladas e pratos quentes, como carnes, massas, peixes e frutos do mar.

Comodoro não é um lugar imperdível, não há muitas atrações turísticas na cidade nem em seus arredores. É uma localidade portuária, industrializada, nem um pouco bonita ou agradável para um viajante. 0 lugar é mais uma ciudad de paso, ou seja, serve de passagem para motoristas e passageiros seguindo pela costa atlântica no sentido norte-sul e viceversa.

Há linhas urbanas de ônibus, táxis e remises mas para os viajantes que passam por Comodoro Rivadavia são até dispensáveis, já que o centro da cidade é bastante compacto, podendo-se caminhar tranqüilamente.

Comodoro é conectada ao norte e ao sul pela RN 3, a oeste pela RN 26 e a noroeste pela RP 20. 0 aeroporto está 9 Km ao norte. A linha 7 do ônibus faz o percurso centro-aeroporto e vice-versa por $0,75, por volta de $7 para táxis e remises. 0 terminal de ônibus fica na C. Pellegrini 730, na região central da cidade.

Na mesma latitude de Comodoro Rivadavia, só que na parte oeste do país, as estradas são bastante precárias, sendo que para viajar no sentido norte/sul, muitas vezes é necessário ir ao leste para daí subir ou descer o país. Assim, Comodoro acaba servindo como um ponto de conexão não apenas para os viajantes na parte leste do país (ou seja, aqueles que estão viajando norte/sul ou sul/norle pela RN 3), mas também para aqueles do oeste. Por exemplo, de Perito Moreno a Esquel, em vez de se subir em linha reta, deve-se ir ao leste até Comodoro e, então, seguir no sentido noroeste até Esquel.

"É um lugar diferente."

Há muitos lugares para dormir em Comodoro Rivadavia, o difícil é encontrar opções econômicas. De qualquer forma, a cidade não pede uma estada longa.

Museo Regional Patagónico C. Rivadavia esquina C. Chacabuco, funciona de seg/sex das 9h-19h, entrada liberada. Apresenta informações sobre geologia, antropologia, flora e fauna patagônicas, entre instrumentos e fotografias antigas.

Museo de Geologia e Minas C. Abásolo 1015. Não cobra entrada e funciona nos dias úteis, das 9h-13h. Exposição de minerais, rochas e fósseis, contando com a presença de guias especializados.

Cerro Chenque 0 morro, que fica bem no centro de Comodoro, tem um belvedere a 212m de altura, proporcionando uma bela vista da cidade, do oceano e do porto. Pode-se subir a pé ou de táxi/remís.

Museo Nacional dei Petróleo C. San Lorenzo, entre C. Viedma e Carios Calvo, funciona de ter/sex das 9h-20h e sábados, domingos e feriados das 15h-20h. Há visitas guiadas de ter/sex às 11h, 14h e 16h, sábados e feriados às 15h e às 20h. A entrada sai por $5, $2,50 para estudantes. Talvez a principal atração turística local, o museu orgulha-se em ser um dos três maiores do mundo no gênero, junto aos da Rússia e Estados Unidos. Retrata a história da atividade petrolífera através de fotografias e mostra as diferentes fases do cicio da exploração do óleo por meio de peças como maquinarias, equipamentos e ferramentas. Interessante para quem gosta do assunto.

A 15 Km da cidade está a pequena Rada Tiliy, que tem em torno de 4 mil habitantes e já foi um bairro de Comodoro. Em Tilly há praias bem agradáveis, que funcionam como um balneário turístico de fim de semana para os habitantes da cidade de negócios. As boas opções de diversão em Tilly são cavalgadas, trekkings, mountain bike, rapei e carrovelismo (carros a vela movidos pelo vento). A cidadezinha também possui uma reserva de leões marinhos, na Punta dei Marquês, ao sul. Há ônibus a cada 30 minutos desde o terminal de Comodoro Rivadavia (Expresso Rada Tilly). A Dirección de Turismo da Municipalidad de Rada Tifly fica na Av. Brown esquina com C. Seguí, fone 445.2423.

À noite, há vários bares e discotecas na cidade, embora a maioria funcione somente nos finais de semana. Uma delas é o Baro Bar, na San Martín 626, com música ao vivo e saraus, além de exposições de fotografias e pinturas.
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Essa é uma cidade de passagem para quem está indo para a sul da Patagonia e não tem nenhuma atração imperdível. Apesar disso é uma cidade com uma boa estrutura.

2.A maioria dos restaurantes e lanchonetes fica nas avenidas Rivadavia, San Martín, 9 de Julio e arredores.

3.Vale a pena conhecer Rada Tily que é o balneário da cidade.

4.A noite tem vários bares e discotecas, que funcionam , geralmente nos fins de semana.

5.A melhor vista da cidade fica no Cerro Chenque . O morro com 212 metros dá para subir a pé ou de carro.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS