"A cidade foi construída com lava vulcânica."

Arequipa  foi fundada em 15 de agosto de 1540. Capital do distrito de mesmo nome , com aproximadamente 1 milhão de habitantes, Arequipa está próxima à costa, mas ainda nos Andes, a 2.380m acima do nível do mar.  Arequipa está nos pés do El Misti, cujo famoso pico cônico pode ser admirado num dia claro, assim como os vulcões vizinhos, Chachani e Pichu Pichu. Outro bom motivo para ir à cidade, talvez o mais significativo de todos, é o impressionante Cânion del Colca, a algumas horas dali, um dos mais profundos cânions do planeta, num imperdível passeio de dois dias.

Localizada no pé do vulcão Misti, Arequipa (2.350 m), a cidade possui com grandes casas antigas construidas em silhar, um material petrificado de lava vulcânico.

No Centro Histórico, você pode apreciar o  estilo arquitetônico arequipeño que consolida a finais do século XVII, a partir de sobrepor o estilo Baroco italiano, espanhol pateresco além da cultura andina.

Foram construídos as casas grandes ancestrais coloniais, as igrejas e conventos velhos, em silhar, um material entre branco e pérola que ao ser iluminado pelo sol produz  uma aura. Por isso, Arequipa é conhecida como a" Ciudad Blanca."


No verão as temperaturas são altas em torno dos 20 graus. Esta estação vai de novembro a abril, sendo que de dezembro a março chove todo dia. No inverno, os termômetros marcam temperaturas bastante baixas porem os dias são bem ensolarados.

"Aqui nesse beco acontece a noite."

Na Plaza de Armas esta o centro de informações turísticas , no lado oposto ao da Catedral. Bem preparado, dispõe de mapas, informações sobre os hotéis da cidade, horários e preços de passagens de transportes na região, agendando também tours pela zona urbana de Arequipa.

A maior concentração de agências de viagem está na C. Santa Catalina, ao redor da Plaza de Armas. Basicamente, oferecem os mesmos pacotes com pequenas ou nenhuma diferença de preço.

A cidade está repleta de táxis, e as corridas são bastante baratas. Existem ônibus de linha, que circulam pelos arredores e não cobram muito pela passagem. 0 centro, porém, deve ser percorrido a pé. Durante o dia, as ruas são bastante movimentadas e seguras; à noite, porem ,fique onde tem gente  pois histórias de furtos a turistas são comuns.

Arequipa tem um terminal rodoviário, uma estação de trem e um aeroporto. A rodoviária - terminal terrestre,não é perto; ônibus de linha a conectam com o centro por alguns centavos de dólar, ou mais prático, um táxi. A estação ferroviária é mais próxima.. Já o aeroporto, mais afastado, 9 Km.

A cidade é famosa por sua culinária. Existem dezenas de bons restaurantes, todos dentro de uma área relativamente pequena, próxima ou na própria Plaza de Armas, e que servem todo tipo de prato.

O local é cercado por belíssimos vulcões que podem ser escalados com a companhia de um guia. Foi também em um vulcão que  foi encontrada: Juanita, "a princesa do gelo", uma menina inca sacrificada há mais de 500 anos em uma cerimônia religiosa e que por ter sido deixada em um cume gelado, esteve incrivelmente bem preservada durante todo esse tempo. Hoje ela se encontra no excelente Museo Santuados Andínos.
 


Monasterio de Santa Catalina  Este imenso monastério foi construído em 1580 e inicialmente abrigava dentro de suas muralhas cerca de 180 freiras e outros 320 moradores, entre serviçais e estudantes. Hoje, apenas 20 freiras vivem em claustro numa área isolada.  A visita pode ser feita com um guia; eles ficam na entrada, à disposição dos turistas, e não há custo, apenas uma gorjeta espontânea.

Tour La Campifia Um passeio pelos arredores de Arequipa. Começa-se normalmente bem cedo, e o tour passa por pequenos municípios da região e suas principais atrações.

Canion Del Coca -   um dos passeios mais belos feitos no Peru. Dito um dos maiores do mundo, com até 3.400m de profundidade, encontra-se a aproximadamente 5 horas de viagem de Arequipa, no município de Chivay. 0 "destino final" é o Mirador Cruz dei Condor,um dos melhores pontos para apreciar o cânion e também os seus condores. A viagem é normalmente organizada por agências em Arequipa. As vans saem entre as 8h e 9h, após pegar os integrantes do tour em seus hotéis.

Catedral Localizada na Plaza de Armas,  Foi construída em estilo neo-renascentista italiano em 1612 e reconstruída após um incêndio em 1844. Marcada Pelo fatalidade, em 1868 foi a vez de um terremoto derrubar uma de suas duas torres, reerguida e posteriormente destruída num novo tremor, no recente ano de 2001. Seu interior é inteiramente decorado com peças vindas da Europa, como o órgão belga, o segundo maior da América do Sul, que pode ser tocado por até três pessoas juntas.

Museo Santuarios Andinos -  0 museu foi criado em 1996 . Sua principal atração é Juanita, uma menina inca encontrada no cume do Vulcão Ampato (6.380m de altitude), congelada há mais de 500 ano:s e em ótimo estado de conservação. 0 corpo é mantido em uma espécie de câmara de vidro com temperaturas bastante baixas para preservar a consistência de sua pele e órgãos. Infelizmente Juanita passa cerca de três meses em Exposição, apenas, e outros três recolhida, para estudos e conservação, sucessivamente. Durante esse período, outros corpos incas semelhantes, e igualmente interessantes, podem ser vistos, além de diverso trabalhos incas em metais, cerâmicas e têxteis.

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Perto da cidade ficam localizadas construções pre-incas que valem a visita.

2.Em Arequipa estão dois dos cânions mais fundos no mundo: Cotahuasi (município de La Union) e o Colca (município de Caylloma) alem do Vale  dos Vulcões em Andagua.

3.A melhor localização para se hospedar em Arequipa é ao redor da Plaza de Armas. Opções mais econômicas, no entanto, estão normalmente a cerca de quatro ou cinco quadras deste ponto central.

4.Arequipa esta numa área propícia a terremotos , o último tendo ocorrido  em junho de 2001. Em 1687,1868,1958 e 1960 os terremotos destruíram boa parte da cidade.

5. Voce pode fazer cambio na Rua Mercedes, e também há casas de câmbio confiáveis no início daRua San Francisco.

6.Existem bons cibercafés nas proximidades da Plaza de Armas.

7.Hospital Clínica Arequipa = fone 253.424. Cruzando a ponte Grau, a noroeste da cidade, possui pronto-socorro. Algumas farmácias próximas à Plaza de Armas, na C. Santo Domingo, atendem 24 horas.

8.Se você gosta de mercados populares, não deixe de conhecer o San Camilo, onde vende-se de tudo um pouco.

9.Aproveite para conhecer a nascente do rio Amazonas que fica nas proximidades de Arequipa.

10."Esta bella ciudad peruana situada mas o menos a 1800 msnm.Es consecuencia del mestizaje cultural incaico-español.Hoy considerada patrimonio cultural de la humanidad.Atentamente."betty pizzorno de alarcón

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS