38. Entrar na borda da Lituânia com a Rússia de carro, sem falar russo é um trabalho duro de interpretação. Preencher um formulário em cirílico
é uma missão semi-impossível.

37.A Ana teve um aborto espontâneo na Turquia. Muitas idas ao hospital... Foi horrível

36. Tapa brigou com um cachorro turco e ficou com seis buracões espalhados pelo corpo. Dois buracos foram com cortes profundos e um destes levou ponto interno. Por conta disto, teve que usar durante dez dias um "abajur" rosa na cabeça.

35. No Irã, levamos uma dura de policiais na cidade de Esfahan digna de cena de cinema. Sem motivo algum.

34. Passamos muito mal com a comida iraniana. Todas as noites, passamos mal.

33. A Ana pegou uma virose brava no dia da noite de Natal no Irã. Passou o Natal de cama.

32. No Irã não pode beber cerveja com álcool!!!

31. Passamos muito perrengue para achar posto de combustível com diesel no Irã. Só dava para comprar diesel com um cartão magnético que nós não tínhamos. A solução foi pedir emprestado para os caminhoneiros. Como houve um aumento absurdo do combustível dois dias antes de entrarmos no país, passamos um perrengue danado.

30. Ventania forte, tempestade de areia em Amã, capital da Jordânia.

29. Árabe não gosta de cachorro. Por conta disto, o Tapa tem sido alvo de apedrejamento constante. Por adultos e crianças.

28. Ana teve uma séria intoxicação alimentar no Marrocos e fomos parar no hospital. Meu amigo, hospital marroquino é o terror... Mas mesmo assim os médicos salvaram a Ana com eficiência.

27. Tomamos uma dura animal na aduana espanhola. A policial cismou que tínhamos algo proibido no carro e, para piorar nossa situação o Tapa pulou nela e coitada... Seu braço ficou cheio de perebas pois ela é alérgica. Já me imaginei na cadeia ganhando colher, roupa e caneca.

26. Perdemos o vôo de Miami para Nova York. O Tapa e as malas decolaram e a gente ficou. Catamos nosso amigo fedido em NY.

25. Peguei uma doença chamada Strep Throat e fiquei uma semana de cama com febre, calafrios e garganta hiper inflamada. Foram três visitas a um mesmo hospital em Moab, Utah.

24. Pegamos um frio de 30 graus negativos no estado de Utah, nos EUA.

23. Pistas com gelo nos EUA. Quando tem acidente engavetam 50 carros nas estradas.

22. Nevascas nas estradas no norte dos EUA... São de dar medo.

21. Ficamos três semanas na Colômbia quando esta estava sendo ameaçada de guerra, diariamente, pela Venezuela. Na fronteira existe uma movimentação intensa de tanques de guerra.

20. Fazer endoscopia na Colômbia e descobrir duas úlceras no esôfago.

19. Cruzamos a fronteira da Colômbia com a Venezuela no auge da tensão entre os dois países. Seqüestros, assassinatos, espiões presos e fronteiras fechadas durante a travessia.

18. Infecção intestinal brava na Venezuela após comer um caracol do mar.

17. Pagar as coisas na Venezuela com cartão de debito ou credito é  "quebrança". Vimos um miojo por 10 reais!

16. Colocar combustível no carro perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela é uma guerra. O exército controla as enormes filas e o combustível acaba rápido. Perrengue total. Se der mole fica por lá para sempre.

15. O Tapa passou uma madrugada inteira desaparecido em Baños, no Equador. Achamos o Fedorento a dez quadras de distância da sua fuga depois de horas intermináveis de busca.

14. O Hotel que nos convidou para ficar em Guayaquil, no Equador, não existe e já deu volta em muita gente. Anota aí: Suítes Guayaquil (http://www.suitesguayaquil.com). É impressionante... O site parece de hotel de verdade!!!

13. Nosso HD externo pifou com várias fotos nossas. Ele não tinha nem dois meses de uso e era de marca boa.

12. O inversor do carro quebrou e ficamos sem microondas, forno elétrico e sanduicheira.

11. Perdi meu cartão de débito. Mais três mendigos no Peru.

10. Ana sofreu uma tentativa de assalto em Ica, Peru.

9. Fomos impedidos de entrar no Peru com o Tapa por causa de documentação incompleta. Agora, é esperar o final de semana terminar.

8. O Tapa sumiu de noite na fronteira do Chile com o Peru.

7. Convivemos com o moleque mais chato da América do Sul, no deserto do Atacama, por uma semana!

6. A capota do Farofamóvel trancou por dentro com todos os nossos casacos. Estávamos em um pico nevado no Atacama com ventos de 50 nós.

5. Quase morremos congelados dormindo dentro do carro no inverno dos Andes.

4. Um hostel, em Salta, Argentina, nos deixou na mão às 23hs, colocando novos hóspedes em nosso quarto que já tínhamos pago adiantado.

3. Um maluco bêbado tentou roubar o Tapa, na mão grande, na Argentina.

2. Pneu semi novo quase explode, por defeito de fabricação, perto de Londrina (PR). Cheio de bolhas, foi pro lixo.

1. Farofamóvel precisou parar por problema de água misturada no diesel: problema já resolvido.