Nossa primeira parada na França foi Argeles Sur Mer. Uma cidadezinha de praia que lembra muito Cabo Frio.

Águas cristalinas e vida noturna agitada.

Ali vimos shows noturnos gratuitos de música e comédia. Não entendemos nada da comédia, mas rimos um bocado.

Claro que tomamos um banho de mar maravilhoso na bela praia de lá.

Depois subimos a serra e fomos para a região de Provence...

... mais precisamente para Aix en Provence, uma cidade universitária cheia de jovens.

Por lá, era fácil ver, em todos os cantos, gente andando na rua com uma baguete de pão numa mão e um saco plástico na outra com 2 vinhos dentro e algumas pastinhas gourmets.

Resumindo, este é o agradável estilo de vida francês: em primeiro lugar está sempre o prazer de comer e beber, o resto vem depois...

O nosso camping em Aix era extremante aprazível, assim como quase todos os campings da Europa.

Os campings europeus têm em média 60 anos de idade.

Todas aquelas árvores que foram plantadas em lugares planejados, já estão enormes e suas sombras são fantásticas.

Depois fomos à Saint Tropez novamente.

Nossa primeira passagem por ali no verão, foi bem desagradável. Muito calor, muito trânsito, muita gente irritada, tudo caríssimo...

... sabíamos que nossa impressão estava equivocada e precisávamos voltar sem tanta confusão.

Iates enormes, muito luxo, cidade mais tranqüila e tudo muito, muito mais barato.... acertamos em voltar!

Acampamos em um lugar inesquecível em frente à praia.

Meu amigo! Que "praiosa"!

Água transparente pro fedorento se acabar.

Êeeeee laaiaaá, chinelão nos pés e, ainda por cima, de frente pro mar... é disso que a gente gosta!

Tardes lindas e sol todos os dias.

Ali perto... bares em frente à praia rolando um sonzinho...

Alugamos duas bicicletas e fizemos um lindo passeio. O melhor meio de transporte em Saint Tropez, com certeza, é a bicicleta!

Mesmo na baixa temporada o trânsito é bem complicado.

Paramos em praias lindas, sempre cristalinas...

... Farofa...

... e muita farofa. É disso que o fedorento gosta!

À noite, cansados, o Farofamóvel era o melhor abrigo do mundo.

Depois de uma semana por lá, levantamos âncora e partimos em direção à Cannes.

Lindas praias por todo o percurso, uma mais paradisíaca que a outra.

Passamos por Saint Raphael...

... Saint Maxime...

... E chegamos à famosa Cannes.

Todas as cidades da Cote d´Azur têm belíssimas marinas.

O Tapa, claro, queria nadar sempre perto das senhorinhas de top less.

Agora sim, entendemos que La Cote d´Azur é um lugar lindo e mágico.

O conselho que damos para quem deseja visitar esse belo canto europeu, é o mesmo que recebemos. Jamais vá para estas bandas em julho ou agosto, pois é caríssimo e intransitável.

Vá em setembro ou outubro. A diversão é certa e seu bolso, certamente, irá agradecer.

Comidas e bebidas maneiras

Nossa 5ª passagem pela França foi uma verdadeira orgia alimentar. Aproveitando, agora, o tempo sem correria, temos a oportunidade de desfrutar mais que apenas uma noite num camping e aí sim “mandamos ver” nas delícias da culinária francesa.

Nossa... Como é bom comer e beber neste país. Ir ao supermercado por lá, deixa de ser uma obrigação para ser prazer... puro prazer. E o mais legal de tudo é poder comer alguns de seus pratos prediletos gastando menos dinheiro que no Brasil. Sim, pois, por incrível que pareça comer bem por aqui é mais barato que comer bem no nosso país, infelizmente.

Entramos novamente na França através da Cote d´Azur e, desta vez, desfrutamos desta belissima região. Aproveitamos muito, descansamos muito, fomos muito à praia, e comemos, muito, muito, muito bem. Ah, e bebemos muito bem também.

O vinho francês dispensa apresentação, mas preciso frisar aqui como é bom bebê-lo! E ainda mais, em sua região de origem.  Praticamente não bebemos cervejas estes dias que passamos por lá, deixando mesmo para os últimos momentos, pois não podemos deixar de postar nossas queridas “geladas” aqui. Questão de honra! Mas, elas, ficam pro final do diário.

Bebemos de tudo um pouco. Vinho branco...

...Vinho tinto...

... Espumantes...

...Uma verdadeira festa! E cada uma dessas garrafas não nos custou mais de 3,50 EUR. Quer coisa melhor que beber vinho francês de excelente qualidade por este preço?

Algumas estradas do país são cercadas de vinícolas por todos os lados...

...Todas lindas e que tornam o cenário romântico e agradabilíssimo.

Paramos para tirar uma foto do Farofamóvel por ali...

... Afinal, ele já passou pelas rotas das principais vinícolas da Califórnia, e agora, da França também!

Dá-lhe Farofa!

O verão na Europa, como todos sabem, é quente... Muito quente! E para amenizar todo esse calorão os franceses bebem, e muito, o delicioso vinho rosé. Que delícia! No Brasil, tem-se mais costume de beber vinho branco no verão, mas o rosé tem o seu charme... e combina muito bem com dias quentes.

Fomos à linda cidadela Aix en Provence, na região provençal da França. Ela faz parte dos Alpes da Costa Azul do país, ou, Provence-Alpes-Côte d´Azur. Ali que surgiram as famosas receitas provençais, tão famosas em todo o mundo. Com certeza, esta é uma região que merece a visita. A cidade de Aix é super charmosa, com aquele clima gostoso e aconchegante da serra. Para namorar, não tem coisa melhor!!!

Por lá, ficamos num camping agradabilíssimo e muito bem localizado... À sua frente havia uma bulangerie, a padarias dos franceses...

... E uma cave...

... Especializada em vinhos regionais e aperitivos. A padaria era de enlouquecer... baguetes, croissants, pãezinhos...

... Doces, tortas, sanduiches...

... Tudo feito ali mesmo, na hora... De dar água na boca e tirar qualquer um da dieta. E a cave, nem se fala... Vinhos de todos os tipos, para todos os bolsos e os acompanhamentos...

... Todos finíssimos!

Os vinhos ali não eram mais caros dos que estávamos comprando no supermercado, então, bebemos, praticamente todos os dias, uma garrafa.

... E como tira gosto, os também deliciosos queijos franceses, especiarias e pastinhas. Provamos as duas pastinhas a seguir:

... Tomates sechees, ou tomates secos...

... Deliciosos e comuns no Brasil...

... E caillette provençale...

... Sua tradução ao pé da letra é estomago provençal... Pois é, aqui é que estava o problema. Nós dois, como péssimos faladores de francês, e como entendedores, piores ainda... Tivemos que engolir essa, literalmente! O provençal tudo bem... Agora o estômago de porco... Não curtimos muito. Gostamos muito de comidinhas e aperitivos diferentes e regionais, mas esse não deu.

Também comemos algumas deliciosas ovas de bacalhau e caviar...

... Ambas por menos de 4 EUR. Maravilha!!

Para finalizar, aí vão as últimas cervejinhas francesas da nossa viagem:

- Fischer, Tradition: Cerveja leve, não tem sabor e nem aroma muito fortes, mas é boa! Se não gostar do conteúdo, fique com a garrafa, pois é bem bonitinha!

- La Tourmente: Cerveja levemente adocicada e aroma acentuado.  Nada demais, mas também nada de menos.

- Koenigsbier: Essa cerveja é muito famosa na França pelo seu preço bem abaixo da media. Mas nem por isso, fica pra trás. Nos campings por onde passamos, ela estava em todas. Cerveja leve, refrescante e com preço excelente. Mais uma que vai entrar com certeza na geladeira lá de casa.

Até a próxima!

Recados

DIÁRIO DE BORDO ANTERIOR

PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO

Todos os diários de bordo