Português adora cachorro. Quase todo mundo tem pelo menos um. Eles andam soltos pelas ruas... nas praias e tivemos sorte por termos escolhido esse país, extremamente pet-friendly, para esperarmos o Farofamóvel com o nosso Fedido.

Passamos a maior parte desta espera no Algarve. A parte mais bonita da costa de Portugal.

A primavera é a melhor época para se conhecer a Europa. Tudo é mais barato e as flores estão em todos os lugares.

Muitas delas. Muitas cores. Muitos tipos.

O melhor de tudo é encontrar as melhores praias de região totalmente desertas.

A areia era só para a gente...

... e pro Fedorento com seus amigos portugueses.

Nossa base foi a cidade de Portimão.

É lá que está a Praia da Rocha, o principal cartão postal de Portugal.

As formações rochosas são incríveis.

Vida noturna agitada... caímos dentro, claro... com tudo!!!

Voltamos à Lisboa pela terceira vez para pegar meu novo passaporte. Agora ele é mais moderno e com capa azul, o verdinho foi aposentado.

Aproveitamos para dar um novo rolé.

Fomos no Mosteiro dos Jerônimos e estava tendo um desfile do exército bem bacana.

Esse Mosteiro é lindo e é visita obrigatória em Lisboa. Lá dentro estão os túmulos de Camões e de Vasco da Gama.

Aproveitando nossa estada no Algarve visitamos outras cidades bacanas também, como Albufeira.

Lá os caras vão para praia de escada rolante... que molesca...

Na praia ficamos impressionados como as senhorinhas são danadonas. A maioria estava de top-less! Era saco de limão “para tudo que é lado”. Achei maneiro... hehehe

Ruas estreitas e túneis que dão na praia. Essa é Albufeira.

O Fedorento é espaçoso e metido. Quando quero dar um beijo na minha olhuda, ele embaça meu esquema e interfere.

Passamos também em Carvoeiro, um destino importante em Algarve.

Lagos é outro lugar imperdível.

Um visual digno de cinema.

Com lindo arcos rochosos.

Mas nada que tirasse o foco do Tapa: encher o meu saco.

Os europeus têm uns Farofamóveis muito rasteiros. A Europa talvez seja o melhor lugar do mundo para se ter um carro desses. Você pode passar trinta anos viajando que não vai conseguir conhecer tudo. É muita coisa bacana para ser vista.

De Portugal levo apenas boas recordações.  País bonito com gente gentil e comida boa. Valeu Portugal!!

O verão na Europa já está chegando e o calor está apertando. O vagabundo aproveita para favelizar e toma banho nos chafarizes das cidades...

... quando não os usa de bebedor. Passo vergonha direto.

Passamos no veterinário e o sacana ganhou um passaporte europeu. Chique, né?

Depois ele embarcou em seu caixote alado, pela quarta vez, e voou três horas de Portugal para Holanda.

Em Rotterdam, nossa casa sobre rodas nos aguardava. Depois de 45 dias desligado ele ligou o motor na primeira tentativa. Eeeee laaaiaaa....

O Farofamóvel é a nossa liberdade, a nossa autonomia, a nossa alegria.

O fedorento ficou todo feliz quando reencontrou nosso lar prateado, afinal, o Farofamóvel é DELE!!

Comidas e bebidas maneiras

Em nosso mês de espera pela chegada do Farofamóvel ficamos de pernas pro ar. Sem hora pra nada, descansamos muito para a próxima etapa de nossa jornada que será "power"!!

Além de descansar e ficar de pernas pro ar, nossa parada também foi excelente para fazermos uma desintoxicação alimentar por causa das porcarias que comemos nos EUA... que não foram poucas. Comemos muita salada, legumes, peixes, arroz e feijão, churrasco (sim, churrasco!!!) e bebemos muito vinho. É claro que sobrou espaço, mesmo que pequeno, para a nossa cervejinha.

A cerveja preferida dos portugueses chama-se Sagres, postada no último diário de bordo, porém há outras opções mais baratas. Como a Marina... cervejinha leve e refrescante...

A Cristal... mais aguada e a mais barata de todas, hehehe

E a Super Bock.... fique longe desta, pois a ressaca é feia!!!

Portugueses comem e bebem muito bem. A comida é boa e barata, comparada ao resto da Europa, e a bebida também. Para os cervejeiros de plantão a boa é vasculhar os bares até procurar a cerva mais barata, pois é possível beber chopp imperial ou caneca por 1 EUR. Por incrível que pareça chegamos a beber chopp imperial na Praia da Rocha por 0,70 EUR... bom demais!!

Os queijos, vinhos e o azeite fazem parte da cesta básica portuguesa, e aproveitamos para fazer da cesta básica deles, a nossa também. A diferença de Portugal para o resto da Europa quanto à produção de vinho é que quase toda ela é consumida dentro do próprio país... no almoço e no jantar, sempre! Além disso, outro ponto importante sobre o vinho português é sua imensa variedade de sabores devido aos diversos micro climas favoráveis às suas produções, apesar de ser um país pequeno. Hoje, Portugal está em 6º lugar no ranking mundial de produção de vinho.

Saboreamos alguns destes vinhos durante nossa estada no país. Um dos mais saborosos que provamos chama-se Vinho Verde e é um vinho exclusivo do norte de Portugal. Muito leve e fresco é perfeito para ao dias quentes.

Quem gosta de vinho tinto não pode deixar de saborear o Dão, outro tradicional vinho português da região centro-norte. É também um vinho muito leve e dá pra beber facilmente algumas taças dele por horas a fio...

Por termos ficado próximos a região do Alentejo, acima da região do Algarve onde ficamos instalados, vimos por todos os cantos os famosos vinhos alentejanos e, por sinal, muitos saborosos. Essa região dedica-se à produção de vinhos e azeites, e por conta disso as ofertas destes são fartas.

Deixando os deliciosos vinhos portugueses de lado, o português também adora doce. E um dos mais tradicionais chama-se Baba de Camelo que é um mousse de caramelo doce pra caramba...

Não posso deixar de citar aqui a “Cheesecake” preparada por Isabel para nosso “churrasco de despedida”...

Isabel, portuguesa, é casada com Greg, americano, e moram na região do Algarve há 10 anos. Antes disso já moraram no Canadá, Alaska e já viajaram de van motorhome, que em Portugal chama-se "Carrinha", por um grande pedaço dos EUA quando seus filhos ainda eram pequenos (até levaram essa van de navio para Portugal). Além disto, também têm uma cadelinha chamada Zorra e um gato chamado Zoey!! Os dois são super companheiros, uma graça!! Sorte a nossa eles terem cruzado o nosso caminho... um casal com o mesmo espírito que o nosso.

Voltando ao churrasco, fizemos a “churrascada” de despedida com alguns alimentos emblemáticos de nossos países. Fizemos costela de porco, bolinho de bacalhau, queijos e vinhos lembrando Portugal...

... picanha, farofa, cebola na brasa e cerveja lembrando o nosso querido Brasil!!!

Foi muito bom e divertido trocarmos experiências com esse casal “do mundo”!! Ao final de tudo, quando já não havia mais espaço dentro de nós, eles nos ofereceram algumas bebidas especiais regionais... uma delas chama-se Medronho, um tipo de aguardente português fortíssimo, feito do medronheiro, uma árvore frutífera muito encontrada na região de Monchique...

... e a Melosa, que lembra o famoso "melzinho" brasileiro, com seu gosto menos forte. E nós que achávamos que por aqui não se bebia aguardente...

Isabel e Greg... foi muito legal conhecê-los!!! Agradecemos a paciência e carinho com nosso “pretinho fedorento” e pelas dezenas de deliciosos quitutes ao longo desse mês!!

E para fechar Portugal com chave de ouro, nada melhor que o delicioso Pastel de Belém!!

Até a próxima!

Recados

DIÁRIO DE BORDO ANTERIOR

PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO

Todos os diários de bordo