Nós já estávamos realmente cansados de Caracas. A cidade está longe de ser bonita e o trânsito debaixo de um sol de 40 graus é de deixar qualquer ser humano enlouquecido.

A gasolina barata transforma as ruas em um enorme estacionamento de motoristas desesperados buzinando.

Buzinar na Venezuela é um esporte, onde quem buzina mais vezes e mais alto é o “cara mais maneiro”.

Na TV , o presidente Chaves aparece a todo momento e acho que o governo é dono de uns 3 canais diferentes. Quando não é o Chaves que aparece dando discurso é a vez de apresentadores bizarros falando de política 24 horas por dia. Não é a toa que todo Venezuelano tem TV a cabo. Ninguém agüenta tanta chatice.

Nós estávamos aguardando algumas respostas da aduana para saber o que fazer. Como as respostas nunca chegavam nós partimos para Puerto La Cruz. Puerto La Cruz é uma cidade cortada por canais navegáveis. São diversos canais ligados entre si. Em suas margens ficam casas bonitas, de gente com bastante grana, prédios modernos e até shoppings.

Nessa cidade pegamos o ferry boat para Isla Margarita. Como o Farofamóvel tem quase 3 metros tivemos que pagar uma taxa diferencial por causa da altura do carro. E não foi barato.

Ficamos preocupados, pois o carro não sairia pela proa do ferry, como todos os outros, devido ao teto baixo. Mas assim que os carros do segundo andar saíram, o teto levantou e pudemos sair tranquilamente. A altura do carro é uma preocupação freqüente na viagem. Se dermos mole a testa do Farofa fica pelo caminho.

A ida foi em um Ferry moderno e a viagem durou apenas 2 horas e 1/2. A volta foi em um mais antigos. Uma mistura de Titanic com Bateou Mouche. Este demorou 5 horas.

Na ida tentamos tirar uma foto nossa dentro do ferry, mas tinha uma senhorinha que teimava em aparecer em todas as fotos. Foi engraçado.

Assim que chagamos, nossa primeira parada foi a praia de El Yake. Ela é considerada uma das 7 melhores praias do mundo para a prática de kitesurf. Ventos constantes e baixa profundidade deram essa fama internacional ao local.

Fomos para a costa norte da ilha, onde estão as praias mais bonitas. Foi ali que fizemos nossa tão aguardada farofa.

Várias cervejinhas geladas e um churrasco de chorizo com cebolas em uma roda de carro velho, que achei na praia, fizeram parte do nosso cardápio naquele dia.

Enquanto isso o Tapa tomava banho de mar e dava suas intermináveis nadadinhas.

Isla Margarita fica farofa nos fins de semana, mas a partir da segunda as coisas melhoram bastante. Praias vazias,  mar tranqüilo e muito sol. Foi bom para dar uma relaxada depois do stress de Caracas.

No meio daquela tranqüilidade encontramos um cachorrinho que dormia tranquilamente enterrado na areia. Uma menina fez de brincadeira um corpo de golfinho em volta dele e ficou bem engraçado. Esse vira lata virou parceiro de bagunça do Tapa na praia no dia seguinte.

Em falar em bagunça o Sr. Esculhambação continua aprontando. Assim que chegou na praia, arrancou uma garrafa de água da mão de uma moça e saiu correndo em direção ao fim da praia com aquela cara sacana de: “Hahaha te ferrei!”

Para nossa sorte, a moça achou engraçada a atitude petulante daquele serzinho, peludo, negro e sem moral e nos perguntou:

-É filhote, né?

-Não, é doido mesmo.

E caímos na gargalhada.

Depois dessa o fedido ficou de castigo amarrado no carro e começou a se transformar no Chupa-Cabras de tão bolado.

De tarde o programa é ver o por do sol no norte da ilha.

No ultimo dia demos uma volta de carro na ilha inteira, e como ela é enorme, passamos o dia todo tentando ver tudo. No meio ilha tem uma restinga com um mangue bem bonito.

No lado oeste estão as praias mais desertas. Estas não tem nenhuma sombra e talvez por isso sejam tão vazias.

Nossos dias foram de muito banho de mar, sol, cerveja e churrasquinho farofeiro nessa banda caribenha da Venezuela.

Ficamos hospedados por 4 dias na bela Posada Las Ross, onde seu dono, o frances Jacques ,nos recebeu muito bem com comida de primeira, cervejas estupidamente geladas e uma piscina de cinema.

Comidas e bebidas maneiras

Venezuelano gosta de comer, e muito .... hehehe

A Arepa é o símbolo da gastronomia do país e existem “areperias” espalhadas por todos os cantos. As arepas são servidas em todas as refeições e podem vir com recheio ou não. Os principais recheios são: pollo (frango), queijo e jamon (presunto). Mas na verdade você pode colocar o que quiser dentro.

A Arepa é feita com farinha de milho pré-cozida, água, sal, e a forma é redondinha. Como é uma comida“pesada”, dependendo do tamanho que você comer uma já é o suficiente para matar a fome, os mais “forçudos” comem mais de uma .... hehehe

As estradas Venezuelanas são uma boa forma de conhecer um pouco mais da gastronomia do país. Nelas você pode provar dos mais variados tipos de queijo, incluindo o delicioso queijo de búfalo, até pães para todos os gostos, doce, salgado, mesclado, enfim... o que quiser.

Nestas vendas em estradas são comuns, e muito procurados, variados tipos de soros que dizem os locais para serem colocados em queijos e carnes. Tem soro picante, amargo, cremoso ... o vendedor coloca um de cada para experimentar ... é diferente e dá um gostinho especial!

Na parte oeste do país tivemos a sorte de ver lindos peixes amazonenses nas estradas. São peixes de rio e enooormes!!! São de dar água na boca. Infelizmente não provamos, pois nosso destino ainda não era certo, mas fica a dica para quem passar por aqui.

Como não podemos deixar de citar a nossa idolatrada cervejinha, elegemos a cerveja Polar como a nossa cerveja oficial no país. Lembra muito a nossa Bohemia e cai bem em todos os momentos. É certo que para quem nos conhece não acredita que quase não estamos bebendo, pois não nos sobre tempo e no final do dia normalmente estamos tão exauridos que nem pensamos nisso, mas quando paramos para descansar e relaxar um pouquinho é ela que bebemos!!! Dá-lhe cerveja Polar!!!

Em Isla Margarita experimantamos um prato típico e delicioso da região chamado Pastel de Chuncho. Este pastel é feito por postas de arraia jumbo, creme de queijo, batata, muita cebola e vem acompanhado por uma salada de tomate e abacate que também é muito comum por aqui. Este prato é delicioso e de lamber os dedos. Se for a Isla Margarita não deixe de prová-lo!

Até a próxima!

AGRADECIMENTOS:

POSADA LAS ROSS

Recados

DIÁRIO DE BORDO ANTERIOR /

PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO

Todos os diários de bordo